Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: NBAAcho que a Maria ainda não percebeu ou então não lhe explicaram que a colocação do Papo de Rola obriga ao desmanchar do corpo da lareira, ou seja obras em casa e não serão poucas. O que tem é saída direta do fumo e nem sei se é possível a colocação do papo de rola pela boca da sua lareira. Mais uma vez aconselho a chamar o responsável pela construção da sua lareira ou então um trolha. Faça uma demonstração e veja o que lhe diz.

    Obrigada , pela imagem, NBA.

    Reconheço que não fui muito objectiva. Na realidade vamos construir um borralho com chaminé, na moradia que está em processo de reconstrução.
    O empreiteiro não nos dá garantias de que esta venha a defumar correctamente, daí a nossa preocupação. Antigamente, qualquer pedreiro sabia fazer o tal «pescoço de cavalo», porque ninguém se metia a colocar recuperadores de calor e os pedreiros passavam o saber aos outros. Hoje é mais difícil porque, poucos haverá que saibam o truque; sim, tem alguma «ciência» a construção dessas chaminés. Encontramos alguns desenhos no Pinterest, mas não sei se ajuda.
    Vou seguir a sugestão do utilizador larkhe , que agradeço, e veremos se é viável quando fizermos contactos com as empresas.
    Concordam com este comentário: larkhe
  2.  # 22

    Boa tarde,

    Aproveitando a "boleia" deste tópico, tenho tb uma lareira aberta (esquema de corte da lareira) e não obstante ter mandado limpá-la, continuo a não conseguir metê-la a funcionar...

    Já experimentar colocar uma faixa de cartão com 20cm (para rebaixar a boca da lareira de 67cm para 47cm), e mesmo assim o fumo sai por baixo do cartão.

    De salientar:
    - O meu apartamento é um 2º piso... num edifício com 14 andares. Vizinhos acima de mim, com lareira aberta, os do 8º e 11º sem queixas. Os restantes não faço ideia;
    - As saídas desta prumada não têm girândolas.

    Não queria fechar a lareira. Com base no esquema, será que o pescoço de cavalo estará mal feito?

    Cumps.
    Micael
      IMG_20170125_162601_HDR.jpg
  3.  # 23

    Isso num edificio desses devia fumar muito bem .

    Já experimentou abrir um pouco a janela quando tem a lareira acesa?

    Pode ser falta de ar dentro de casa.

    Na minha leiga opinião o pescoço de cavalo não me parece muito bem, mas com essa altura de chaminé até os troncos deviam subir chaminé acima.

    Acenda a lareira e experimente a abrir um pouco uma janela proxima e verifique o resultado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikasF
  4.  # 24

    larkhe, ao acender a lareira (basta colocar 3 ou pinhas) e a fumada é tanta, seja com janela aberta ou fechada. A certa altura tenho de a apagar...
  5.  # 25

    Colocado por: MikasFlarkhe, ao acender a lareira (basta colocar 3 ou pinhas) e a fumada é tanta, seja com janela aberta ou fechada. A certa altura tenho de a apagar...


    Essa chaminé deve estar entupida.

    Uma chaminé com essa altura devia fumar muito bem, em minha casa um 1º andar num predio de 3 andares tenho um registo na chaminé para a lenha não subir chaminé acima.
    Concordam com este comentário: Toino
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikasF
  6.  # 26

    Colocado por: larkhe

    Essa chaminé deve estar entupida.

    Uma chaminé com essa altura devia fumar muito bem, em minha casa um 1º andar num predio de 3 andares tenho um registo na chaminé para a lenha não subir chaminé acima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MikasF


    Pois não sei mesmo o que fazer... Não queria colocar girândola, nem queria fechá-la.
  7.  # 27

    Colocado por: MikasF

    Pois não sei mesmo o que fazer... Não queria colocar girândola, nem queria fechá-la.


    Chame um Limpa chaminès.
  8.  # 28

    Colocado por: MikasFO meu apartamento é um 2º piso... num edifício com 14 andares

    Não me parece que tenha a ver com o desenho da chaminé...

    Com uma chaminé dessa altura, o fumo, as fagulhas (até a madeira, como já aí escreveram) devia subir pela chaminé acima a toda a velocidade! :-)
    Se não o faz é porque (provavelmente) toda a chaminé está MUITO FRIA.
    Isto é (provavelmente) o peso do ar frio faz tampão, e não deixa o ar quente subir.

    Já experimentou queimar apenas papel (folhas de jornal)? Isto serviria para aquecer (primeiro) o ar que está dentro da chaminé (com uma janela aberta) para provocar uma corrente de ar ascendente. E só alguns minutos depois pode começar a colocar as pinhas e a madeira.

    Em que zona do país é?
    •  
      larkhe
    • 26 janeiro 2017 editado

     # 29

    Colocado por: Luis K. W.
    Não me parece que tenha a ver com o desenho da chaminé...

    Com uma chaminé dessa altura, o fumo, as fagulhas (até a madeira, como já aí escreveram) devia subir pela chaminé acima a toda a velocidade! :-)
    Se não o faz é porque (provavelmente) toda a chaminé está MUITO FRIA.
    Isto é (provavelmente) o peso do ar frio faz tampão, e não deixa o ar quente subir.

    Já experimentou queimar apenas papel (folhas de jornal)? Isto serviria paraaquecer (primeiro) o ar que está dentro da chaminé(com uma janela aberta) para provocar uma corrente de ar ascendente. E só alguns minutos depois pode começar a colocar as pinhas e a madeira.

    Em que zona do país é?


    Acredito que resulte
    Mas olhe que queimar papel para aquecer o ar de 12 andares de chaminé não vai ser facil.
  9.  # 30

    Colocado por: larkhequeimar papel para aquecer o ar de 12 andares de chaminé não vai ser facil.

    A vantagem do papel é que se pode ir colocando uma folha (de jornal) de cada vez.
    Se não estiver a funcionar, é fácil de parar.

    Apesar de ter uma ENORME lareira na casa alentejana (que acendo todos os dias no Inverno), e de ter construído prédios de 8 a 14 andares com lareiras - instalei mais de 150, em apartamentos e moradias - não me considero um perito no "acendimento".

    Algumas sugestões alternativas para aquecer o ar da chaminé?
    Concordam com este comentário: larkhe
  10.  # 31

    Colocado por: Luis K. W.
    A vantagem do papel é que se pode ir colocando uma folha (de jornal) de cada vez.
    Se não estiver a funcionar, é fácil de parar.

    Apesar de ter uma ENORME lareira na casa alentejana (que acendo todos os dias no Inverno), e de ter construído prédios de 8 a 14 andares com lareiras - instalei mais de 150, em apartamentos e moradias - não me considero um perito no "acendimento".

    Algumas sugestões alternativas para aquecer o ar da chaminé?


    :) Lol Luis também não precisa de puxar dos galões :) eu até concordo csg, só salientei que vai precisar de muito papel.

    Tambem não tenho mais soluçoes, talvez colocando a girandola criasse mais corrente de ar .... mas não tenho certezas.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  11.  # 32

    Colocado por: larkhenão precisa de puxar dos galões :)
    Quais galões?!? :-)
    Até a minha mulher acende melhor a lareira do que eu !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikasF
  12.  # 33

    Colocado por: Luis K. W.
    Não me parece que tenha a ver com o desenho da chaminé...

    Com uma chaminé dessa altura, o fumo, as fagulhas (até a madeira, como já aí escreveram) devia subir pela chaminé acima a toda a velocidade! :-)
    Se não o faz é porque (provavelmente) toda a chaminé está MUITO FRIA.
    Isto é (provavelmente) o peso do ar frio faz tampão, e não deixa o ar quente subir.

    Já experimentou queimar apenas papel (folhas de jornal)? Isto serviria paraaquecer (primeiro) o ar que está dentro da chaminé(com uma janela aberta) para provocar uma corrente de ar ascendente. E só alguns minutos depois pode começar a colocar as pinhas e a madeira.

    Em que zona do país é?


    Lisboa. Obrigado vou seguir o seu conselho, e darei feedback ;)
    • 8421
    • 26 janeiro 2017

     # 34

    Antes de acender a lareira experimente ligar durante uns minutos um termoventilador para aquecer a chaminé, já em tempos experimentei e resultou. Ter em atenção que para uma lareira funcionar tem que ter uma entrada de ar. Abra a janela para haver inicialmente uma entrada de ar. Outro problema que acontece é se num mesmo espaço existirem duas chaminés e se uma delas for da cozinha com exaustor a corrente de ar gerada por este chupa o ar da lareira.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikasF
    • MikasF
    • 26 janeiro 2017 editado

     # 35

    Agradeço as dicas que me deram.

    Fiz o seguinte:
    1. Abri uma janela
    2. Peguei no secador de cabelo da minha mulher e estive quase 10min a atirar calor para a conduta
    3. Acendi duas pinhas

    Inicialmente pareceu-me resultar, e acrescentei um pau de lenha por cima das pinhas, mas 3/4min depois de iniciar a queima, o fumo começou a sair toda pela lareira. Fui fechar a janela, mas tudo na mesma. Esperei uns 10min, até que a sala estava cheia de fumo, e apaguei a queima.

    Ainda meti um pedaço de cartão com 20cm de altura para reduzir a boca da lareira, mas o fumo saiu todo por baixo.

    Não entendo mesmo o que se passa com isto...
    • Toino
    • 26 janeiro 2017 editado

     # 36

    Isso é realmente muito estranho.

    Posso contar-lhe a minha experiencia.
    Quando comprei o meu apartamento, testei a lareira e acontecia o problema que refere, o fumo não saía pela chaminé, vinha todo para dentro da sala.

    Sabia quem tinha construído a lareira e falei com ele, que achou estranho tal acontecer. Foi a minha casa, levou um cabo maleável tipo espia de aço e enfiou aquilo na chaminé e encontrou o "culpado". Os pedreiros quando construíram a chaminé colocaram cartão para impedir que algum cimento e outros resíduos caíssem até ao chão da lareira.
    Depois de remover o cartão, maravilha, funciona muito bem.
    Uma lareira a defumar bem é do melhor que podemos ter em casa nestes dias de frio, é um conforto incrível.
  13.  # 37

    Micael.
    Vamos começar do principio. Dê-nos os seguintes valores e respostas:

    1. área da sala ?

    2. LARGURA da boca da lareira

    3. ALTURA do afunilamento da lareira (distância entre os "15cm", e o tubo da chaminé)

    4. DIÂMETRO interno do tubo da chaminé

    5. A sua casa tem extracção forçada (ventilação forçada na cozinha e casas de banho)?

    A ideia do secador não foi má, mas um secador (70-80.ºC) não atinge a temperatura de papel a arder (233.ºC)...

    De qualquer maneira, quase 10min + 3/ 4 minutos parece-me "ritmo de cidade" (*). A lareira é coisa de campo. Leva algum tempo...
    E com 12 andares por cima do seu, leva seguramente muuuuito mais tempo a aquecer que isso.

    (*) e, de novo, onde fica a sua casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catfish, MikasF
  14.  # 38

    Luis K. W.:

    1. 150m2 (mas a lareira está virada a 60m2 da sala)
    2. Largura da boca da lareira 72cm
    3. Entre 1,20 a 1,50m
    4. Não consigo ter noção, mas diria no máximo 20cm
    5. Única ventilação forçada na cozinha

    Casa no distrito de Lisboa.

    Obrigado :)
  15.  # 39

    1 - DIMENSIONAMENTO:
    Admitamos que o que você tem é:
    área da sala: 60m2
    diâmetro interno do tubo da chaminé = 20cm
    A: largura da boca da lareira = 72cm
    B. altura da boca da lareira = 67cm (a altura devia ser de 70 a 80% da largura...)
    C: profundidade da lareira = 50 ~55cm
    E: estrangulamento = 15cm
    F: altura do afunilamento = 120 ~150cm
    H: altura da chaminé (12andares+exterior) ~ 42m

    Pelas minhas contas, DEVIA TER:
    A: 1,00m (ou 1,30m)
    B: 82cm (ou 1,05m)
    C: 62cm (ou 79cm)
    E: máximo 15cm (ou 20cm)
    F: 82cm (ou 1,05m)
    H: mínimo 28m (ou 105m)

    (as quantidades menores e maiores têm a ver com a quantidade de calor emitida pela lareira.
    Escolhi duas possibilidades: 4,8kW ou 9,0kW.)

    As dimensões da sua lareira aproximam-se das que se utilizaria numa sala com 35m2 (medidas menor OU maior são consoante a potência pretendida):
    A: 84cm (ou 1,00m)
    B: máximo 67cm (ou 78cm)
    C: entre 50cm (ou 59cm)
    E: máximo 13cm (ou 15cm)
    F: 67cm (ou 78cm)
    H: (mínimo) 9,5m (ou 21m)

    Portanto, para além da desproporção da altura / largura (e outras), a lareira é pequena para a sua sala.
    Quanto a isto haverá pouco a fazer...
    ( espere pelo § 4 )

    2.- EXTRACÇÃO FORÇADA NA COZINHA.
    Acho estranho ter apenas ventilação forçada na cozinha (e não ter nas casas de banho).
    De qualquer maneira, a chaminé não funcionará convenientemente se tiver as portas entre a sala e a cozinha aberta. A menos que tenha uma grelha para entrada de ar permanente (ou uma janela aberta) na cozinha.

    (com a porta da cozinha fechada, coloque uma folha de papel higiénico junto à frincha debaixo da porta, para ver se existe passagem de ar, e em que sentido.
    Em minha casa, se eu colocar uma folha de papel higiénico à porta da casa de banho, é imediatamente SUGADA lá para dentro!
    Se isto acontecer em sua casa, já sabe qual a causa do "problema" na lareira...)

    3.- AQUECIMENTO do tubo da chaminé
    Continuo a achar que tem de deixar queimar qualquer coisa (papel, cartão, pinhas, ...) durante o tempo suficiente para aquecer os QUARENTA E TAL METROS de altura de ar que está dentro do chaminé, antes de colocar lenha.
    Isto pode levar mais de 20 minutos.
    O ideal seria ter alguém na cobertura para avisar quando visse fumo (ou calor) a sair pelo tubo da vossa chaminé...

    4-- A PERITA em lareiras cá de casa faz a seguinte sugestão:
    Em vez de "baixar" a altura da boca da chaminé com um cartão, "SUBA O CHÃO". Isto é, coloque uma grelha, ou um grelhador de sardinhas, a uns 13cm do chão, e coloque os materiais a queimar em cima dessa grelha.

    5.- Como eu fiz um prédio com 14 andares, no concelho de Lisboa, cheio de lareiras, fiquei a pensar se você seria uma das minhas vítimas, digo, clientes. Mas depois lembrei-me que nesse prédio de apartamentos as lareiras têm recuperador de calor (uffff!). :-)

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: larkhe, MikasF
  16.  # 40

    Colocado por: Luis K. W.1 - DIMENSIONAMENTO:
    Admitamos que o que você tem é:
    área da sala: 60m2
    diâmetro interno do tubo da chaminé = 20cm
    A: largura da boca da lareira = 72cm
    B. altura da boca da lareira = 67cm (a altura devia ser de 70 a 80% da largura...)
    C: profundidade da lareira = 50 ~55cm
    E: estrangulamento = 15cm
    F: altura do afunilamento = 120 ~150cm
    H: altura da chaminé (12andares+exterior) ~ 42m

    Pelas minhas contas, DEVIA TER:
    A: 1,00m (ou 1,30m)
    B: 82cm (ou 1,05m)
    C: 62cm (ou 79cm)
    E: máximo 15cm (ou 20cm)
    F: 82cm (ou 1,05m)
    H: mínimo 28m (ou 105m)

    (as quantidades menores e maiores têm a ver com a quantidade de calor emitida pela lareira.
    Escolhi duas possibilidades: 4,8kW ou 9,0kW.)

    As dimensões da sua lareira aproximam-se das que se utilizaria numa sala com 35m2 (medidas menor OU maior são consoante a potência pretendida):
    A: 84cm (ou 1,00m)
    B: máximo 67cm (ou 78cm)
    C: entre 50cm (ou 59cm)
    E: máximo 13cm (ou 15cm)
    F: 67cm (ou 78cm)
    H: (mínimo) 9,5m (ou 21m)

    Portanto, para além da desproporção da altura / largura (e outras), a lareira é pequena para a sua sala.
    Quanto a isto haverá pouco a fazer...
    ( espere pelo § 4 )

    2.- EXTRACÇÃO FORÇADA NA COZINHA.
    Acho estranho ter apenas ventilação forçada na cozinha (e não ter nas casas de banho).
    De qualquer maneira, a chaminé não funcionará convenientemente se tiver as portas entre a sala e a cozinha aberta. A menos que tenha uma grelha para entrada de ar permanente (ou uma janela aberta) na cozinha.

    (com a porta da cozinha fechada, coloque uma folha de papel higiénico junto à frincha debaixo da porta, para ver se existe passagem de ar, e em que sentido.
    Em minha casa, se eu colocar uma folha de papel higiénico à porta da casa de banho, é imediatamente SUGADA lá para dentro!
    Se isto acontecer em sua casa, já sabe qual a causa do "problema" na lareira...)

    3.- AQUECIMENTO do tubo da chaminé
    Continuo a achar que tem de deixar queimar qualquer coisa (papel, cartão, pinhas, ...) durante o tempo suficiente para aquecer os QUARENTA E TAL METROS de altura de ar que está dentro do chaminé, antes de colocar lenha.
    Isto pode levar mais de 20 minutos.
    O ideal seria ter alguém na cobertura para avisar quando visse fumo (ou calor) a sair pelo tubo da vossa chaminé...

    4-- A PERITA em lareiras cá de casa faz a seguinte sugestão:
    Em vez de "baixar" a altura da boca da chaminé com um cartão, "SUBA O CHÃO". Isto é, coloque uma grelha, ou um grelhador de sardinhas, a uns 13cm do chão, e coloque os materiais a queimar em cima dessa grelha.

    5.- Como eu fiz um prédio com 14 andares, no concelho de Lisboa, cheio de lareiras, fiquei a pensar se você seria uma das minhas vítimas, digo, clientes. Mas depois lembrei-me que nesse prédio de apartamentos as lareiras têm recuperador de calor (uffff!). :-)

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MikasF


    Luís quero agradecer-lhe imenso pelo seu post. Este fim de semana irei de novo tentar, e com base no que escreveu. E deixarei aqui um feedback.
    Obrigado! E agradeça tb à Perita ;)

    Cumps
 
0.0254 seg. NEW