Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    eu em principio não posso tirar o filtro e ficar a passar directo, ou então arranjar um filtro com maior passagem.
  2.  # 62

    a maioria das vezes eu desligo o erro no controlador e a bomba funciona normalmente sem fazer qualquer limpeza.
  3.  # 63

    Colocado por: rotiv2010muito pouca sujidade. Mas o erro aparece normalmente quando esta mais frio.
    então é erro da maquina seja motivada por avaria do sensor ou do calculador ou parametrização.
  4.  # 64

    mas só acontece quando a temperatura exterior é muito baixa.
  5.  # 65

    Qual é a bomba?
  6.  # 66

    Solius Thermabox Reversivel 2012.09
  7.  # 67

    Tenho finalmente o meu aquecimento a funcionar, PRH da Uponor e bomba Panasonic. Ainda não estou lá a viver, mas deixei desde ontem o piso a puxar 23°, e esta noite fui lá espreitar.

    Calor muito agradável, mas no silêncio da noite, ouve-se um ruído branco do sistema a funcionar, penso ser a circulação de água.

    Penso que ouvi o engenheiro que foi fazer o arranque da BC disse que deixou a BombaCirc Evosta3 "no máximo".

    Quais as minhas opções para reduzir esse tudo branco de fundo? Creio que o técnico da Uponor ainda lá vai voltar, o que lhe tenho de dizer?
    • SrR
    • 5 maio 2022

     # 68

    Colocado por: Pablo OSbomba Panasonic
    maquinao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pablo OS
  8.  # 69

    Colocado por: Pablo OSBombaCirc Evosta3 "no máximo".
    vai ter que a regular para a perda de carga pretendida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pablo OS
  9.  # 70

    Epa, essa foi demasiada areia para a minha camioneta. O que é perda de carga?
  10.  # 71

    Colocado por: Pablo OSperda de carga
    muito resumido podemos dizer que será a forca que o circulador terá que vencer para fazer circular agua pelo circuito nas condições necessárias para ter o rendimento desejado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pablo OS
    • SrR
    • 8 maio 2022 editado

     # 72

    E pra ja contente c o prh?
  11.  # 73

    Colocado por: jorgealvesmuito resumido podemos dizer que será a forca que o circulador terá que vencer para fazer circular agua pelo circuito nas condições necessárias para ter o rendimento desejado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pablo OS


    Bem explicado, faz obviamente sentido. Quem configurou a bomba circuladora foi o engenheiro da BC, mas espero que os técnicos da PRH q ainda aqui vão passar possam saber calcular o valor certo, e isso reduza o ruído.

    Além da velocidade de circulação, pode haver outras razões para se sentir o ruído de noite? Ar na canalização?
  12.  # 74

    Colocado por: SrRE pra ja contente c o prh?

    Para além da questão do ruído, o aquecimento pareceu-me bem, mas esta é a pior altura do ano para avaliar isso.
  13.  # 75

    Colocado por: Pablo OSo engenheiro da BC, mas espero que os técnicos da PRH
    quando são entidades diferentes raramente se acerta pois cada qual tem a sua abordagem.
  14.  # 76

    Colocado por: jorgealvesquando são entidades diferentes raramente se acerta pois cada qual tem a sua abordagem.

    Mais uma razão para eu me envolver, até por que sou fico lá. Além da velocidade da bomba circuladora, poderá haver outros factores que poderia chamar atenção? Pode haver ar e isso poder ser uma hipótese a avaliar? Algo mais q tenha sentido?

    Em última análise possui ser eu que sou mais sensível, e ser um nível tudo normal. Nunca estive num local com PRH em silêncio para avaliar.
    • SrR
    • 10 maio 2022

     # 77

    Colocado por: Pablo OS
    Mais uma razão para eu me envolver, até por que sou fico lá. Além da velocidade da bomba circuladora, poderá haver outros factores que poderia chamar atenção? Pode haver ar e isso poder ser uma hipótese a avaliar? Algo mais q tenha sentido?

    Em última análise possui ser eu que sou mais sensível, e ser um nível tudo normal. Nunca estive num local com PRH em silêncio para avaliar.
    os colectores estao aonde? Por vezes há malta mais sensível e ouve algum barulho da circulação, em ultimo recurso e depois de fazer a regulação dos caudais e da bomba pode forrar o interior na caixa de colectores com lã de rocha.
  15.  # 78

    Boa noite. Sou muito novo aqui, vim aqui parar por recomendação de um amigo que já é seguidor do fórum há muito tempo. Não sei se é o tópico indicado para a minha situação, mas aqui vai. Tenho a minha moradia em
    Início de construção, ando às voltas com orçamentos de piso radiante. E queria saber se a proposta que recebi se encaixa dentro dos valores normais.
    A casa é na zona de Coimbra. O orçamento contempla o piso radiante que também faz frio e ligação a recuperador a lenha . Agradecia opinião, se está completo ou incompleto e se os valores estão dentro do normal. Desde já obrigado.
      00BED5B1-943C-40C4-B554-D803006C99F2.jpeg
      85A916AE-5584-4BE1-9DA8-FA767016E4D5.jpeg
  16.  # 79

    Colocado por: SrRos colectores estao aonde? Por vezes há malta mais sensível e ouve algum barulho da circulação, em ultimo recurso e depois de fazer a regulação dos caudais e da bomba pode forrar o interior na caixa de colectores com lã de rocha.


    Os colectores estão no corredor, mas eu fechei-me num quarto, eu diria que o barulho vem da agua a passar pelo PRH no chão em si. Repito, em silencio absoluto (a casa é no campo e está ainda desabitada). O ruido q ouço creio ser igual à casa do meu sogro que tem aquecimento tradicional com radiadores, e onde as tubagens foram feitas à posteriori, e estão à vista, fora da parede.
  17.  # 80

    Colocado por: Joaoprego123Boa noite. Sou muito novo aqui, vim aqui parar por recomendação de um amigo que já é seguidor do fórum há muito tempo. Não sei se é o tópico indicado para a minha situação, mas aqui vai. Tenho a minha moradia em
    Início de construção, ando às voltas com orçamentos de piso radiante. E queria saber se a proposta que recebi se encaixa dentro dos valores normais.
    A casa é na zona de Coimbra. O orçamento contempla o piso radiante que também faz frio e ligação a recuperador a lenha . Agradecia opinião, se está completo ou incompleto e se os valores estão dentro do normal. Desde já obrigado.
      00BED5B1-943C-40C4-B554-D803006C99F2.jpeg
      85A916AE-5584-4BE1-9DA8-FA767016E4D5.jpeg


    Se te percebi, vais por PRH para quente e frio, mas queres ter duas fontes de energia:
    > Bomba Calor Carrier
    > Recuperador de calor a lenha

    Não percebo muito disto, pelo que só faço perguntas:
    - 7.2Kw será suficiente para esse piso todo?
    - como vais gerir a temperatura do recuperador de calor (q pode variar mt) para as baixas temperatura estáveis do PRH?
    - Vais fazer tb AQS com esta solução?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joaoprego123
 
0.0260 seg. NEW