Iniciar sessão ou registar-se
    • Itsme
    • 20 setembro 2017 editado

     # 201

    Ó Bricoleiro, o que eu disse não está errado e não retiro uma só letra daquele texto.

    Repare que mesmo que o buraco de ozono (felizmente para todos nós,) esteja a ficar controlado, isso só acontece porque desde há bastante tempo foi introduzida a proibição da utilização dos clorofluorcarbonetos (CFC) e os halons.

    No seu artigo, Achim Steiner diz que o Protocolo de Montreal é “um dos mais bem sucedidos tratados revelou-se eficaz", mas apesar disso o buraco de ozono continua a ser um problema que teremos de vigiar, isto porque o ozono (O3) filtra os raios UV que causam, por exemplo, os cancros da pele...
  1.  # 202

    Colocado por: ItsmeRepare que mesmo que o buraco de ozono (felizmente para todos nós,) esteja a ficar controlado, isso só acontece porque desde há bastante tempo foi introduzida a proibição da utilização dos clorofluorcarbonetos (CFC) e os halons.

    Achim Steiner diz que o Protocolo de Montreal é “um dos mais bem sucedidos tratados revelou-se eficaz, mas o buraco de ozono continua a ser um problema que teremos de vigiar, isto porque o ozono (O3) filtra os raios UV que causam, por exemplo, os cancros da pele...


    Claro que sim, concordo em absoluto.
    A minha "guerra" é outra.
    • Itsme
    • 20 setembro 2017 editado

     # 203

    A minha "guerra" é outra.

    Não sei qual é a sua guerra, mas acredito que não quer os ver os seus filhos (se os tem) a viver num planeta doente... Em que os raios solares atinjam a terra, sem os seus filtros naturais (03) e esterilizem tudo...
    Não quer que o mundo aqueça, que os desertos avancem para as zonas agora temperadas, que os furacões estejam cada vez mais descontrolados, que os glaciares derretam e fiquemos com a água pela barriga como as vacas do Hermínio Martinho...

    Quer, isso?
    Ou não acredita que pode acontecer, se não nos colocarmos à defesa?
  2.  # 204

    Colocado por: Itsme
    Não sei qual é a sua guerra, mas acredito que não quer os ver os seus filhos (se os tem) a viver num planeta doente... Não quer que o mundo aqueça, que os desertos avancem para as zonas agora temperadas, que os furacões estejam cada vez mais descontrolados, que os glaciares derretam e fiquemos com a água pela barriga como as vacas do Hermínio Martinho...

    Quer, isso?
    Ou não acredita que pode acontecer?


    Amigo, isso vai acontecer se tiver de acontecer, façamos nós o que fizermos. Acredito que o máximo que irá estar sob controlo humano será eventualmente poder acelerar ou travar um pouco esse processo.
    • Itsme
    • 20 setembro 2017 editado

     # 205

    Amigo, isso vai acontecer se tiver de acontecer, façamos nós o que fizermos. Acredito que o máximo que irá estar sob controlo humano será eventualmente poder acelerar ou travar um pouco esse processo.

    Nada está predestinado. Eu não sou tão pessimista!

    Nós (todos nós) temos de ter uma posição pró activa, no sentido de chamarmos a atenção para estes problemas, de maneira a que os interesses económicos tão renitentes em escutar a voz da razão, não acabem com o sebo dos nossos descendentes.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  3.  # 206

    Colocado por: BricoleiroEu estou de acordo com normas ambientais e multas para quem as transgredir pelo motivo da qualidade do ar e dos alimentos para a saúde humana.


    É isto que me faz ser contra toda a poluição que pode ser evitável.

    A minha guerra é não seguir os interesses tendenciosos actuais sob a alçada de "por um ambiente melhor" quando vejo muita treta a ser feita e muita coisa por fazer.
  4.  # 207

    Como tudo na vida, há sempre pessoas a querer aproveitar a boa vontade alheia... porque é que este assunto seria diferente?
    Concordam com este comentário: Itsme
    • Itsme
    • 20 setembro 2017 editado

     # 208

    Mas concordo que no imediato, o nuclear e a radiação que se pode espalhar pelo globo, se ocorrer um conflito entre potencias nucleares... me assusta mais que as alterações do clima e do meio ambiente em geral....
    Quem sabe se viveremos o suficiente, para ver como evoluem as coisas por cá...
    Terra só temos uma!
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  5.  # 209

    Em relação às radiações:

    https://www.youtube.com/watch?v=310-GYiitpM

    Já morreste? Pois...
    Concordam com este comentário: Itsme
  6.  # 210

    Colocado por: ItsmeNada está predestinado. Eu não sou tão pessimista!


    Não tem que ver com pessimismo ou optimismo (não acredito que o "Sr Gordo" vá destruir o planeta)
    Tem a ver com ciclos do planeta em que vivemos, como prova a história. Por mais estudos que façam sobre planetas e todo o universo o futuro do nosso planeta é um assunto quase incógnito, se está predestinado ou não não sei nem penso muito nisso mas continua a ser uma grande curiosidade minha em particular, toda a essência da humanidade e o que nos rodeia.
  7.  # 211

    Colocado por: branco.valterEm relação às radiações:

    https://www.youtube.com/watch?v=310-GYiitpM

    Já morreste? Pois...


    LOL

    Somos pior que as formigas, morremos muitos mas também nascem outros tantos.
    • Itsme
    • 20 setembro 2017 editado

     # 212

    Em relação às radiações:

    https://www.youtube.com/watch?v=310-GYiitpM

    Já morreste? Pois...


    Muito interessante. Não conhecia!

    Mas todos sabemos que a coisa ainda não começou, mesmo para "Matar", tirando as duas de Hiroxima e Nagasaki.
    Por enquanto foram só "ensaios", que, mesmo assim, terão tido as suas consequências . Ainda não nos caíram os dentes, mas acredito que muitas das mortes por cancro podem "ser agradecidas" àquelas explosões de ensaio.
  8.  # 213

    É claro que sim, as radiações têm consequências nefastas à saúde, mas as coisas não são bem como as pessoas pensam. Ainda por cima as ogivas modernas são bem menos "sujas" que as nucleares dos anos 40 (apesar de terem um poder explosivo muitíssimo superior).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Itsme
  9.  # 214

    Isto está um pouco a fugir ao assunto do tópico, isso é outro tema no qual acredito que as radiações estão directamente e fortemente ligadas ao aumento do número de cancros.
    O cancro são mutações ao nosso DNA que danificam as células e tem tudo a ver com radiações...
    No meu entender um problema muito maior do que o que é debatido aqui.
    Concordam com este comentário: Itsme
  10.  # 215

  11.  # 216

    Com ou sem a acção humana, o fenómeno está a acontecer mais depressa do que se poderia pensar.
    https://greensavers.sapo.pt/2017/09/icebergue-gigante-esta-a-deriva-no-mar-da-antarctida/
    • Itsme
    • 22 setembro 2017 editado

     # 217

    Isto está um pouco a fugir ao assunto do tópico, isso é outro tema no qual acredito que as radiações estão directamente e fortemente ligadas ao aumento do número de cancros.


    Não é fugir ao assunto, nem só a radiação atómica nos ameaça.
    Embora eu tenha concordado com o seu post, quando afirma que as radiações provocados pela radioactividade podem vir a revelar-se um problema maior do que o efeito da radiação solar directa (não filtrada) dos raios cósmicos letais, não concordo que nos estejamos a desviar do assunto.

    O cancro são mutações ao nosso DNA que danificam as células e tem tudo a ver com radiações...


    Olhe que a radiação solar, sem filtros, tb é altamente cancerígena...

    No meu entender um problema muito maior do que o que é debatido aqui.

    Isso só depende das asneiras que o homem fizer...
    A Radiação solar que chega ao limite superior da atmosfera inclui radiações letais, que têm de ser muito bem filtradas, pois se tal não acontecesse a vida na terra desapareceria, seria tudo esterilizado.
    Ora, a filtragem é feita pelo Ozono (03) tb chamado oxigénio pesado, numa reacção química complexa. Assim, destruí-lo seria tão mau, ou pior, que sermos bombardeados por bombas atómicas.
    Entretanto, há várias décadas que se detectou o problema e, por isso, foram proibidas mais emissões pela industria de certos gazes (os CFC). Como consequência, o tal buraco provocado pela actividade humana parece estar a ceder. Ainda bem...
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 218

    • Itsme
    • 25 setembro 2017 editado

     # 219

    Aqui atrás afirmei que as alterações climáticas não são de hoje. Elas sempre acompanharam o planeta sendo inerentes à sua existência.
    Alguns (como o Bricoleiro) pretendem minimizar a culpa do homem, no que está a acontecer de anormal com o clima, e pensam assim: Se estas coisas sempre aconteceram, para quê falar disso agora. Mais vale cruzar os braços.
    Mas não é assim! Os factos mostram que o homem pode desencadear, ou ampliar, o problema com a sua actual capacidade de intervir no ambiente em geral, poluindo o planeta e a sua atmosfera de uma forma nunca vista antes.

    No passado estas alterações climáticas fizeram-se muito lentamente, devido a coisas "naturais" como, por exemplo, a variação na inclinação do eixo da terra, emissões "naturais" de gases para a atmosfera, etc... e o homem sofreu-as, como pode: - teve frio, teve calor, viu regiões desertificarem-se, sofreu inundações catastróficas.... Não eram certamente "culpa sua" e nada podia fazer, senão ir fugindo, ou procurando abrigo onde podia. Nunca se extinguiu a espécie humana, apesar desses problemas.
    A subspecie Neandertal parece que foi extinta não pelo frio, mas "em lutas fraticidas" com o homo Sapiens, (que ganhou a luta). Não o extinguiu ao que parece, sem se ter cruzado com ele. Ficou-nos no ADN, como lembrança.

    Sabe-se que houve, antes da chegada do homem à terra, várias extinções em massa, da fauna e da flora, com muitas espécies desaparecendo e outras mais adaptadas/resistentes escapando, e eram essas que iriam no período que se seguia "povoar" de novo a terra.
    Pensa-se que essas extinções abruptas foram devidas a grande actividade vulcânica/sismica, colisões de meteoritos etc... Grandes catástrofes planetárias que ainda hoje nos podem acontecer.

    O Homem só apareceu na última era (o quaternário) e felizmente nunca se extinguiu, pelas alterações climáticas de evolução lenta... Sofreu-as, como já dissemos. As bruscas felizmente nunca aconteceram, pois ainda nada podemos fazer contra isso.


    Entretanto, hoje, sabe-se muita coisa...

    Hoje o homem sabe, que pode "intervir activamente" em certos processos, acelerando-os no mau sentido, coisa que no passado não conseguia e, assim, certas alterações do clima, que no passado foram "lentas", podem acelerar-se já que o homem tem capacidade para o fazer, e "inconsciência" suficiente para não se dar conta do que está a fazer.

    Esperemos então que o homem actual não se comporte como um, "aprendiz de feiticeiro", não provoque alterações do tipo que antes era lento (milhares ou milhões de anos) e nos lixem, em apenas algumas décadas. Talvez não se extinga a nossa espécie, por essa via, mas decerto lhe poderá dar um grande abanão!

    Esperemos tb que o homem não seja suficientemente idiota para causar catástrofes com um potencial destrutivo rápido, semelhantes aos cataclismos causadas por grandes colisões de meteoritos, ou devido à actividade sísmica descontrolada de outras eras geológicas. Infelizmente hoje tem capacidade para o fazer através da energia atómica, e loucura suficiente para ir por aí...

    Vivemos num mundo demasiado inseguro, e já nem damos por isso!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, pauloagsantos, eu
  13.  # 220

    Colocado por: Itsme
    Vivemos num mundo demasiado inseguro, e já nem damos por isso!


    prefiro nem pensar nisso. a linha que separa a humanidade da relativa ordem que tem actualmente do caos de um evento catastrófico a nível global é muito ténue.

    a gente pensa no que temos hoje e se nos pusermos a pensar que na ausência de cuidados de saúde básicos, resultantes de uma catástrofe, que os nossos filhos podem morrer de uma constipação, que as nossas mulheres podem morrer a ter os filhos, que uma simples ferida pode infectar e levar à morte, etc, etc e prefiro nem pensar nisso.
    Concordam com este comentário: Itsme
 
0.0822 seg. NEW