Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos. Tenho um apartamento T2 em Gaia que tive já foi minha habitação própria e depois por motivos familiares tive de deixar. Entretanto tive o apartamento alugados uns meses e ( alugueres nunca mais ) foi o suficiente para me dar cabo do AP. Agora vou meter o apartamento à venda mas precisava da v/ ajuda para a reparação de um chão de madeira que tenho no hall dos quartos e nos 2 quartos.
    A zona em frente à casa de banho está preta e um canto está a levantar junto a uma parede exterior.
    Questões:
    É possivel reparar o preto? Para isso preciso de afagar o chão na totalidade ou dá para ser e determinada zona apenas?
    Os Taco que estão a levantar basta levantar na totalidade rectificar e colar de novo? E que tipo de cola usar?

    Obrigado desde já pela ajuda.
      20170118_183045.jpg
  2.  # 2

    Preto entrada WC
      20170118_183056.jpg
  3.  # 3

    Canto a levantar.
      20170118_183121.jpg
  4.  # 4

    Mais um pormenor do canto.
      20170118_183133.jpg
  5.  # 5

    Colocado por: sergioemsBom dia a todos. Tenho um apartamento T2 em Gaia que tive já foi minha habitação própria e depois por motivos familiares tive de deixar. Entretanto tive o apartamento alugados uns meses e ( alugueres nunca mais ) foi o suficiente para me dar cabo do AP. Agora vou meter o apartamento à venda mas precisava da v/ ajuda para a reparação de um chão de madeira que tenho no hall dos quartos e nos 2 quartos.
    A zona em frente à casa de banho está preta e um canto está a levantar junto a uma parede exterior.
    Questões:
    É possivel reparar o preto? Para isso preciso de afagar o chão na totalidade ou dá para ser e determinada zona apenas?
    Os Taco que estão a levantar basta levantar na totalidade rectificar e colar de novo? E que tipo de cola usar?

    Obrigado desde já pela ajuda.

    Antes de mais tem de ver de onde vem a humidade. É esse o motivo do preto e também do levantamento do Parquet.
    É possível levantar somente os tacos afetados e colá-los de novo mas não é de todo aconselhável uma vez que não se vai conseguir aferir o real estado da betonilha no que a níveis de humidade diz respeito e correrá sempre o risco de que volte a acontecer noutro ponto da casa especialmente se a colagem inicial não foi bem feita.
    Quanto ao afagamento, a titulo pessoal não efetuo nem sugiro reparações pontuais salvo raras excepções. Em bom rigor deveria de afagar tudo aproveitando para renovar a totalidade do soalho. É um bocado a máxima do "já que tem de fazer, que faça bem de vez'.
  6.  # 6

    Bom dia. Antes de mais obrigado pela resposta.

    São zonas diferentes onde está levantado e onde está preto. O preto o motivo é o passarem a esfregona do wc com detergentes e vir à parte de fora ou seja sobre o parquet. O que está levantado é uma zona que já estava assim quando comprei o ap mas não dei mt importância mas já está assim há anos. Só que agora se vou reparar aproveito e reparo aquilo. Ou seja estimo que não tenho qualquer problema de humidade.

    Já agora para afagar a totalidade do soalho convém tirar rodapés e tudo certo? E a nivel de produtos a dar neste piso consegue dar-me uma ajuda?

    Obrigado
  7.  # 7

    Colocado por: sergioemsBom dia. Antes de mais obrigado pela resposta.

    São zonas diferentes onde está levantado e onde está preto. O preto o motivo é o passarem a esfregona do wc com detergentes e vir à parte de fora ou seja sobre o parquet. O que está levantado é uma zona que já estava assim quando comprei o ap mas não dei mt importância mas já está assim há anos. Só que agora se vou reparar aproveito e reparo aquilo. Ou seja estimo que não tenho qualquer problema de humidade.

    Já agora para afagar a totalidade do soalho convém tirar rodapés e tudo certo? E a nivel de produtos a dar neste piso consegue dar-me uma ajuda?

    Obrigado

    Consigo mas preciso de saber se o objectivo é ser você próprio a fazer o restauro?
  8.  # 8

    Sim exacto. O objectivo é ser eu a fazer. Embora não tendo propriamente experiência em madeira tenho um pouco de bricoleiro. Se me puder dar umas dicas agradeço.

    Obrigado desde já.
  9.  # 9

    Colocado por: sergioemsSim exacto. O objectivo é ser eu a fazer. Embora não tendo propriamente experiência em madeira tenho um pouco de bricoleiro. Se me puder dar umas dicas agradeço.

    Obrigado desde já.

    Já alguma vez usou uma afagadora?
  10.  # 10

    Sim já algumas vezes. Mas já foi há alguns anos quando trabalhava nas férias e ia tendo uns trabalhos ora com pedreiros ora com carpinteiros e asssim.
  11.  # 11

    Boa noite. Sempre me consegues dar umas dicas?
  12.  # 12

    Colocado por: sergioemsBoa noite. Sempre me consegues dar umas dicas?

    Sorry, esqueci-me completamente.
    Ora bem, vai ter de alugar uma afagadora.
    Sugiro que, antes do levantamento da máquina, faça uma inspecção tão rigorosa quanto possível ao cilindro de acoplamento das lixas e verifique se o mesmo não tem retraços ou mocadas de prévias utilizações.
    Sugiro também que leve uma régua de madeira para testar a forma como o cilindro|lixa poisa na madeira. Se for um cilindro de 200mm por exemplo, quando baixar o mesmo sobre a madeira, vai fazer um vinco na madeira. Esse vinco, tem de ser absolutamente certo e perceptível e deve ter os 200mm (ou muito aproximado). Ou seja, se o vinco estiver intermitente, o cilindro está descalibrado... Se estiver a vincar mais de um lado do que outro, o cilindro está descalibrado... Se só estiver a vincar de um lado, o cilindro está descalibrado, etc, etc
    Confirme também se o saco que vai recolher o pó não está furado ou rasgado.
    Pode alugar também uma afagadora de cantos mas se não tem experiencia não acho que seja muito boa ideia uma vez que a mesma marca a madeira com muita facilidade. Se o fizer, treine primeiro com lixa de grão muito alto para testar o manuseio da máquina.
    Na mesma toada, sugiro-lhe que comece o afagamento principal com lixa de grão 120 e com o cilindro levantado para se fazer á máquina. Quando sentir confiança, então baixe o cilindro e passe para a lixa de grão que achar adequado para efetuar um afagamento capaz. Eu, no seu caso e tendo pouca experiência talvez preferisse perder um bocado mais de tempo e evitar usar lixas com grão abaixo de 80 por forma a evitar algum desastre e também uma mais profunda linha perimetral junto aos rodapés para acertar. Seria também interessante e muito mais fácil retirar a totalidade dos rodapés para evitar rampear o soalho a todo o perímetro. Aproveita e vê se o soalho está pelo menos 7mm afastado das paredes a toda a volta. Não deve estar senão provavelmente não teria levantado tão facilmente.
    Quanto aos tacos levantados, provavelmente terão de levar acertos na largura pois não devem ter espaço para serem recolados.
    Sugiro que compre uma cola apropriada para recolar esse soalho. Sugiro-lhe algo na linha da sikabond 50 Parquet mas em versão salsichão pistolável. Aplique vários cordões de cola nos tacos e tente penteá-la com um pente pequeno.
    Isto para começar já tem muito com que se entreter.
  13.  # 13

    Se está a pensar vender e para quem compra não sinta que o trabalho está uma borrada, e pense que se o chão está assim, então como estará a casa, então contrate quem saiba e faça um trabalho em condições.
  14.  # 14

    Agora vou meter o apartamento à venda mas precisava da v/ ajuda para a reparação de um chão de madeira que tenho no hall dos quartos e nos 2 quartos.

    Um parquet bonito e bem afagado pode fazer a diferença da venda da casa, se alguma coisa correr mal, já disse que não tinha experiencia, a probabilidade de ficar pior é muita, portanto invista num afagador que vai depois recuperar o dinheiro na venda.
    • akka
    • 24 abril 2019

     # 15

    Queres vir a minha casa reparar chão preto?
  15.  # 16

    Colocado por: sergioemsSim já algumas vezes. Mas já foi há alguns anos quando trabalhava nas férias e ia tendo uns trabalhos ora com pedreiros ora com carpinteiros e asssim.


    Sempre conseguiu reparar o soalho? Qual o resultado?
 
0.0163 seg. NEW