Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos, gostaria que alguém me ajuda-se nesta minha situação que vou explicar.
    Tenho uma moradia com 10 anos e a sua frente (uns 15 m) existe um terreno privado de eucaliptos que me está a causar bastantes problemas devido a altura dos mesmos, a minha casa praticamente não apanha sol devido a altura dos eucaliptos tornando-a bastante fria de inverno e com humidades nas paredes, tenho duas crianças asmáticas em casa e está situação não ajuda em nada.
    Já entrei em contacto com a Câmara Municipal e como o eucalipal já existia antes da construção o dono do terreno não é obrigado a cortar.
    Será que existe outra alternativa para este meu problema? Notei também que os eucaliptos estão muito juntos um dos outros cerca de 2 m de distância, existe alguma lei em que haja uma distância mínima entre os mesmos?
    Caso não haja alternativa só me resta falar com o dono do terreno para chegar a um entendimento para comprar alguns eucaliptos, mas como não sou experimente nesta matéria não sei quanto custará em media um eucalipto, ou qual será o preço por metro ou peso de eucalipto, alguém sabe mais ou menos?

    Fico aguardar opiniões.
    Obrigado.
    João Lapa
  2.  # 2

    Bem... Eu só lhe digo uma coisa: coloque-se na pele do dono do pinhal! Acha que faz sentido exigir que cortem as árvores só porque fazem sombra à sua casa? Para isso também vou pedir para por abaixo a casa da minha vizinha porque assim fico com mais luz.

    A única solução que vejo é você comprar o terreno. Isto porque se ele vender a madeira, ela torna a crescer ( claro que vai demorar mas o problema vai persistir).
    Concordam com este comentário: master_chief, JoãoLapa
  3.  # 3

    Qual pinhal?
  4.  # 4

    Colocado por: clasus
    A única solução que vejo é você comprar o terreno. Isto porque se ele vender a madeira, ela torna a crescer ( claro que vai demorar mas o problema vai persistir).

    Não diria que é a única, mas a mais acertada, caso isso seja viável. Um terá interesse (??) na compra e o outro interessar-lhe-á (??) vender. Se conseguir, procure um madeireiro, venda os eucaliptos ( talvez estes lhe deem para pagar o eucaliptal ), contrate uma máquina que arranque todas as raízes (cepos ) dos eucaliptos - de contrário ao fim de dez a quinze anos tem um novo eucaliptal -, e resolverá ( talvez ) o seu problema.
  5.  # 5

    Acho que a forma mais simples é comprar a lenha dos eucaliptos que fazem sombra, é barato, fica com lenha barata e de certeza que o vizinho não se opoe.
    Depois passado uns 10 anos volta a fazer o mesmo.

    Se conseguir comprar o terreno e mandar arrancar os eucaliptos ao menos plante outras árvores de preferência espécies autóctones
    Concordam com este comentário: mhpinto
    • eu
    • 21 dezembro 2016

     # 6

    Mas não pense que sem os eucaliptos a sua casa vai ficar quente e sem humidades...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  6.  # 7

    Os eucaliptos tem de ter de distância da sua casa 15 ou 30 metros ( já não me lembro ) se não tiver fala na camara para resolver isso. Fora isso não haverá muito a fazer.
  7.  # 8

    Vamos lá ver:
    Admitindo que o a casa está situada em terreno rural ou seja não está classificado como zona urbana no PDM você pode pegar pelo DL 124/2006 de 28 de junho alterado em parte pelo 17/2009 de 14 janeiro.
    O DL em causa estrutura o Sistema de Defesa da Floresta contra incêndios e no nº 2 do artigo 15º refere a obrigatoriedade de a existência da gestão de combustível numa faixa não inferior a 50m a contar da casa. Esta gestão de combustível é remetida para o anexo do diploma em que esclarece que no caso das árvores nessa mesma faixa tem de estar espaçadas pelo menos 4 entre copas (o que equivale dizer que os pés provavelmente tem de estar distanciados entre si 6m)
    Ou seja neste 50m as árvores podem existir, tem é de estar a compasso alargado.

    Já sei, vão dizer que os eucaliptos já lá estavam antes da casa, mas o DL é omisso nessa particularidade, nem faz essa ressalva, pelo que se aplica sempre desde estejam reunidas a condições acima descritas.

    Aperte com a câmara, faça uma exposição por escrito.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, damned, enf.magalhaes, mhpinto
  8.  # 9

    São 50 metros . E isso mesmo ptuga
  9.  # 10

    A primeira coisa que acho que deve fazer é falar com o dono do eucaliptal e explicar-lhe a situação, provavelmente nem lhe aquece nem lhe arrefece o facto de ter lá os eucaliptos. Com esse porte de certeza que os consegue vender facilmente.
    Pode estar a iniciar um problema, se começar logo a falar com as autoridades sem falar primeiro com o dono.
    Se ele levar isso como má fé, pode ter sim um grande problema para resolver depois.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  10.  # 11

    Artigo 16.º
    Condicionalismos à edificação

    3 — As novas edificações no espaço florestal ou rural fora das áreas edificadas consolidadas têm de salvaguardar, na sua implantação no terreno, as regras definidas no PMDFCI respectivo ou, se este não existir, a garantia de distância à estrema da propriedade de uma faixa de protecção nunca inferior a 50 m e a adopção de medidas especiais relativas à resistência do edifício à passagem do fogo e à contenção de possíveis fontes de ignição de incêndios no edifício e respectivos acessos.

    Ou seja, o ónus não é exclusivo sobre a propriedade rústica/florestal.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  11.  # 12

    Obrigado pela vossa respostas, a minha intenção não é criar problemas com o proprietário do eucalipal pois ele nem liga ao terreno porque ta completamente ao abandono, em relação a um comentário a dizer que o corte dos eucaliptos não resolve a humidade não percebo o quer dizer com isso, pois se você tem uma casa todos os dias a sombra em dias de sol vantagens não trás nenhuma. A minha ideia é falar com o proprietário e explicar a situação tentar arranjar uma solução, não me importo de comprar algumas árvores mais altas pois também preciso de lenha o aquecimento, não tenho é ideia quando ser mais ou menos á o preço por árvore para ter uma ideia, alguém sabe?
  12.  # 13

    Colocado por: JoãoLapaA minha ideia é falar com o proprietário e explicar a situação tentar arranjar uma solução, não me importo de comprar algumas árvores mais altas pois também preciso de lenha o aquecimento, não tenho é ideia quando ser mais ou menos á o preço por árvore para ter uma ideia, alguém sabe?

    Pode falar com o proprietário e cortar os eucaliptos, se se tratarem mesmo de eucaliptos, dou-lhe mais 5 anos até os ter da mesma altura.. O melhor mesmo é tentar comprar o terreno, fica sem esse problema e ainda fica com madeira. O preço depende de muita coisa, se a madeira for grossa(da menos trabalho a cortar) ao vender ao madeireiro este irá dar mais qualquer coisa, se forem "palitos" será menos valiosa, o eucalipto penso que anda a volta dos 40€-50€/Tonelada á porta da fábrica terá de retirar a este valor o trabalho e movimentação da madeira até ao local, para além disso tem de ver qual o peso estimado da madeira a cortar.
    • eu
    • 21 dezembro 2016

     # 14

    Colocado por: JoãoLapaem relação a um comentário a dizer que o corte dos eucaliptos não resolve a humidade não percebo o quer dizer com isso, pois se você tem uma casa todos os dias a sombra em dias de sol vantagens não trás nenhuma

    Sim, não traz vantagens, mas é ingenuidade pensar que tem problemas de humidade porque a casa não apanha sol...
    Concordam com este comentário: master_chief
  13.  # 15

    Os eucaliptos são altos mas não são muito grossos, e se o senhorio aceitar eu próprio trato de cortar as árvores, um eucalipto com uns 8 m poderá pesar quanto? Eu todos anos gasto algum dinheiro em lenha para o aquecimento por isso se elas voltam a crescer poderei voltar a fazer o mesmo caso compense
  14.  # 16

    Mas porque diabo foi plantar a casa junto a um eucaliptal ? As árvores não estavam já lá ? Você já parece aqueles citadinos que mudam para o campo e depois metem o vizinho agricultor em tribunal porque o galo não os deixa descansar, porque o chiqueiro fica a 10 metros da piscina e cheira mal. FDX! Quem sempre viveu no campo agora tem que alterar o seu modo de vida porque os merdo... dos citadinos querem o bom do campo mas não querem o mau.
    Concordam com este comentário: master_chief
  15.  # 17

    Se pode construir está legal . Se as árvores tem de estar a 50 metros por causa dos incêndios, cumpra-se a lei. Simples
  16.  # 18

    Colocado por: enf.magalhaesSe as árvores tem de estar a 50 metros por causa dos incêndios, cumpra-se a lei. Simples
    correcto, bastava ter sido cumprida a lei na construção da casa, como não foi agora o proprietário do eucaliptal é que é o maú.
    Concordam com este comentário: Diogo Lima
  17.  # 19

    Já entrei em contacto com a Câmara Municipal e como o eucalipal já existia antes da construção o dono do terreno não é obrigado a cortar.

    Devia ter contruido a 50m dos eucaliptos. A casa está legal?
    Concordam com este comentário: master_chief
  18.  # 20

    Colocado por: coisasdacasa (...) Se conseguir comprar o terreno e mandar arrancar os eucaliptos ao menos plante outras árvores de preferência espécies autóctones

    A bem dizer não precisará de recorrer ao plantio. Basta que deixe o terreno ( depois de livre dos eucaliptos e respectivos cepos ) em estado selvagem, para que as autóctones se desenvolvam; depois é só proceder ao desbaste e limpar as árvores para que não seja pior a emenda do que o soneto: não quer a sombra dos eucaliptos e fica com a sombra das autóctones.
 
0.0226 seg. NEW