Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Drachen

    Apenas para deixar feedback...

    Acabei por comprar e instalar 2 toalheiros da Fondital em alumínio. Infelizmente por serem um pouco mais compridos e com mais elementos os suportes dos antigos ficaram numa zona sem elementos o que me levou a ter que furar a cerâmica das casas de banhos que deu uma verdadeira luta! Limpo as torneiras dos resíduos (ambos os toalheiros estavam com a agua completamente preta e com resíduos), os novos levaram tudo de novo. De seguida fui ao toalheiro do quarto (elemento mais distante da caldeira e que nunca aquecia por completo) e procedi à sua remoção. A água nao saiu muito suja, apenas com um pouco de ferrugem no final. De seguida foi lavado com mangueira e o purgador automático limpo também. De seguida instalei uma redução de 1" para 1/2" e instalei um "Drain cock". Tive que encomendar do UK já que nao encontrei nada parecido por PT. Aliás, toda esta operação foi baseada em vídeos de YouTube de diversos instaladores que deu para aprender muito e para perceber que em PT se trabalha muito mal a este nível (peço desculpa se ofendi os diversos instaladores que frequentam este espaço...).

    De seguida coloquei o Fernox F3 e enchi o sistema. Devia ter limpo completamente o circuito nesta fase mas foi preguiça mesmo. Imediatamente verifiquei que o radiador que nao aquecia completamente estava 100% funcional. Passado uma semana foi altura de limpar o circuito completamente. Liguei uma mangueira ao drain cock, abri a válvula, assim que começou a sair a agua abri os purgadores. Assim que acabou a água liguei a torneira da caldeira até sair água limpa. Depois vazei o circuito na caldeira, coloquei o Fernox F1 e coloquei tudo a funcionar. Um dos radiadores no fim da linha nao aqueceu pelo que tive que balancear o sistema (algo que acho que nunca ficou bem feito).

    Agora tenho o circuito protegido, balanceado e 100% eficiente. E com a instalação do drain cock posso efetuar a limpeza facilmente no futuro. Pena que tenha aprendido isto tudo sozinho...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:João Paulo


    Boa tarde, tenho de fazer manutenção o meu sistema, agradecia se possível, que indicasse onde comprou os produtos da "Fernox", e o link de onde mandou vir o "drain cock".
    Parece-me bem o trabalho que descreveu ter feito, depois deste tempo de utilização do sistema de aquecimento, notou melhoria?considera que foi a melhor opção?
    Desde já o meu agradecimento.
  2.  # 22

    Há 2 semanas atrás, coloquei um litro de um desses produtos para colocar no sistema de circulação.

    Passado 3 dias, a água deixou de circular. Ainda pensei que fosse da bomba, mas segundo o instalador, o liquido deve ter libertado lixo que entupiu uma válvula de 3 vias, para dar prioridade ao aquecimento das águas sanitárias, que tenho junto do acumulador.

    A água não circula e vai ter de ser aberto o circuito para confirmar a suspeita.
    • SrR
    • 19 novembro 2020

     # 23

    K produto ? Liquido tapa fugas?
  3.  # 24

    Não era tapa fugas. Era para manutenção geral.
    • SrR
    • 19 novembro 2020

     # 25

    Sabe a marca e modelo?
  4.  # 26

    Deitei fora a embalagem.

    Aquilo até estava escrito em alemão e francês. Mas segundo quem vendeu, era um produto para manutenção normal.

    Uma coisa que reparei, é que a tal válvula de 3 vias e um purgador logo a seguir, estavam babados com uma substancia branca.
    • SrR
    • 19 novembro 2020

     # 27

    A substância branca é o producto, isso faz bastante espuma, e convem diluir na medida certa 1l por cada 100l
    • SrR
    • 19 novembro 2020

     # 28

    Isso deve ser espuma na zona da bomba
  5.  # 29

    Esteve cá o técnico e retirou e substituiu a tal válvula, mas a água continua a não circular.
    Agora só segunda, sendo que há duas hipóteses: a bomba de circulação, embora ela faça barulho, ou uma válvula que fica na saída do recuperador, junto da válvula de segurança.
    Seja como for, já aí vem trabalho extra: na instalação não meteram torneira de segurança junto da bomba e agora tem de se drenar a caldeira para ver estas duas hipóteses.

    E tudo por causa de um líquido de proteção.
  6.  # 30

    Era a tal válvula na saída do recuperador. Estava totalmente bloqueada.
  7.  # 31

    Alguém sabe me dizer como posso fazer a purga do sistema de aquecimento?
    Os radiadores que tenho no piso de cima têm ar e o sistema está com pressão baixa.

    Fogão de aquecimento com termoacumulador.
    No termoacumulador além de balão tenho um purgador de ar automático igual a este: https://www.armazensreis.pt/pt/radiadores-e-toalheiros/purgador-de-ar-robocal-12-caleffi_p10024.html?gclid=Cj0KCQjwrJOMBhCZARIsAGEd4VFqScQOMlFc2vqiNY89HJu2RS1JISBHci9Av9F3pu3uZYdwvfRTXvAaAmQDEALw_wcB
  8.  # 32

    Bom dia a todos,

    Uma pergunta no que se refere a manutenção de sistemas de aquecimento,
    Qual o nome do liquido que se mete para garantir uma boa lubrificação da bomba e impedir a ferrugem seja da caldeira e outros equipamentos.

    Penso que será um produto que funciona como o antigelo dos carros, que neste caso não é para proteger do gelo, mas para proteger e lubrificar todos os componentes do sistema.

    Obrigado a todos
    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: jorgealves
 
0.0200 seg. NEW