Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Olá jcfcid,

    Agradeço-lhe a intervenção e partilha de opinião com vista a ajudar mas, não querendo ser indelicado, já anteriormente por 2 ou 3 vezes neste mesmo tópico afirmei que tenho a certeza absoluta que o ruído é uma consequência do aquecimento central ligado. Porque:

    1 - Só sucede entre Novembro e Março, meses mais frios, além de que a própria vizinha de cima confirmou que foi durante estes meses que tiverem o aquecimento central ligado no passado Inverno;

    2 - Não sucede apenas durante alguns minutos ou horas, sucede 24 horas por dia, todos os dias, sendo que como é óbvio é mais incomodativo no silêncio da noite;

    3 - Em 5 anos apenas sucedeu a partir do preciso momento em que eles começaram a usar o aquecimento central;

    4 - O prédio está situado em meio semi-rural, sendo que nada num raio de 500m poderia fazer um ruído deste tipo, muito menos que só se verificasse no meu apartamento e não nos dos vizinhos.

    Além destes 4 pontos está tudo o que já referi até aqui.

    O ruído é provocado pelo aquecimento central. Estou 100% certo disto. Se é em função de uma fuga, de uma má regulação, de uma inadequada instalação, etc, isso é que obviamente não sei precisar, mas se quando eles voltarem a ligar o aquecimento central (deverá acontecer dentro das próximas 6 semanas) o ruído voltar igual ao ano passado, vou-lhes pedir que venham cá ao meu apartamento escutar para que percebam o quão incomodativo é, para que depois se faça um esforço no sentido de identificar o problema.

    Nem que tenha que ser eu a pagar o diagnóstico. Para me livrar daquele ruído até 5 mil euros dava sem pensar duas vezes. De facto, até pensei vender o apartamento para me livrar disto, depois passou-me porque chegou a Primavera e eles deixaram de ligar o aquecimento central, mas se voltar igual e não houver solução, vendo o apartamento no curto prazo.

    Para que entendam, é do mais incomodativo que pode haver. Preferia ter um cão a ladrar todo o dia por cima e um bebé a chorar todo o dia por baixo, a ter que lidar com este ruído, que como já referi é tipo uma vibração numa frequência que corrói o cérebro por dentro. E eu nem sou de me incomodar com ruídos, mas este é de dar cabo do juízo a qualquer um. Vejam bem que sou uma pessoa que não gosta nada de frio e que, em função disso, durante os meses mais frios nunca vou com a familia passar fins de semana fora, mas no Inverno passado fomos várias vezes só para ter descanso disto durante uns dias.

    É como estar dentro de uma arca frigorífica gigante em vez de um apartamento, mas na verdade é ainda pior que isso, porque o barulho de um frigorífico é o que é, e isto acrescenta-lhe uma frequência de som com a qual o cérebro humano não lida bem.

    Obrigado e cumprimentos.
  2.  # 22

    É como disse em cima, há que despitar a origem, fecha um radiador depois vem ao seu apartamento, vai fazendo isso a tentar despistar a causa do barulho
  3.  # 23

    Tem aí a solução. Ofereça uma manutenção ao vizinho e aí fica a descobrir se o problema se é defeito ou feitio. Se for defeito tem solução. Se for feitio tem de procurar outras formas de se livrar do ruído. Solução mais cara deverá ser por colocar ar condicionado e a mais em conta mas não sei se resolverá o ruído passaria por colocar tecto falso com isolamento acústico de forma a não se ouvir nada que venha do piso superior.
  4.  # 24

    Boas!

    Obrigado aos dois.

    PedroGomes: Assim faremos. Porém, ar condicionado já eles têm (e eu também). Tecto falso já temos (de origem nos apartamentos) e este tipo de construção (moderno/luxo) possivelmente já terá algum isolamento acústico (se bem que não duvido que se possa reforçar).

    Vou dando noticias. Obrigado mais uma vez e cumprimentos.

    -
  5.  # 25

    Nesse caso é reforçar a ideia de que ar condicionado é mais económico que o aquecimento central e ver se deixam de usar o sistema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  6.  # 26

    Pois, isso é uma grande verdade, mas temos que ter em consideração de que isso já eles sabiam no início e ainda assim optaram por instalar o aquecimento central, um investimento que é capaz de ficar entre os 1200 e os 2000 euros (não?), sendo um t3 com 2 wc's, total de 6 elementos.

    O ar condicionado é mais económico mas penso que o aquecimento central é mais "confortável" e aceita-se que prefiram usá-lo porque têm uma criança muito pequena (1 ano) e assim aquecem a casa sem o barulho que o ar condicionado faz.

    Além disso no Algarve é muito habitual os dias de inverno frios mas em que está sol todo o dia e como o aquecimento central usa águas quentes do painel solar, nesta perspectiva certas alturas do inverno até deve ficar mais barato que o ar condicionado. Mas lá está, depois também não lhes sobra água quente para os banhos e lá têm que a aquecer com electricidade, pelo que é tudo muito relativo e no fim de contas na maioria das vezes o ar condicionado será mesmo mais económico.

    Sei que o ar condicionado é mais económico mas não quero parecer que lhes estou a tentar impingir essa verdade :D

    Se o ruído continuar e chegarmos à conclusão de que não tem solução, pode ser que eles próprios considerem passar a usar o ar condicionado por uma questão de respeito pela vizinhança. Fica com os elementos de aquecimento central sem uso, desperdicio de investimento, mas isso até eu lhe os comprava, hehehehe, podia ser que no meu apartamento o problema não se verificasse :P

    Obrigado e cumprimentos.

    -
  7.  # 27

    Se nada disso resultar pode optar por reforçar o isolamento no seu tecto e rezar para que resolva o problema. Pode fazer uma divisão mais pequena e ver se resolve o problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  8.  # 28

    Usam caldeira para aquecer os radiadores?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  9.  # 29

    Colocado por: jorgealvesUsam caldeira para aquecer os radiadores?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:P_Lopez


    Sim, um termoacumulador.

    Obrigado e cumprimentos.

    -
  10.  # 30

    Já descobriram alguma coisa? Eu vivo numa moradi, semi-isolada. Vizinhos só longe e não há nada junto à minha casa mas este barulho é diário, ouve-se, naturalmente, mais à noite e é intercalado, ora vem ora vem durante toda a noite. Já perguntei à família toda e ninguém ouve/sente nada... tou desesperada pois é muito incomodativo... alguma sugestão para o fenómeno?? Obrigada 😊
  11.  # 31

    Arcas frigoríficas
  12.  # 32

    Colocado por: Ana Azevedo-69Já descobriram alguma coisa? Eu vivo numa moradi, semi-isolada. Vizinhos só longe e não há nada junto à minha casa mas este barulho é diário, ouve-se, naturalmente, mais à noite e é intercalado, ora vem ora vem durante toda a noite. Já perguntei à família toda e ninguém ouve/sente nada... tou desesperada pois é muito incomodativo... alguma sugestão para o fenómeno?? Obrigada 😊


    Ana, na casa dos meus pais em Torres Vedras, em situações muito silenciosas ouvimos o moinho eólico a trabalhar. Não será algo do género?
  13.  # 33

    Boa tarde,

    Senhor Pedro Gomes,
    Estou precisamente a passar pelo mesmo, só que em Agosto próximo vai fazer 1 ano. É um ruído inexplicável, que incomoda muito ao ponto de não dormir. Igualmente preferia ouvir música com som alto a ouvir este ruído que dá "cabo" do cérebro e dos nervos.
    Já procurei por vários sites e todos eles falam muito bem dos termoacumuladores ou aquecimento central. Acontece, que às páginas tantas os prédios não deveriam ter, mas sim e só em casas.

    Alguém ajuda-me a ultrapassar esta situação. Já falei ao vizinho e prometi a mim mesma não tocar mais no assunto com ele, porque a resposta dele foi a seguinte: " não será da sua cabeça?"

    Depois desta afirmação não posso manter diálogo.

    Obrigada,
    Maria Costa
  14.  # 34

    Eu vivo dentro de um frigorífico, é o único exemplo que posso dar. É desvastador.
    Obrigada
    Maria Costa
  15.  # 35

    Colocado por: Maria CostaBoa tarde,

    Senhor Pedro Gomes,
    Estou precisamente a passar pelo mesmo, só que em Agosto próximo vai fazer 1 ano. É um ruído inexplicável, que incomoda muito ao ponto de não dormir. Igualmente preferia ouvir música com som alto a ouvir este ruído que dá "cabo" do cérebro e dos nervos.
    Já procurei por vários sites e todos eles falam muito bem dos termoacumuladores ou aquecimento central. Acontece, que às páginas tantas os prédios não deveriam ter, mas sim e só em casas.

    Alguém ajuda-me a ultrapassar esta situação. Já falei ao vizinho e prometi a mim mesma não tocar mais no assunto com ele, porque a resposta dele foi a seguinte: " não será da sua cabeça?"

    Depois desta afirmação não posso manter diálogo.

    Obrigada,
    Maria Costa
    que equipamentos tem em casa?
  16.  # 36

    Só depois de fazer isto é que pode tomar qualquer medida:

    https://www.isq.pt/servico-detalhe/medicao-de-ruido-e-vibracoes/

    Por vezes o que parece (não) é!
  17.  # 37

    Colocado por: Maria CostaBoa tarde,

    Senhor Pedro Gomes,
    Estou precisamente a passar pelo mesmo, só que em Agosto próximo vai fazer 1 ano. É um ruído inexplicável, que incomoda muito ao ponto de não dormir. Igualmente preferia ouvir música com som alto a ouvir este ruído que dá "cabo" do cérebro e dos nervos.
    Já procurei por vários sites e todos eles falam muito bem dos termoacumuladores ou aquecimento central. Acontece, que às páginas tantas os prédios não deveriam ter, mas sim e só em casas.

    Alguém ajuda-me a ultrapassar esta situação. Já falei ao vizinho e prometi a mim mesma não tocar mais no assunto com ele, porque a resposta dele foi a seguinte: " não será da sua cabeça?"

    Depois desta afirmação não posso manter diálogo.

    Obrigada,
    Maria Costa



    Já venho tarde, mas mais vale tarde que nunca.

    É realmente complicado. Um ruído deste tipo é difícil de se "mostrar" a outra pessoa. É mais incomodativo que qualquer outro ruído, mas este é bastante diferente.

    Eu não tenho dúvidas. Nem da cabeça, nem de frigoríficos, nem nada do género. É mesmo do aquecimento central do apartamento de cima. Não tenho qualquer dúvida.

    Estive tanto tempo sem vir a este tópico porque já não estou tão preocupado. Este inverno e grande parte do inverno passado deixou de se ouvir. Às vezes parece que vai arrancar, mas passados 5 ou 10 minutos deixa de se ouvir. A conclusão a que chego é que ou usam muito menos o aquecimento central ou houve algum tipo de reparação.

    Como referi anteriormente, quando reparei o meu ar condicionado (máquina no topo do prédio), os técnicos quando le estiveram em cima viram que o depósito do painel solar do apartamento por cima do meu estava com uma fuga. Via-se mesmo agua a escorrer, nem era pingar, escorria mesmo. Pouco depois alertei a vizinha e ela disse que já andava há muito para pedir a manutenção do painel e que ia tratar disso em breve. Tendo tratado disso, talvez ao tapar-se essa fuga, o aquecimento central (que é através de água quente do painel solar) tenha passado a estar afinado e tenha por isso deixado de fazer esse ruído e vibração.

    É apenas uma teoria, mas que encaixa na perfeição com a realidade e timing dos factos.

    Se voltasse, garanto que desta vez a vizinha e/ou o marido vinham cá a casa um dia após as 22h00 (hora em que se percebe melhor) e tenho quase a certeza que lhes ia conseguir fazer perceber ao que me refiro.

    Boa sorte aos demais...

    -
  18.  # 38

    Colocado por: P_Lopeztalvez ao tapar-se essa fuga, o aquecimento central (que é através de água quente do painel solar)
    não existe qualquer ligação entre o sistema solar termosifão e o aquecimento central,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  19.  # 39

    Obrigado Jorge.

    Eu como tenho deixado bem explícito, sou bastante leigo nestas matérias.

    Presumi que pudesse existir alguma relação entre os dois, porque o aquecimento central é hidráulico e funciona abastecido por água quente que vem directamente do reservatório de 270 litros acoplado ao painel solar ou, em caso de não haver sol suficiente para aquecer a água desse reservatório, vai buscá-la ao termoacumulador instalado na cozinha.

    Por isso fiz esse raciocínio, que sei que pode (e pelos vistos deve) estar errado.

    Certo é que o problema desapareceu, que é o mais importante.

    Também não posso deixar de referir que já não estou tão preocupado porque mesmo que voltasse a surgir o problema, dentro de uns 2 ou 3 anos se ainda for vivo já não estarei neste apartamento, pois estou a iniciar a construção de uma moradia. Sendo que este apartamento provavelmente será vendido para pagar a dívida contraída para a construção.

    Em conclusão, é um caso difícil de se conseguir chegar a alguma conclusão, por isso felizmente já me livrei dessa dor de cabeça. Mas estou muito solidário com a Maria Costa, pois melhor que ninguém eu entendo o incómodo pelo qual está a passar.

    Maria... se aqui passar diga-nos se isso só sucede nos meses mais frios do ano ou se é todo o ano.

    -
  20.  # 40

    Poderá ser uma bomba de circulação que atrabalhar em seco faz um barulho horrível como se tivessem porcas e parafusos numa lidificadora.
 
0.0236 seg. NEW