Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Venho pedir opiniões que me ajudem a identificar o ruído e conselhos sobre como lidar com a situação.

    Vivo num apartamento que adquiri há 5 anos quando o prédio ainda estava em construção (arquitectura moderna/recente). O apartamento por cima do meu é precisamente igual. Durante estes anos nunca tive qualquer tipo de incómodo com ruídos vindos de cima. Poucas vezes se ouve alguma coisa e quando se ouve não chega nunca a ser incómodo, pois só acontece por exemplo se deixam cair ao chão algum objecto que faz barulho no momento do impacto ou situações do género, como uma porta bater mais forte por causa do vento ou um ou outro jantar (muito raro) com convidados em que se ouve barulho mas nunca me incomoda nem me preocupa minimamente. Até aqui razões de queixa, zero.

    Mas há cerca de um mês atrás iniciou-se algo que ainda estou a tentar perceber o que será. Ouve-se um ruído invulgar tipo vibração, muito baixinho (se calhar nem 5db's), mas de um tipo ou "frequência" que incomoda bastante. Entra pelo ouvido de uma forma que quase que se tem a sensação de ter a orelha a mexer em resposta ao mesmo. É difícil de explicar, mas há algo neste som que o coloca numa frequência tal que origina uma qualquer resposta no cérebro, que parece que fica mais alerta. A melhor forma que encontro de explicar isto à distância é a comparação com estar dentro de um frigorífico que esteja ligado.

    Parece que o apartamento se transformou num frigorífico e ouvimos o motor a trabalhar constantemente... Prefería um som bem mais alto, com o dobro dos decibéis, mas um barulho normal. Já nem peço pássaros a assobiar ou vento a soprar, mesmos carros a passar na rua fazem um ruído celestial se comparado com este som de vibração com o qual lidamos há cerca de 1 mês. No silêncio da noite ouve-se muito, durante o dia é mais imperceptível mas mesmo assim incomoda. É como vos tentava explicar, mesmo que não se oiça (se tiver música a tocar mais alto) o som/vibração está lá e faz-se sentir.

    Durante a primeira semana estive bastante inclinado para a possibilidade de um aspirador robot. E é estranho mas na primeira semana o som era um pouco diferente do que é agora, para pior. Agora já não é tão mau, mas ainda custa um bocado. Ora nessa primeira semana o ruído era descrito de outra forma. Em vez de dar a sensação de se estar dentro de um frigorífico, o que parecia é que tínhamos uma abelha, vespa ou besouro a voar dentro do tecto falso. Era mesmo muito parecido com isso. E como nos primeiros dias durava entre 3 e 6 horas, quase me convenci de que os vizinhos teriam comprado um aspirador robot, talvez dos mais barulhentos.

    Depois estive uma semana em trabalho no estrangeiro, quando voltei ainda ouvi algumas vezes, mas menos. E depois até acho que durante uns 5 dias não ouvi nada. Mas nos últimos 10 ou 12 dias tem sido sem parar. Já tenho a certeza praticamente absoluta de que não é um aspirador robot, porque esses funcionam no máximo 3 a 6 horas de seguida, depois têm que parar durante algum tempo para carregar. Além disso é óbvio que os vizinhos não iriam ter o aspirador ligado durante 12 dias quase sem parar. E já tinha achado estranho que na primeira semana (quando eu estava convencido de que sería um aspirador robot) eles o tivessem sempre ligado à noite (tipo entre as 22h e as 04h).

    Portanto, aspirador robot não é, só se estamos a falar de 2 coisas que por coincidência introduziram quase em simultâneo e uma delas é um aspirador robot, mas não consideremos essa hipótese. Estive para lhes perguntar se tinham comprado um aspirador robot nessa semana caso os tivesse visto nos espaços comuns do prédio, mas não calhou e prefiro ter uma melhor noção do que se passa e de como devo actuar antes de lhes ir bater à porta ou de os abordar no prédio. De salientar que a nossa relação com eles é a melhor, sempre ouve uma clara simpatia mútua, já resolvemos situações problemáticas no prédio e condomínio em conjunto e não há dúvida que se trata de boa gente, justa e sensata.

    Neste momento, como o ruido é constante (entre 12 e 24 horas por dia, mais para perto das 24 que das 12) estou mais inclinado para que seja uma vibração originada pelo sistema de aquecimento central do apartamento. Os apartamentos têm pré-instalação de aquecimento central e sei que eles instalaram no apartamento deles e que não costumavam utilizar, pois uma vez já depois de sermos vizinhos há mais de 2 anos perguntei-lhes que opinião tinham do aquecimento central e disseram-me que não o usavam. Mas obviamente que quando o instalaram pensavam usá-lo no futuro e, penso que este é momento, até porque têm um bebé com poucos meses e portanto faz sentido que este inverno queiram manter o apartamento quente.

    Tudo se enquadra nesta possibilidade e agora (esta noite) estou até a reparar que de vez em quando (1 vez a cada 10 minutos aproximadamente mas ainda não contei o tempo), no armário onde tenho o esquentador na cozinha, onde eles por sua vez têm o seu cilindro termoacumulador, ouve-se durante meio minuto um barulho parecido a um motor a funcionar ou bomba de água ou que também se pode comparar com um esquentador a funcionar. Nada que me incomode, lá está, é um barulho 2 vezes mais alto mas preferia este constante ao outro.

    Mas tudo isto para dizer que a minha convicção de que é o aquecimento central está nos 99%.

    Também não quero que por minha causa deixem de usar o aquecimento central. Têm todo o direito de o usar sentir-me-ia mal se em resposta à minha abordagem o deixassem de usar. Era a forma mais simples e imediata de se resolver o problema, mas não pretendo isso. Mesmo que tenha que viver com este som 2 ou 3 meses por ano, não tem problema. Se calhar instalo eu também aquecimento central no meu apartamento e pode ser que faça sinfonia e abafe a vibração, hehe.. Mas concluindo...

    Parece-vos normal que um aquecimento central (a água em termoacumulador, aquecida por painel solar e/ou electricidade) cause este incómodo no apartamento de baixo?

    Pesquisei no google e encontra-se pouco sobre aquecimento central e ruídos. Na maior parte dos sites os ruídos referidos são diferentes, barulhos tipo metal a estalar e sons do género de borbulhas de água a movimentar-se é o que mais se encontra referido na internet.

    Mas também consegui encontrar referências a este tipo de problema que segundo percebi sucede menos frequentemente mas é quase sempre sinónimo de que algo está errado no sistema de aquecimento central. Erros na instalação, pressão desapropriada, canos de espessura demasiado fina junto à bomba de água, etc.

    Alguém que perceba de aquecimento central confirma isto? Algo mais a acrescentar?

    É normal que um sistema de aquecimento central moderno, num apartamento de construção recente, deixe escapar um ruído constante para o apartamento de baixo?

    Qual deve ser a minha abordagem? Dizer-lhes que sei que nas últimas semanas começaram a usar o aquecimento central (com isto fica óbvio de que me chega ruído, pois não sou adivinho) e que desde então em todo o meu apartamento (varia de intensidade de zona para zona) se escuta um som semelhante ao de um frigorífico em funcionamento, que é algo incomodativo e que segundo percebi estes sistemas não devem fazer estes ruídos e se o fazem é porque algo está mal instalado ou mal regulado?

    É que nos sites onde encontrei informação sobre isto até diz que o som de vibração em aquecimento central é sinal de um problema que se não for corrigido tende a danificar o sistema. Pelo que talvez até seja também no melhor interesse deles analizar-se a situação. Concordam?

    Da minha parte, para já, até tenho alguma sensação de alívio, desde que me apercebi de que afinal é quase de certeza o aquecimento central. Porque já me estava a ver a ter que viver com isto durante todo o ano. Assim pelo menos para já à partida será só uns 3 meses por ano, pelo que já me livrei de 75% do incómodo. Se bem que se fosse o aspirador robot à partida o normal seria no máximo 6 horas por dia e podia pedir-lhes que só o ligassem durante o dia e nunca à noite. Por isso o alívio para já é apenas parcial.

    Será que no apartamento deles não existe o mesmo ruído? Calculo que exista um ruído semelhante a nível de decibéis mas mais tolerável a nível de frequência...

    Obrigado desde já a quem teve a paciência de ler e aos que se prestem a partilhar opinião. Cumprimentos.

    .

    Anexo: deixo umas citações que encontrei na net relacionadas com barulhos de vibração em sistemas de aquecimento central:

    1.
    "Humming Boiler – if you notice your boiler is humming or vibrating this is usually an indicator that your heating elements are set at the wrong timing and/or pressure. In order to fix this, you should first check your thermostat. You may want to slow down the speed because leaving the pressure at too high of a setting can cause internal damage to the pipework."

    Aquí: http://www.homeadviceguide.com/noisy-central-heating-how-it-can-be-fixed/


    2.
    "Banging pipework can also be cause simply because the pipes are not secured properly. Ideally copper pipes should be secured every so often so that they don’t rattle about too much. If this doesn’t help it might be worth considering replacing your copper pipes for a more flexible plastic pipe. Pipes can also vibrate as a result of being too narrow to deal with the water flow. In such circumstances it’s worth replacing them to stop the problem."

    Aquí: http://www.my-plumber.co.uk/blog/why-is-my-central-heating-system-noisy/

    E aquí: http://community.screwfix.com/threads/central-heating-system-making-loud-vibrating-noise.81276/
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

  3.  # 2

    Boas pessoal,

    Resumo todo o anterior post a uma só pergunta:

    - Aquecimento central faz barulho?

    Obrigado e cumprimentos.
  4.  # 3

    Não será uma maquina de lavar roupa a centrifugar!!!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  5.  # 4

    Há muitos anos tive um problema desses provocado pela bomba de ar de um aquário. Estava na sala mas vibrava em todo o apartamento principalmente quando encostava á parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  6.  # 5

    Boas pessoal!

    Obrigado ao dois ;)

    Pedro: certamente que não, quem centrifugaría roupa 18 horas por dia? :D

    Carvai: que eu saiba não têm aquário e também não creio que seja compatível com o que se escuta. O apartamento tem 165m2 e o som/vibração é igual em todas as divisões da casa, pelo que tendo em conta que em todas as divisões há uma unidade (radiador) de aquecimento central e tubagens nas paredes, penso que é mesmo do aquecimento central e não de um eventual aquário.

    A menos que o aquecimento central tenha bomba de ar (sou leigo na matéria) e possa ser o mesmo tipo de problema mas não num aquário.

    Pelas vossas respostas dá-me a entender que não consideram possível que seja o aquecimento central a fazer este barulho, tendo em conta que tentam encontrar outras possibilidades.

    Preciso que alguém que perceba de sistemas de aquecimento central me informe se é normal fazerem barulho ou se é coisa muito rara mas possível.

    PS: desde o meu primeiro post de há 5 dias, houve desenvolvimentos para melhor, que me levam a pensar que eles também estavam incomodados com o ruído e tentaram atenuá-lo, talvez regulando melhor o sistema de aquecimento central (bomba de água?). Ainda se ouve o ruído/vibração, mas está 50% mais tolerável. De qualquer forma era bom não ter que viver com ele.

    Obrigado mais uma vez e cumprimentos.
    Concordam com este comentário: João Carvalho
  7.  # 6

    P_Lopez,

    Antes de mais obrigado pelo seu testemunho.

    Infelizmente vivo uma situação atualmente muito parecida com a que descreve. A descrição de "viver dentro de um frigorífico" é excelente :-)

    O meu apartamento é também muito grande e ouço o ruído/vibração em toda a casa.

    Depois de algumas diligências que fiz, estou mais inclinado para a fonte do ruído ser um poço de ventilação que tenho em frente a uma das fachadas da cada.

    No seu caso não terá uma situação parecida? Vive perto do metro?

    Abraço e obrigado




    Colocado por: P_LopezBoas pessoal!

    Obrigado ao dois ;)

    Pedro: certamente que não, quem centrifugaría roupa 18 horas por dia? :D

    Carvai: que eu saiba não têm aquário e também não creio que seja compatível com o que se escuta. O apartamento tem 165m2 e o som/vibração é igual em todas as divisões da casa, pelo que tendo em conta que em todas as divisões há uma unidade (radiador) de aquecimento central e tubagens nas paredes, penso que é mesmo do aquecimento central e não de um eventual aquário.

    A menos que o aquecimento central tenha bomba de ar (sou leigo na matéria) e possa ser o mesmo tipo de problema mas não num aquário.

    Pelas vossas respostas dá-me a entender que não consideram possível que seja o aquecimento central a fazer este barulho, tendo em conta que tentam encontrar outras possibilidades.

    Preciso que alguém que perceba de sistemas de aquecimento central me informe se é normal fazerem barulho ou se é coisa muito rara mas possível.

    PS: desde o meu primeiro post de há 5 dias, houve desenvolvimentos para melhor, que me levam a pensar que eles também estavam incomodados com o ruído e tentaram atenuá-lo, talvez regulando melhor o sistema de aquecimento central (bomba de água?). Ainda se ouve o ruído/vibração, mas está 50% mais tolerável. De qualquer forma era bom não ter que viver com ele.

    Obrigado mais uma vez e cumprimentos.
    Concordam com este comentário:João Carvalho
  8.  # 7

    P_Lopez, eu começaria por aboradar os seus vizinhos sobre um ruído assim e assado e se eles não notavam nada de semelhante na casa deles. Até podem nem ser eles a provocar o ruído e também estarem a sofrer com o mesmo.

    Se se tratar de algum equipamento que vibre, se estiver fixado à parede vai fazer o prédio todo vibrar, é normalmente difícil perceber a origem porque está em todo o lado.

    Uma pergunta: o prédio tem algum poço de recolha de águas com uma bomba eléctrica?
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">