Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Colocado por: nmex2

    ventilar, são 5 minutos, não é a manhã toda... e onde anda a inércia das casas com bom isolamento... ou o sistema de aquecimento (seja ele qual for) para dar o aquecimento necessário? e que teoricamente sera igual ao desses ventiladores... ou esses não trocam o ar frio também? (não considerando VMC de fluxo cruzado/reaproveitamento)


    Com é que com 5 minutos consegue o 0,4m3/h que é o minino exigido? eu duvido, mas fazendo as contas, uma casa com 150m2 com pé direito de 2,5 isso num dia dá uma necessidade de 3600m3 de ar por dia.
  2.  # 182

    Colocado por: ptuga

    Com é que com 5 minutos consegue o 0,4m3/h que é o minino exigido? eu duvido, mas fazendo as contas, uma casa com 150m2 com pé direito de 2,5 isso num dia dá uma necessidade de 3600m3 de ar por dia.


    ok, se vai para as "tecnalidades" das contas é capaz (ou não) de ter razão... até porque pode dar 0,39m3/h.. e não cumpre o exigido.

    por outro lado, e vendo alguns exemplos que vão aparecendo no fórum (e os outros todos que andam lá por fora) de casas que não ventilam, ou porque as pessoas não sabem, ou porque tem moscas, ou porque entra frio... acha mesmo que para o "japonês chamado manuel" estes sistemas são a solução, ANTES de educar as pessoas sobre os benefício de ventilar? (como alguém já disse, depois até fica cola lá metem, para não entrar o frio...)

    para pessoas preocupadas e/ou com o conhecimento (dos 0,4 ou do que for...) sem duvida.



    Conheço uma casa, onde estão instalados um sistema muito semelhante ao que o Pedro Barradas referiu... estão sempre fechadas... e quando quer ventilar a casa, como faz? abro a janela, claro! ;) as casas são contraídas com sistemas, mas esquecem-se do livro de instruções... fininho.. que se for grosso, ninguém lê.
  3.  # 183

    nmex2 eu n quero entrar em tecnicalidades, mas dizer que bastam 5 minutos, para mim leigo, é claramente insuficiente dada a importância que assunto tem. (como tão bem refere).

    Se me disser uma hora, ai sem duvida até partilho da sua opinião, mas nesse caso por muito bom que seja o isolamento e a inercia as temperaturas interiores vão levar uma machadada.
    • pjal
    • 25 junho 2018

     # 184

    bom dia a todos, por mais que falem em ventilação nunca vao estar todos de acordo vai ser impossível ,a verdade a que muita gente ignora o quanto um ventilação mecânica faz melhorar o ambiente em que se vive ,e também esta visto que que so tem em casa uma ventilação mecânica quem conhece e esta muito bem informado sobre .
  4.  # 185

    Colocado por: ptugaconsegue o 0,4m3/h
    0,4 renovações hors
    • VCAC
    • 25 junho 2018

     # 186

    Os utilizadores tendem a "esquecer-se" que ventilar um espaço é tão ou mais importante que climatizar, para o conforto dos ocupantes...
    Normalmente as pessoas preocupam-se maioritariamente em climatizar, pois o conforto é imediato e "sente-se" logo, ao passo que o conforto provocado pela ventilação não é normalmente imediatamente sentido pelo utilizador sendo o benefício provocado por uma boa qualidade do ar perceptível ao longo do tempo...
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 187

    Colocado por: pjalbom dia a todos, por mais que falem em ventilação nunca vao estar todos de acordo vai ser impossível ,a verdade a que muita gente ignora o quanto um ventilação mecânica faz melhorar o ambiente em que se vive ,e também esta visto que que so tem em casa uma ventilação mecânica quem conhece e esta muito bem informado sobre .

    Ou quem levou com ela na construção.
    Por aqui só tem quem levou com ela na construção. São simples e com um botão I e outro II. Basicamente está desligada, quando é preciso abrem as janelas.
    Talvez daqui a uns anos as coisas sejam diferentes. Mas ter um ventilador ou grelhas nas janelas ainda faz muita confusão a muita gente. Além disso condutas e filtros que precisam de ser limpos ou mudados?!
    sinceramente sou mais fã de grelhas e ventiladores de admissão em fachadas, sem tubos de insuflação ou extração.
  6.  # 188

    Colocado por: ptuganmex2 eu n quero entrar em tecnicalidades, mas dizer que bastam 5 minutos, para mim leigo, é claramente insuficiente dada a importância que assunto tem. (como tão bem refere).

    Se me disser uma hora, ai sem duvida até partilho da sua opinião, mas nesse caso por muito bom que seja o isolamento e a inercia as temperaturas interiores vão levar uma machadada.


    concordo :)

    e discutir se é 5 minutos ou umas hora, acaba por ser também uma tecnicalidade. Ontem estava uma brisa do quadrante certo, janelas abertas em faces opostos e ventilou em 2,23 minutos,,, hoje, que nem uma brisa corre, tudo aberto e já vai em 84,47 minutos e ainda não renovou nada.

    se é mais cómodo ter mecânico automático e afins, sem duvida. Mas ser rico e não trabalhar, dizem que também é, só não é para todos.
  7.  # 189

    Sistemas "melhores" tipo Daikin Emura
    https://www.daikin.pt/pt_pt/product-group/air-to-air-heat-pumps/emura.html

    Não farão uma "limpeza" e renovação do ar nas divisões onde estiverem ?
    •  
      skypt
    • 26 junho 2018 editado

     # 190

    Colocado por: skyptrenovação do ar nas divisões onde estiverem ?


    Esta é a questão real.

    ..
    o resto, sim concordo...
    Puro marketing ;-)
  8.  # 191

    A 60-100€ cada filtro desses DYSON + os 600€ do aparelho... fica a brincadeira barata...
    Mais vale ter um Ar condicionado equipado com HEPA e UV...
  9.  # 192

    Colocado por: rigsyImagino que uma solução destas tenha que ser combinada de início com o fornecedor das caixilharias. Pela tua experiência, costumam ser receptivos a soluções destas?


    Sim, tem de ser combinado, pelo menos, uns minutos antes de se começar a cortar perfis para produzir a caixilharia (lol).

    Quem? Os serralheiros? 95% deles só conhece aqueles ventiladores de 10€, que ventilam pouco ou nada e não são nem auto-reguláveis nem sequer reguláveis, são só do tipo on-off.
  10.  # 193

    Colocado por: Pedro Barradasaplicação de caso real dosSOFI swing control( mais económicos, cerca de 70€/m..)
    MAS BOM,BOM é o material disponibilizado pela RENSON. mas com preços "astronáuticos ;)


    Só gastávamos da Renson antes da Sofi se ter aventurado pela área dos ventiladores. Depois disso, muitos dos fornecedores que vendiam Renson, passaram a vender só Sofi.

    Quais foram as diferenças que notaste? É que já lá vão uns anos e não tenho ideia de serem assim tão diferentes. Talvez a qualidade dos plásticos, não?
    • box
    • 10 julho 2018

     # 194

    • nsf
    • 10 julho 2018

     # 195

    Colocado por: boxhttps://www.fantinicosmi.it/prodotto/aspirvelo-air-ecocomfort-rf/

    Por quanto é que fica uma coisa dessas?
    Se for com outras semelhantes que já vi (que tem que se aplicar umas quantas na casa) fica bem mais caro do que um sistema VMC..
    • box
    • 10 julho 2018

     # 196

    master 160mm 250€
    slave 160mm 200€
    1 master + 4 slaves ~1050€

    mas existem outras marcas
    SUEDWIND: Ambientika Solo – Decentral Room Ventilation with Heat Recovery/93%), 160 mm, 60 m³/h
  11.  # 197

    Existem dezenas de marcas com esses aparelhos.
    Concordam com este comentário: box
    • box
    • 10 julho 2018

     # 198

    Colocado por: jorgealvesExistem dezenas de marcas com esses aparelhos.

    já instalou algum? tem feedback sobre os mesmos?
  12.  # 199

    Colocado por: box
    já instalou algum? tem feedback sobre os mesmos?
    nunca apliquei nenhum porque é uma solução de recurso para obra existente, em obra nova qualquer vmc centralizada é melhor e até pode ser muito mais barata.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box
  13.  # 200

    Colocado por: two-rokQuais foram as diferenças que notaste? É que já lá vão uns anos e não tenho ideia de serem assim tão diferentes. Talvez a qualidade dos plásticos, não?

    As diferenças serão as características tecnicas e o design entre ambos. a RENSON, tem melhores caracteristicas... em especial de atenuação acústica.
 
0.0445 seg. NEW