Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, há uns meses atrás eu tinha um projecto definido, no entanto, esse projecto foi alterado e a sua mais recente versão é a de uma construção de uma moradia de 150m2. O que eu gostava de saber, se me souberem ajudar, é qual o custo médio de construção por metro quadrado para essa habitação de 150m2. Isto para a zona do Estoril.
    Já agora, aproveito para perguntar qual o custo de um levantamento topográfico.
    Muito obrigado!
  2.  # 2

    Segundo o que me foi dito, o preço/m2 varia muito, mas no meu caso, pretendo construir uma moradia à volta dos 240m2 com um orçamento total (chave na mão) à volta dos 120.000 euros, o que dá uma média de 500/m2.
    Em relação ao levantamento topográfico, para já não lhe sei dizer o valor, pois o que falei com o arquitecto foi o preço total, neste caso, 3200 euros (levantamento topográfico, projecto arquitectura, especialidades e acompanhamento da obra).
    Espero ter ajudado.
    • eu
    • 26 maio 2009

     # 3

    "Custo de construção por m2" é algo que não existe.

    O custo de construção depende muito mais de outros factores do que da área. Dependendo desses factores, tanto pode construir a 400 euros por m2 como a 5000 euros por m2.
  3.  # 4

    Colocado por: AnaFrancoSegundo o que me foi dito, o preço/m2 varia muito, mas no meu caso, pretendo construir uma moradia à volta dos 240m2 com um orçamento total (chave na mão) à volta dos 120.000 euros, o que dá uma média de 500/m2.
    Em relação ao levantamento topográfico, para já não lhe sei dizer o valor, pois o que falei com o arquitecto foi o preço total, neste caso, 3200 euros (levantamento topográfico, projecto arquitectura, especialidades e acompanhamento da obra).
    Espero ter ajudado.


    Ana, posso perguntar em que zona do país é a sua construção?
    Obrigado
    • eu
    • 26 maio 2009

     # 5

    Colocado por: GonçaloJá agora, aproveito para perguntar qual o custo de um levantamento topográfico.
    Muito obrigado!


    O meu custou 150 euros
  4.  # 6

    Concelho de Torres Vedras, perto de Lisboa
  5.  # 7

    Colocado por: eu"Custo de construção por m2" é algo que não existe.

    O custo de construção depende muito mais de outros factores do que da área. Dependendo desses factores, tanto pode construir a 400 euros por m2 como a 5000 euros por m2.


    De acordo com o arquitecto, existe de facto... No entanto, estamos a falar de um custo médio. Não falamos de uma casa de palha nem de uma casa forrada a ouro. O custo que me falaram andaria entre os 750€ e os 1000€.
    No entanto, se me puder dizer quais são os factores que refere, eu agradeço, pois sempre servem de referência.
    • eu
    • 26 maio 2009

     # 8

    Colocado por: Gonçalo
    No entanto, se me puder dizer quais são os factores que refere, eu agradeço, pois sempre servem de referência.


    Assim de repente:

    -Tipo de pavimento;
    -Tipo de isolamento;
    -Tipo de cozinha;
    -Tipo de tecto;
    -Cantarias usadas;
    -Tipo de janelas e portas;
    -Estrutura da casa;
    -Tipo de sanitários;
    -etc, etc,etc

    Mas os arquitectos é que deviam alertar os clientes para a influência destes factores e fazer o projecto em função dos requisitos de custo dos clientes. Mas quantos o fazem? Pois...
  6.  # 9

    Cambada de inúteis, só querem é aparecer...
  7.  # 10

    Olá Gonçalo,

    Para o custo por m2 depende muito dos acabamentos que puser. Se quer lareira, aquecimento central, domótica, sanitarios de luxo, moveis de cozinha, revestimentos do chão, carpintarias, etc. È sempre a poupar ou pelo contrario sempre a subir, logo tem que poupar em tudo. Depois é preciso uma boa gestão de obra para não descambar, e muito cuidado a escolher o empreiteiro.
    Eu diria que por 120 cts por m2, consegue construir uma casa com dignidade.
    Quanto ao levantamento topografico, prepare entre 40 a 50 cts.
  8.  # 11

    É o que eu já estou cansado de dizer, agora é tudo culpa dos arquitectos, como se a grande maioria dos projectos deste pais fossem deles,

    é uma alegria a cascar...

    ao desenhador paga-se um projecto e o engenheiro assina por aquele preço xixixixizinho e tá tudo bem nada de complicações nem grandes exigências

    mas depois ao sr. arquitecto EXIGE-SE pelo mesmo preço xiixixizinho TUDO e mais alguma coisa e ainda por cima são uns incompetentes

    JÁ NÃO HÁ PACIÊNCIA

    respeitem os outros se querem ser respeitados. Não julguem quem não conhecem, há bons e maus profissionais em todas as profissões
  9.  # 12

    Calma, o objectivo desta discussão não é cascar nos arquitectos. É apenas tentar saber se os valores propostos estão correctos.
  10.  # 13

    Boas

    o desenhador paga-se um projecto e o engenheiro assina por aquele preço xixixixizinho

    Está desactualizado: não faltam arquitectos a assinar projectos de desenhadores e não é de agora.

    Cumps
    José Cardoso
  11.  # 14

    Caro José Cardoso

    como felizmente certas questões entre arq e eng estão mais desanuviadas não vou aprofundar muito mas em todo caso acho que em termos de percentagens sobre isso das assinaturas, não queira comparar.
  12.  # 15

    Colocado por: marco1É o que eu já estou cansado de dizer, agora é tudo culpa dos arquitectos, como se a grande maioria dos projectos deste pais fossem deles,

    Ora querem lá ver, a quererem tirar-nos a fama :):):):), essa (fama) e algum (muito) do proveito é nossa (dos empreiteiros).

    Colocado por: euMas os arquitectos é que deviam alertar os clientes para a influência destes factores e fazer o projecto em função dos requisitos de custo dos clientes. Mas quantos o fazem? Pois...

    Não, não o fazem, mas a culpa não é só culpa deles. Quando os clientes adjudicam o projecto ao preço mais baixo possível, querem o quê? assessoria técnica de qualidade. Eu cobro tanto pelo orçamento de uma moradia como alguns arquitectos cobram pelo projecto de arquitectura. A diferença é que eu tenho um emprego que me garante um bom ordenado e não tenho de me sujeitar a ter de fazer 4 ou 5 por mês para poder sobreviver.

    É como a história das moradias a 500 ou 750€/m2. A diferença está nos pormenores e se o cliente não os quer ou pode pagar, também não os têm. Se o arquitecto o informa disso ou não, já é outra guerra. Mas a teoria de esmagar preços até ao absurdo têm destas coisas

    Colocado por: GonçaloO custo que me falaram andaria entre os 750€ e os 1000€.

    E estão correctos, mas se pesquisar aqui no Fórum, vai encontrar discussões dessas para mangas

    Colocado por: GonçaloNo entanto, se me puder dizer quais são os factores que refere, eu agradeço, pois sempre servem de referência.

    O maior importante é a arquitectura da casa. Fazer um caixote com 4 paredes e 1 telhado (projecto de engenheiro) e uma moradia com muitas paredes exteriores, várias coberturas e muita caixilharia (projecto de arquitecto), faz disparar o preço.
    Ao contrário da sabedoria "popular", o nível de acabamentos não provoca um disparo no custo m2, dentro de certos limites claro. A diferença no custo m2, da aplicação de revestimentos de 60€/m2 ou de revestimentos a 10€/m2, é de 100€/m2, isto de uma forma genérica. É que o resto do trabalho está lá todo ou deveria estar, porque algum dele também desaparece (isolamentos, impermeabilizações, essas coisas escondidas)
  13.  # 16

    Boas

    como felizmente certas questões entre arq e eng estão mais desanuviadas

    Por mim sempre estiveram porque a questão nunca se pôs entre as classes profissionais mas sim entre certos membros de ambas as classes. Tenho muito gosto em colaborar com arquitectos e não hesito em afirmar que os trabalhos que mais gozo me deram e que mais aprecio vieram de arquitectos. O contrário também é verdade mas, felizmente, em muito menor número.


    Acho que em termos de percentagens sobre isso das assinaturas, não queira comparar

    Como parto do princípio que não faz afirmações sem fundamento, fico à espera dos dados em que se baseia para dizer isso.

    PS: detesto afirmações generalistas do género
    - os políticos são corruptos
    - os arquitectos são profissionais exemplares (ou não)
    - os arquitectos não têm sentido prático
    - os engenheiros assinam projectos de desenhadores.
    - os engenheiros são mais ligados à parte prática (farto-me de ouvir esta)
    - os empreiteiros são uns vigaristas
    - os brasileiros são malandros
    - os portugueses são mestres no "desenrascanço"

    Sei que há políticos sérios (palavra), arquitectos e engenheiros bons e maus profissionais, empreiteiros honestos e portugueses que não atam nem desatam.


    cumps
    José cardoso
  14.  # 17

    Caro José Cardoso

    Que dados pretende?? podiamos fazer um inventário dos projectos que entram nas camaras e tambem da actividade de alguns funcionários, mas sinceramente não estou para ai virado e tenho mais é que (e é o que tenho feito) por mãos ao trabalho e andar para a frente.
  15.  # 18

    Caro marco 1,

    Não percebo, porquê tanto azedume para com os Engºs, ambos estão devidamente enquadrados legalmente para executar projectos de arquitectura, dentro de certos parametros.
    Depois vivemos numa sociedade de mercado, em que quem manda são os clientes, isto é válido em todas actividades, é o mercado a funcionar.
    Toda a gente sabe que os arquitectos estão mais habilitados para projectos de arquitectura de grande envergadura, e por isso os engºs não têm mercado, porque não estão habilitados.
    Agora para fazer uma moradia sem grandes exigências arquitectónicas, não percebo porque um engº não o poderá fazer, visto que até desenhadores o fazem.
    E olhe que existem aberrações e erros crassos em todas as actividades profissionais.
  16.  # 19

    Francisco2

    qual azedume??? se ler bem a sequência dos posts talvez perceba que se trata antes de uma reação.

    Em todo o caso digo-lhe sem rodeios que uma coisa é uma moradia projectada por um engenheiro e ai até se pode encontrar bons exemplos, outra coisa é aquilo que eu falo de projectos em que a arquitectura é assinada de cruz em "troca" das especialidades.
    Mas atenção como disse só estou a falar em reacção pois não estou mesmo interessado em estar para aqui a esmiuçar o osso, não é esse o caminho neste momento. Só não gosto é de estar sempre a ver degnerida a imagem dos arquitectos como se todos os outros fossem uns santinhos.
  17.  # 20

    Caroa amigos...
    A discussão que estão a ter não vai levar a lado nenhum...
    Que tal ajudarem a pessoa que abriu a discussão...
    O tópico não é: " quem é melhor ou pior que o outro"!
    Ajudem se puderem que pediu ajuda...
 
0.0227 seg. NEW