Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, tenho acompanhado este fórum onde já aprendi muito, mas tenho uma dúvida que não encontrei respondida na pesquisa.

    Quero isolar termicamente (pelo interior) a minha varanda que já está fechada com janelas alumínio. As laterais da varanda são de betão e quando chove ou está muito frio as paredes ficam molhada por condensação, segundo opiniões que recebi. A fachada tem pastilha, com algumas deficiências nas juntas mas não creio que entre água por aí.

    Vou isolar pelo interior com xps e gesso cartonado e gostava de saber se para este caso devo pôr barreira vapor (mamnta acústica adesiva) porque no orçamento que me deram está quantificado mas não sei se se justifica e se é importante para eliminar a condensação. Não terá caixa de ar porque não quero tirar muito espaço. Terá XPS 4 centímetros e gesso cartonado.

    Obrigado a todos
  2.  # 2

    penso que deve meter
    agora o problema nessas obras é mesmo 1º impermeabilizar(prevenir) pelo exterior para não vir a criar futuras patologias apenas disfarçadas pelo interior com o gesso cartonado.
  3.  # 3

    Obrigado. A impermeabilização exterior está a ser discutida pelo condomínio até porque não existem provas concretas de entrada de água pela fachada.

    Sobre a varanda, será que colocar a barreira, não vai fazer com que acumule água (de trocas de vapor pelo interior - exterior) nesse espaço, e que depois a água barrada pela manta escorra para o chão que vai ser em madeira e pode apodrecer?
    O meu receio é esse.
  4.  # 4

    O problema também poderá residir no alumínio e tipo de vidro utilizado, assim como ventilação deficiente. A humidade por condensação tem origem no interior e não no exterior.
    Ou seja, poderá isolar as laterais de betão, com gesso cartonado e XPS, e o problema persistirá devido ao alumínio e envidraçados.
  5.  # 5

    As caixilharias terão corte térmico e os vidros terão proteção solar.
 
0.0101 seg. NEW