Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 781

    Colocado por: jrapUma questão aos especialistas: na minha cozinha vou ter uma boca de extração bahia curve L da Aldes. O botão de pressão tem de ser o da aldes ou um botão de pressão da efapel "normal" faz o mesmo efeito? Pergunto isto porque colocando o botão da Aldes irá ficar o espelho diferente dos restantes e terei mesmo de o afastar (está num espelho de conjunto de 3, com 1 interruptor e o botão de pressão da àgua quente)

    https://www.aldesbenelux.com/fr/products/bouton-poussoir/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SCCorreia



    Precisa mesmo desse botão?!
    Uma sonda de temperatura, um relê e um micro controlador não resolvem isso de maneira automática?? = shelly 1
  2.  # 782

    Colocado por: jrapO botão de pressão tem de ser o da aldes ou um botão de pressão da efapel "normal" faz o mesmo efeito?
    pode ser qualquer botão de pressão do mercado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrap
    • jrap
    • 25 novembro 2021

     # 783

    Colocado por: jorgealvespode ser qualquer botão de pressão do mercado.


    Ok, mas com temporizador? Na ficha tecnica deste botão diz que quando se carrega fica a trabalhar em modo "boost" durante 30 minutos voltando depois ao modo normal
  3.  # 784

    Colocado por: jrapboost" durante 30 minutos


    Esses 30 minutos, o mais certo é ser o próprio equipamento a fazer. O botão só dá o sinal para ativar.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrap
  4.  # 785

    O problema é colocar todo o agregado, principalmente crianças ou adolescentes, a carregar no botão minutos antes de abrir a água quente.
  5.  # 786

    Colocado por: VarejoteO problema é colocar todo o agregado, principalmente crianças ou adolescentes, a carregar no botão minutos antes de abrir a água quente.
    o que raio tem isso a ver com uma VMC???
  6.  # 787

    Colocado por: jrap

    O eletrecista é que está a fazer e deixou o circuito. Basicamente é um tubo com dois fios que passa de ponto em ponto para fazer activar a bomba circuladora. Aquilo trabalha apenas o tempo necessário para "limpar" a água fria do circuito e fazer o circuito ficar com água quente. Tenho um botão em cada ponto que é necessário água quente. Por exemplo, se for tomar banho acendo a luz e carrego logo no botão de pressão, o tempo de me despir e entrar no duche já lá está a água quente (vai ter sempre uma pequena quantidade de água fria que é a que está no tubo desde o coletor da casa de banho até à misturadora do duche mas é residual com a que gastaria se desperdiçasse toda a água do circuito desde o acumulador
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SCCorreia


    Colocado por: jorgealveso que raio tem isso a ver com uma VMC???


    Respondi a isto, sem quote.
    • NPRP
    • 26 novembro 2021

     # 788

    Já li por aqui que quem vãos de alguma dimensão e opta por alumínios/ portas de correr já está naturalmente a contribuir para a sua própria “VMC”.. 😂
    Isto é mesmo assim? Será que quem opta por portas de correr na comunicação com o exterior (com poucos ou nenhuns fixos e/ou oscilobatentes) estar a apostar numa VMC de fluxos cruzados é quase como estar a “deitar dinheiro fora”!? 🧐
  7.  # 789

    Julgo que deve depender da qualidade do caixilho. Já vimos por aqui alguns muito mauzinhos e cheios de aberturas. Se forem decentes não acredito que seja assim
  8.  # 790

    É possivel fazer apenas a pre instalação e, no futuro, decidir se quero ou não instalar a máquina? Conhecem empresas que o possam fazer na regiao de penafiel?
  9.  # 791

    Colocado por: pvieira91É possivel fazer apenas a pre instalação e, no futuro, decidir se quero ou não instalar a máquina? Conhecem empresas que o possam fazer na regiao de penafiel?



    Claro, é só deixar as tubagens pelos tectos! Se tiver sótão acessível nem isso precisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  10.  # 792

    Boa noite, precisava aqui de opinião/ajuda. Tenho o projecto aprovado, mas aquando da execução não foi feito no projecto para instalação de VMC, mas como pretendo colocar pedi ao empreiteiro a quem irei adjudicar a obra que me orçamentasse uma. Ele tem um dos pontos de extração do ar à entrada do closet que dá ligação à wc. Mas não seria o mais correcto ser extraído directo da wc? Mando foto em anexo onde está o ponto de extração está assinalado a preto
    Agradeço desde já.
      4752B161-3F47-46B4-A4BD-FE0536192A3A.jpeg
  11.  # 793

    Colocado por: André Pimentaseria o mais correcto ser extraído directo da wc


    Sim.

    E a grelha de insuflação para esse quarto, ficou onde?
  12.  # 794

    O ponto de extração deve ficar no interior do WC, de preferência por cima da base.

    Um conselho, pressa ajuda a um Eng.º da especialidade para que efetue o correto dimensionamento ou então a uma das muitas empresas que constroem esse tipo de equipamentos.
    Senão ainda poderá ter uma solução que não lhe irá servir para nada.

    Colocado por: André PimentaBoa noite, precisava aqui de opinião/ajuda. Tenho o projecto aprovado, mas aquando da execução não foi feito no projecto para instalação de VMC, mas como pretendo colocar pedi ao empreiteiro a quem irei adjudicar a obra que me orçamentasse uma. Ele tem um dos pontos de extração do ar à entrada do closet que dá ligação à wc. Mas não seria o mais correcto ser extraído directo da wc? Mando foto em anexo onde está o ponto de extração está assinalado a preto
    Agradeço desde já.
      4752B161-3F47-46B4-A4BD-FE0536192A3A.jpeg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peper87
  13.  # 795

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Sim.

    E a grelha de insuflação para esse quarto, ficou onde?


    Ele pôs as grelhas de insuflação todas da parte de trás .
      A1039943-2AC0-4F42-A7D3-182206C7347B.jpeg
  14.  # 796

    Colocado por: BigmouseO ponto de extração deve ficar no interior do WC, de preferência por cima da base.

    Um conselho, pressa ajuda a um Eng.º da especialidade para que efetue o correto dimensionamento ou então a uma das muitas empresas que constroem esse tipo de equipamentos.
    Senão ainda poderá ter uma solução que não lhe irá servir para nada.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:André Pimenta


    Pois pelo que me tenho informado concordo plenamente, é nessa zona que será o ponto mais húmido e saturado, naturalmente teria de ser posta a extração aí. Vou fazer isso. Obrigado
  15.  # 797

    Qual o tipo de vmc com recuperação de calor que se usa para um Studio? Ou seja apenas uma divisão ?
  16.  # 798

    Uma descentralizada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  17.  # 799

    Pessoal da pesada.
    Eu estou em fase de projecto e ando a patinar com esta cena da VMC.
    Já me informei com empresas de caixilhos sobre possibilidades de colocar as grelhas (desde as micro perfuração na borracha a acrescentar um perfil para colocar uma grelha na parte de cima da janela) para a solução de VMC simples.

    As de fluxo cruzado têm as vantagens que já se sabe.

    - Pergunta -
    Para quem já tem a funcionar vmc simples com insuflação pela janela. Estão contentes com o resultado? Foi muito caro o investimento? O ruído que entra é perceptível?

    Isto torna-se chato porque (feito como deve ser) vai ter de ir tudo em projecto no HVAC. Ou seja, vou ter de decidir já a solução.

    A empresa dos caixilhos não me aconselhou por aí além andar a rasgar buracos no caixilho (ele em questão tinha em casa vmc de fluxo cruzado). Anda um gajo a apostar numa solução térmica e depois abro buracos para a rua... (desabafo).
  18.  # 800

    Volte ao início. Estabeleça o que pretende alcançar e parta daí. Isto evita que ande a pensar em soluções "manhosas" ou que decida a ventilação da casa com base no caixilheiro.

    Por exemplo:
    - Quais as suas considerações sobre a ventilação natural?
    - Pondere sobre as vantagens e desvantagens de uma VMC.
    - Optando por VMC, determine os prós e contras das de simples e duplo fluxo. Escreva, esquematize, o que for mais fácil.
    - No final, resume-se a uma constrição orçamental ou outras? Quais?

    Foque-se nos objectivos que pretende alcançar e não sobre as técnicas e implementações. Isso vem no seguimento.
 
0.2682 seg. NEW