Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Os meus pais vivem ao lado de uma senhora reformada que passa praticamente todas as noites aos berros ao telemóvel, sendo que os obriga a dormir num dos outros quartos da casa.

    Ainda há dias uma amiga se queixou que os vizinhos de cima deixaram o filho adolescente em casa sozinho e este fez uma festa tal que a obrigou a lá ir bater várias vezes à porta e por fim chamar a polícia às 4 da manhã.

    Finalmente os meus vizinhos de cima têm a mania de discutir de forma bem audível de tempos a tempos. Felizmente não o fazem de madrugada mas não deixa de incomodar.

    Má vizinhança sempre houve e sempre haverá. No entanto quem lê foruns e noticias sobre AL até fica com a ideia que a má vizinhança começou apenas com a chegada dos turistas...
    Concordam com este comentário: carlosj39, Eugenia Matos, Saki
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  2.  # 22

    Caro carlosj39, estou a supor que já seja um homenzinho ou não entendeu o que eu disse?!

    Mais vale prevenir do que remediar! Claro que se chama a polícia se isso acontecer, porque só eles tem poder para actuar, não nos cabe a nós levar a cabo acções vingativas.

    É pena ter que escrever isto por extenso porque aparentemente bom senso não é o seu forte.
  3.  # 23

    Colocado por: tiagoctNão carlosj39, não se chama a polícia, evita-se o problema no início!

    De qualquer maneira esperemos pela aprovação ou não da proposta de lei do PS. Depois é só cumprir a lei, qualquer que ela seja, o resto é paisagem!


    Os políticos:
    Primeiro criam programas para incentivar a recuperação do edificado.
    Promovem a especulação imobiliária.
    Querem criar quotas para arrendamento/novas taxas de imposto.
    Depois vêm com medidas que afectam as expectativas de quem investiu.As regras em constante mutação.
    Mas quem fica benefíciado será sempre quem já tem muito.Os proprietários de prédios inteiros.
    Agora o pequeno investidor está lix**ado.
    Concordam com este comentário: carlosj39
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  4.  # 24

    Na verdade nem todos turistas sao festeiros.
    Muitos, muitos mesmo alugam a casa, andam o dia todo pela cidade e voltam so a noite para tomar banho, comer e dormir.
    Nao e todo mundo que faz festa e fica bebado...por favor...
    No meu predio nao ha turistas mas ha vizinhas que brigam dia e noite, outros que andam pela escada como se etivessem bolas de ferrro de nos pes e batem as portas tao violentamente que o predio balanca... Sao todos portugueses e proprietarios... :(
    Concordam com este comentário: carlosj39, Saki
    • RCF
    • 6 junho 2017

     # 25

    Quanto a barulho, podem não existir grandes diferenças entre habitação ou aluguer Alojamento Local.
    Mas podem existir algumas diferenças. Se se pode chamar a Polícia? Pode. Mas, acham que os turistas estrangeiros pagarão a multa? Não, não pagarão. A multa (coima) não é aplicada pela Polícia, mas apenas pela Autoridade Administrativa, com base no Auto da Polícia, uns meses depois (quando os estrangeiros já regressaram ao seu país).
    Mas, o barulho, do meu ponto de vista, é o menor dos problemas.

    Estão a esquecer-se da segurança.

    Em prédios em condomínios, com códigos de segurança na porta de acesso ao prédio, códigos de acesso nos elevadores. Parece-vos bem que todos os turistas que lá venham passar uma noite tenham acesso a esses códigos? A mim, enquanto residente, não parece nada bem. É porque, atrás disso, vem o ladrão, fingido de turista... Afinal, para quê arrombar portas ou saltar vedações, se me basta alugar o apartamento por um dia e fico a saber tudo - os códigos e o recheio da garagem.
    E em condomínios com piscina, ginásio e outras mais valias, se começam a lembrar-se de fazer umas festas com amigos na piscina?! Há regulamentos de condomínio, pois há, mas quem aluga por um só dia quer lá saber disso...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, treker666
  5.  # 26

    Colocado por: RCFQuanto a barulho, podem não existir grandes diferenças entre habitação ou aluguer Alojamento Local.
    Mas podem existir algumas diferenças. Se se pode chamar a Polícia? Pode. Mas, acham que os turistas estrangeiros pagarão a multa? Não, não pagarão. A multa (coima) não é aplicada pela Polícia, mas apenas pela Autoridade Administrativa, com base no Auto da Polícia, uns meses depois (quando os estrangeiros já regressaram ao seu país).
    Mas, o barulho, do meu ponto de vista, é o menor dos problemas.

    Estão a esquecer-se da segurança.

    Em prédios em condomínios, com códigos de segurança na porta de acesso ao prédio, códigos de acesso nos elevadores. Parece-vos bem que todos os turistas que lá venham passar uma noite tenham acesso a esses códigos? A mim, enquanto residente, não parece nada bem. É porque, atrás disso, vem o ladrão, fingido de turista... Afinal, para quê arrombar portas ou saltar vedações, se me basta alugar o apartamento por um dia e fico a saber tudo - os códigos e o recheio da garagem.
    E em condomínios com piscina, ginásio e outras mais valias, se começam a lembrar-se de fazer umas festas com amigos na piscina?! Há regulamentos de condomínio, pois há, mas quem aluga por um só dia quer lá saber disso...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,treker666


    Quem (qual proprietario) e que vai alugar um apartamento em um condominio de seguranca e luxo por um so dia?
    Geralmente nem mesmo os apartamentos em Alfama sao alugados por um so dia...
    Os festeiros alugam apartamentos baratos e grandes em predios sem luxo. Sao os grupos de jovens italianos, espanhois, ingleses...
    E...ninguem mesmo chama a policia para o vizinho...ja notei que as pessoas reclamam reclamam uns para os outros mas dificilmente tomam uma atitude contra um vizinho.
    No meu predio tem uma pessoa que aluga para turistas e sinceramente, nao fosse a moca da limpeza relatar isso...ninguem saberia...porque os hospedes sao super silenciosos, entram saem ninguem os ve. E, sinceramente, acho que a maioria dos turistas e assim.
    No meu predio, os vizinhos que batem a porta quando entram e saem geralmente a deixam aberta porque bate com tanta forca que nao a fecha...
    Concordam com este comentário: Paramonte, Saki
  6.  # 27

  7.  # 28

    Colocado por: PalhavaE esta hein???!!!!
    http://expresso.sapo.pt/revista-de-imprensa/2017-06-02-Alojamento-local-deputada-do-PS-com-interesses-na-hotelaria-coordenou-proposta


    Não é de admirar. Todas as leis não feitas à l'carte dos políticos.
    Sempre para eles serem beneficiados, ou familiares, ou amigos, ou amigos dos amigos... nunca o povo.
  8.  # 29

    Colocado por: PalhavaE esta hein???!!!!
    http://expresso.sapo.pt/revista-de-imprensa/2017-06-02-Alojamento-local-deputada-do-PS-com-interesses-na-hotelaria-coordenou-proposta


    Pois e...

    Os hoteis tambem tem seus lobistas...

    E os moradores pensando que os politicos estavam pensando neles...Nao... eles estao pensando neles proprioSsss...e querem o apoio da populacao...para fazer vingar uma lei que vai beneficiar os interesses de um grupo...
    E um disfarce...um jogo politico como sempre...
    Concordam com este comentário: master_chief
    • RCF
    • 8 junho 2017

     # 30

    Colocado por: Eugenia MatosQuem (qual proprietario) e que vai alugar um apartamento em um condominio de seguranca e luxo por um so dia?

    Se a Lei o permitir, por que não? Há clientes para tudo.
    No entanto, ter código para abrir a porta de entrada e código nos elevadores para acesso às garagens, não é coisa de condomínio de luxo. É banal em qualquer prédio de construção atual.
  9.  # 31

    1-Se licenças foram emitidas para AL e Hostels a funcionar em Prédios como é que agora vão retirar essas licenças?

    2-parece que se for só 60 dias por ano já não será necessária licença.
    https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2017/05/30/33573-alojamento-local-sem-decisoes-ate-final-do-ano
  10.  # 32

    Colocado por: Palhava1-Se licenças foram emitidas para AL e Hostels a funcionar em Prédios como é que agora vão retirar essas licenças?

    2-parece que se for só 60 dias por ano já não será necessária licença.
    https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2017/05/30/33573-alojamento-local-sem-decisoes-ate-final-do-ano


    O que mais me impressiona nesta história toda é que ninguém se queixa dos vários hóteis que vão aparecendo nos centros históricos e que ocupam quarteirões inteiros. Parece que esses já não retiram pessoas dos bairros históricos...

    Ainda não consegui ouvir nenhum argumento convincente contra o alojamento local. Pelo contrário, vejo vários lóbis fortíssimos contra este negócio que tem ajudado Lisboa e Porto a reabilitar os seus centros históricos, injectando assim vida nestas cidades. O AL também ajudou tantas famílias a ultrapassar tempos muito complicados.

    Este alarido todo contra o AL e turistas é algo que me deixa muito perplexo. Este país é mesmo muito estranho, sinceramente...
    Concordam com este comentário: carlosj39
  11.  # 33

    O turismo ainda é o que. em grande medida, aguenta a economia nacional.

    Com uma dívida externa brutal, com os "aneis dos dedos" (quase tudo privatizado, eufemismo para adocicar a venda a estrangeiros) quase todos vendidos , ainda é um dos poucos sectores - a par com o futebol- que vai aguentando o país á tona de água, nesta crise estrutural gravíssima em que o país se encontra, se calhar a maior da sua longa história...

    Para rebentar pelo menos parcialmente com o sector não era preciso muito mais do que estas infelizes propostas de lei parecem querer fazer...

    Porque os turistas do airbnb ( que por sinal sabem que se forem bebados ou barulhentos tb. se arriscam a ter feedbacks negativos dos proprietários, e nunca mais conseguirem proprietários dispostos a alojá-los) se o ALocal rebentar neste país - se esta proposta de lei for aprovado obviamente que nem mais um ALocal será aprovado por nenhum condomínio-, esses turstas depois não vão para os hoteis, vão é para outros países onde o ALocal funcione sem problemas...



    Colocado por: scarecrow

    O que mais me impressiona nesta história toda é que ninguém se queixa dos vários hóteis que vão aparecendo nos centros históricos e que ocupam quarteirões inteiros. Parece que esses já não retiram pessoas dos bairros históricos...

    Ainda não consegui ouvir nenhum argumento convincente contra o alojamento local. Pelo contrário, vejo vários lóbis fortíssimos contra este negócio que tem ajudado Lisboa e Porto a reabilitar os seus centros históricos, injectando assim vida nestas cidades. O AL também ajudou tantas famílias a ultrapassar tempos muito complicados.

    Este alarido todo contra o AL e turistas é algo que me deixa muito perplexo. Este país é mesmo muito estranho, sinceramente...
    Concordam com este comentário:carlosj39
    Estas pessoas agradeceram este comentário: master_chief
  12.  # 34

    "Portugal está na moda"
    Temos o Ronaldo
    Temos o Guterres
    Temos o Salvador Sobral
    Tivemos o Durão
    ...Etc etc
    Até a Érica... Lol

    Tudo isto faz com que o país seja reconhecido e em processo de reabilitação.

    Por outro lado há paz comparativamente aos países do médio oriente e norte de África.Portugal será num destino seguro enquanto as actividades do estado Isl***mico estiverem na ordem do dia.

    E mais importante, é a série de benefícios fiscais para estrangeiros.
  13.  # 35

    Kevin e a anja Sara,"Portugal está na moda"

    https://lifestyle.sapo.pt/moda-e-beleza/noticias-moda-e-beleza/artigos/modelos-portugueses-na-lista-dos-internacionais-mais-influentes

    Para mim esse gajo da notícia é real people.
    • RCF
    • 9 junho 2017

     # 36

    Colocado por: scarecrowEste alarido todo contra o AL e turistas é algo que me deixa muito perplexo.

    Eu não creio que haja assim tanto alarido contra. Há sim, e isso creio ser saudável em qualquer setor, intenção de regular e enquadrar legislativamente da forma mais adequada possível.

    Colocado por: scarecrowEste país é mesmo muito estranho, sinceramente...

    Olhe que não! Se não conhece, conheça, por exemplo, Roma ou Veneza, e tente perceber como os locais/residentes olham para os turistas. Consideram-nos autênticas pragas.
    Eu pessoalmente, não tenho nada contra os turistas, pelo contrário, vejo-os como uma grande mais valia para a economia do país. No entanto, tem de haver regras, até para que nós portugueses não venhamos a vê-los como pragas daqui por uns tempos. Ainda há muito pouco tempo, na TV, deu uma reportagem sobre os turistas e os Tuk Tuk nos miradouros em Lisboa. Aquilo está impossível. Os Tuk Tuk ocupam não só todos os estacionamentos como bloqueiam a rua.
  14.  # 37

    Colocado por: RCF
    Eu não creio que haja assim tanto alarido contra. Há sim, e isso creio ser saudável em qualquer setor, intenção de regular e enquadrar legislativamente da forma mais adequada possível.


    Isso de não haver regras é falso. Há regras, há legislação própria que foi aprovada no tempo do governo anterior. Este governo até já aumentou os impostos sobre o AL. Portanto, não entendo essa sua afirmação.

    Já agora, o que é que sugere que se faça para "adequar" mais a legilação existente?
    • RCF
    • 9 junho 2017

     # 38

    Colocado por: scarecrowIsso de não haver regras é falso.

    Pois é falso. Mas, eu também não disse que não havia regras. Disse é que estas têm de ser adequadas.
    A realidade social não é estática e, por isso, as regras também não o podem ser.

    Colocado por: scarecrowJá agora, o que é que sugere que se faça para "adequar" mais a legilação existente?

    Por exemplo, quanto ao AL, eu entendo que, num prédio residencial, o condomínio deve ter uma palavra a dizer. E já atrás o fundamentei.
    Quanto aos Tuk Tuk, que se enquadram de forma mais adequada estes veículos. Discordo que um veículo daqueles possa ter 7 lugares, sem cintos ou outros sistemas de segurança, que possam circular em todos os arruamentos.
  15.  # 39

    Colocado por: RCFPor exemplo, quanto ao AL, eu entendo que, num prédio residencial, o condomínio deve ter uma palavra a dizer.


    Tenho estado em reuniões de condomínio em que aquela gente não consegue sequer ser competente para regular o número de minutos que a luz das escadas deve estar acesa, e querem pô-los a dar parecer sobre o investimento do vizinho...
    Concordam com este comentário: Obras em casa
  16.  # 40

    Colocado por: RCF
    Pois é falso. Mas, eu também não disse que não havia regras. Disse é que estas têm de ser adequadas.
    A realidade social não é estática e, por isso, as regras também não o podem ser.


    Por exemplo, quanto ao AL, eu entendo que, num prédio residencial, o condomínio deve ter uma palavra a dizer. E já atrás o fundamentei.
    Quanto aos Tuk Tuk, que se enquadram de forma mais adequada estes veículos. Discordo que um veículo daqueles possa ter 7 lugares, sem cintos ou outros sistemas de segurança, que possam circular em todos os arruamentos.


    O Supremo Tribunal de Justiça já veio dizer que os condomínios não podem proibir o AL: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/turismo---lazer/detalhe/supremo-tribunal-da-razao-ao-alojamento-local

    Portanto porque é que é preciso mudar a legislação?

    Adicionalmente, quantos casos de insegurança é que já vieram a público porque as pessoas alguaram as suas casas a turistas? Eu não conheço nenhum caso e tenho a certeza absoluta que se a segurança fosse realmente um problema sério os jornais e televisões não falavam de outra coisa.

    A mim o que me revolta é as pessoas terem investido as suas poupanças, terem arranjado uma forma alternativa de ganhar dinheiro sem a muleta do estado e agora, só porque sim, querem mudar as regras do jogo a meio.
 
0.0271 seg. NEW