Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá
    Tenho uma dúvida que gostava que me ajudassem se for possível.
    Estou prestes a iniciar a construção de uma casa, vou construir num terreno dos meus pais. Iniciei o processo em nome do meu pai ,fiz o destaque já estando aprovado pela câmara. Entretanto eu e o meu marido em conjunto com os meus pais fomos ao notário para fazer a doação do terreno pagamos a taxa até aqui tudo certo. A dúvida começa aqui e está relacionada com as Finanças, eu sendo filha estou isenta de imposto , no entanto quanto terá de pagar o meu marido de impostos sabendo de antemão que o terreno foi avaliado em 30000€?

    Obrigada pela ajuda desde já
  2.  # 2

    É doacao ? Se sim , o seu marido não paga nada ... o terreno será sempre seu . So a casa será dos dois .
    Terão e de pagar impostos de selo por cada doador!
  3.  # 3

    Tem é de pagar o imposto de selo . Se o terreno está em nome de ambos os seus pais vai pagar o imposto de selo X dois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SusanaM
    •  
      damned
    • 21 janeiro 2017 editado

     # 4

    Colocado por: enf.magalhaesÉ doacao ? Se sim , o seu marido não paga nada ... o terreno será sempre seu . So a casa será dos dois .
    Terão e de pagar impostos de selo por cada doador!


    Se forem casados em comunhão geral, o terreno é dos dois também, mesmo sendo doação. Só não o seria dos dois se no ato da doação esta fosse feita com;
    - Cláusula de incomunicabilidade;
    - Cláusula de reversão ou fideicomissária
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SusanaM
  4.  # 5

    Colocado por: enf.magalhaesÉ doacao ? Se sim , o seu marido não paga nada ... o terreno será sempre seu . So a casa será dos dois .
    Terão e de pagar impostos de selo por cada doador!


    Sim foi feita doação dos meus pais para mim e o meu marido
  5.  # 6

    Colocado por: damned

    Se forem casados em comunhão geral, o terreno é dos dois também, mesmo sendo doação. Só não o seria dos dois se no ato da doação esta fosse feita com;
    - Cláusula de incomunicabilidade;
    - Cláusula de reversão ou fideicomissária


    Mas a doação no notário foi feita para mim e o meu marido, ficou no nome dos dois
  6.  # 7

    No meu caso , contratei um advogado para tratar disso tudo da doacao do terreno dos meus sogros a minha esposa . Doacao por conta de herança futura . O que ele disse é que em caso de divórcio o terreno será sempre da esposa e nao entra nas contas para divisão de bens . Nao entra nas contas o valor do terreno + casa mas apenas o valor da casa ! Foi assim que explicou.
    Pagamos o imposto de selo ( 180 euros por cada doador ( que foram dois , a minha sogra e o meu sogro)
    •  
      damned
    • 21 janeiro 2017 editado

     # 8

    Colocado por: SusanaM

    Mas a doação no notário foi feita para mim e o meu marido, ficou no nome dos dois


    Você está isenta mas se o marido está na doação no caso dele (creio) que terá de pagar 10% sobre o valor de mercado e sobre esse valor de 10% pagará ainda 0,8% adicionais.
    •  
      damned
    • 21 janeiro 2017 editado

     # 9

    Colocado por: enf.magalhaesNo meu caso , contratei um advogado para tratar disso tudo da doacao do terreno dos meus sogros a minha esposa . Doacao por conta de herança futura . O que ele disse é que em caso de divórcio o terreno será sempre da esposa e nao entra nas contas para divisão de bens . Nao entra nas contas o valor do terreno + casa mas apenas o valor da casa ! Foi assim que explicou.
    Pagamos o imposto de selo ( 180 euros por cada doador ( que foram dois , a minha sogra e o meu sogro)


    Pois... Olhe, eu também sei de alguns casos onde o terreno era só de um e deu problemas sérios posteriormente por causa da casa não dar para dividir do terreno (claro está), digamos assim... O resultado num dos casos é que a casa ficou somente para quem era detentor único do terreno.. e mais não digo, isto dos divórcios nem sempre é tão limpo quanto isso, limpo mesmo é como eu disse, é o terreno ser dos dois à partida.

    Bastava estar casado em comunhão geral e já era seu por direito SE não fosse doado com as clausulas que mencionei, era mais seguro para si.

    Os bancos normalmente não emprestam dinheiro para casas nessa situação em particular, precisamente por causa destes "problemas", estou a falar com conhecimento de causa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Imsei
  7.  # 10

    Colocado por: damned

    Pois, eu também sei de alguns casos onde o terreno era só de um e deu problemas sérios posteriormente por causa da casa não dar para dividir do terreno, digamos assim. O resultado é que a casa ficou somente para quem era detentor único do terreno.. e mais não digo.

    Os bancos normalmente não emprestam dinheiro para casas nessa situação em particular, precisamente por causa destes "problemas".


    Por ser exigência do banco é que a doação foi feita no nome dos dois . É um absurdo os 10% é mesmo um verdadeiro roubo
    Concordam com este comentário: damned
  8.  # 11

    Colocado por: enf.magalhaesNo meu caso , contratei um advogado para tratar disso tudo da doacao do terreno dos meus sogros a minha esposa . Doacao por conta de herança futura . O que ele disse é que em caso de divórcio o terreno será sempre da esposa e nao entra nas contas para divisão de bens . Nao entra nas contas o valor do terreno + casa mas apenas o valor da casa ! Foi assim que explicou.
    Pagamos o imposto de selo ( 180 euros por cada doador ( que foram dois , a minha sogra e o meu sogro)


    Então nunca teve o terreno no seu nome? Só mesmo a casa? O banco exigiu_nos o terreno em nome dos dois
  9.  # 12

    Colocado por: SusanaMenf.magalhaes


    O enf.magalhaes pode não ter tido de recorrer ao banco, ou não de uma forma onde hipoteca fosse exigida. Mas ele logo dirá.
  10.  # 13

    Primeiro não penso no divórcio. Acho que ninguém pensa . Mas se tal acontecesse também não queria a minha parte do valor do terreno porque efectivamente ele provêm da herança da esposa . Por isso o justos sera sempre dividir o valor da casa . Nem Faria sentido pelo menos para mim ficar eu com casa num terreno que foi adquirido pela família dela .
  11.  # 14

    Não tenho qualquer tipo de empréstimo ou relação desse tipo com uma entidade bancária, nem nunca tive .nesse aspecto não a posso ajudar porque não tenho experiência nisso.
  12.  # 15

    Colocado por: enf.magalhaesPrimeiro não penso no divórcio. Acho que ninguém pensa . Mas se tal acontecesse também não queria a minha parte do valor do terreno porque efectivamente ele provêm da herança da esposa . Por isso o justos sera sempre dividir o valor da casa . Nem Faria sentido pelo menos para mim ficar eu com casa num terreno que foi adquirido pela família dela .


    Certo, nem estamos a falar de ficar com o que não é seu.

    Mas certamente também não acha correcto que a casa fique só para o detentor único do terreno, sendo esta construída com o esforço do casal.

    Mas foi isso que aconteceu.

    Você não pensa no divorcio, mas contratou um advogado para tratar da doação e foi lhe explicado esse "pormaior" :)
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes
  13.  # 16

    Não penso nisso , mas convém estar informado 😃
    •  
      damned
    • 21 janeiro 2017 editado

     # 17

    Colocado por: SusanaM

    Por ser exigência do banco é que a doação foi feita no nome dos dois . É um absurdo os 10% é mesmo um verdadeiro roubo
    Concordam com este comentário:damned


    Se fosse casada em comunhão de bens geral a doação podia ter sido feita somente em seu nome. Sendo que legalmente o terreno seria também do marido! Evitava esses 10%... o terreno era doado e escriturado somente em seu nome e o banco já não se opunha, porque o banco sabe que no caso de divorcio (e é isso que os preocupa, ao banco) o marido era dono do terreno de igual forma.
  14.  # 18

    Pelo menos livrei-me dos 10%
    Concordam com este comentário: damned, SusanaM
  15.  # 19

    Colocado por: SusanaM

    Por ser exigência do banco é que a doação foi feita no nome dos dois . É um absurdo os 10% é mesmo um verdadeiro roubo
    Concordam com este comentário:damned

    Também tenho um terreno que será doado pelo meu pai e fui alertada por um colega meu que trabalha no banco sobre a questão da doação no caso de pedir empréstimo.
    Não sei se alguma vez leram sobre a chamada doação com colação? Tanto quanto sei (li) no meu caso tendo irmãos a doação feita nestes moldes irá contar no futuro como já sendo algo meu, tendo de ser descontado o que já recebi da totalidade que teria direito. Imaginemos que o que foi doado valia 10K€ e por direito cada irmão teria 30K€, no meu caso já só recebia 20K€ uma vez que os 10K€ já tinham sido doados.
    Corrijam me se estiver errado!!!
  16.  # 20

    Alertado...a escrita inteligente sempre no seu melhor
 
0.0227 seg. NEW