Iniciar sessão ou registar-se
    • ljm1
    • 26 janeiro 2017 editado

     # 1

    ola pessoal tenho pesquisado o forum e acho muito interessante.
    aminha pergunta è a seguinte, na minha moradia tenho eletricidade de 15 anperes trifazicos sendo 3 fases de 15 anperes, e quando utilizo muita energia è sempre o dijuntor geral que cai.
    gostaria de saber se è normal? o eletricista diz que è normal que o dijuntor geral è mais fraco que os outros, e que tenho de aumentar a potencia.
    obrigado atodos por uma resposta
  1.  # 2

    Tem necessidade de alimentação trifásica? Se não tem, passe para monofásica com a mesma potência e terá o seu problema resolvido.
    • ljm1
    • 26 janeiro 2017

     # 3

    sim tenho muitos eletrodomesticos, e a moradia tem 600m2 mas o problema è que quando uma fase sö atinge os 15 anperes o geral dispara, e tenho uma media de 50 dijuntores mas è sempre o geral que cai? sera que è normal???
  2.  # 4

    Colocado por: ljm1sim tenho muitos eletrodomesticos, e a moradia tem 600m2 mas o problema è que quando uma fase sö atinge os 15 anperes o geral dispara, e tenho uma media de 50 dijuntores mas è sempre o geral que cai? sera que è normal???


    Pode ter mil electrodomésticos e nenhum deles ser trifásico.

    Tem algum electrodoméstico que lhe exija que a alimentação seja trifásica?

    Se a resposta for "não" peça ao seu fornecedor de electricidade para lhe dar alimentação monofásica e tem o problema resolvido.
    Concordam com este comentário: joalage
  3.  # 5

    Boas ljm1

    Mais uma vez, tem algum equipamento trifásico?
    Electrodomésticos, pode ter 100, regra geral são todos monofásicos.
    Caso tenha algum motor( piscina, furo, rega, ...) ou algum ferramenta( máquina de soldar) que só trabalham com trifásica?

    Resumindo se não tiver nenhum equipamento de alimentação trifásica, passe para monofásico. Mas os 15A( ou 3,45KVA) de potencia contratada não serão suficientes para: "tenho muitos eletrodomesticos, e a moradia tem 600m2". Quem tem uma casa assim não deve esperar uma factura igual a um T3.

    Só a EDP sabe o dinheiro que ganha à conta de clientes que pagam trifásica sem necessidade... de certeza que tem muitos zeros.
  4.  # 6

    Colocado por: miguel14Mas os 15A( ou 3,45KVA) de potencia contratada não serão suficientes para: "tenho muitos eletrodomesticos, e a moradia tem 600m2".


    Segundo percebi, são 15 A por fase, logo 45 ao todo. Deverá chegar em princípio.
    • ljm1
    • 27 janeiro 2017

     # 7

    obrigado a todos pelas dicas, mas tenho a casa equipada para un dia meter o ar condicionado, e o eletricista disse que un dia para nao ter problemas tinha que ser luz trifasica.
    mas a minha questao è a seguinte se meter 20 anperes no geral?? como os restantes so tem em media 16amperes , se eu altrupassar a energia so vai o pequeno dijuntor abaixo por exemplo o de 16A e o geral nao dispara?
    se me faço entender custame è que o geral desarma senpre en primeiro e è chato porque despograma tudo,
    sera que au aumentar os anperes da rua resolvo o problema???? obrigado
  5.  # 8

    Colocado por: miguel14Boas ljm1

    Mais uma vez, tem algum equipamento trifásico?


    Se não tem, de facto não faz grande sentido. E a alteração interior prende-se apenas com o disjuntor geral.


    Colocado por: ClioII

    Segundo percebi, são 15 A por fase, logo 45 ao todo. Deverá chegar em princípio.


    Depende, se numa das fases estiver a consumir mais de 15A, dispara.
    Concordam com este comentário: tiyxu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helderdls
  6.  # 9

    Colocado por: PedroBorgaDepende, se numa das fases estiver a consumir mais de 15A, dispara.


    Evidentemente é isso que está a acontecer, amigo. Por isso é que estou farto de recomendar que mude para monofásico mantendo a potência contratada, fica com 45A agregados.
  7.  # 10

    É incrível que as pessoas ouvem o prefixo "tri" e acham que é logo melhor e mais potente...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ljm1
    • ljm1
    • 27 janeiro 2017

     # 11

    nao tenho equipamentos trifasicos, esatamente tenho 15a por fase total 45anperes , mas praticamente todos os dijuntores ten 16a ou mais excluindo a eluminaçao, e como o dijuntor jeral so tem 15 a è mais fraco que os outros e por isso despara.
    sera que eu aumentar o geral para 20a, fica mais resistente que os de 16a ou nao????
    • ljm1
    • 27 janeiro 2017

     # 12

    mas monofasica so podemos ter 30 anperes ou mais???
  8.  # 13

    Colocado por: ljm1uipamentos trifasicos, esatamente tenho 15a por fase total 45anperes , mas praticamente todos os dijuntores ten 16a ou mais excluindo a eluminaçao, e como o dijuntor jeral so tem 15 a è mais fraco que os outros e por isso despara.
    sera que eu aumentar o geral para 20a, fica mais resistente que os d


    Esse disjuntor geral que dispara é o limitador da EDP, ou não?
    Ponha foto.
    • XR2i
    • 27 janeiro 2017

     # 14

    @miguel14 tenho quase a certeza que o preço do trifásico é exactamente igual ao monofásico.

    O que paga é a potência contratada, logo é igual para os 2.
    • ljm1
    • 27 janeiro 2017

     # 15

    sim è o è o da edp.
    neste momento pago en media 14euros taxa e se meter 20a pago 19 euros...
    • ljm1
    • 27 janeiro 2017

     # 16

    nao consigo meter a foto?? nao sei porque
  9.  # 17

    Colocado por: ljm1sim è o è o da edp.
    neste momento pago en media 14euros taxa e se meter 20a pago 19 euros...


    Se é o da EDP que dispara, já está mais do que visto: o problema não é da sua instalação, é da potência contratada. Você tem 10.35 kVA de potência contratada em trifásico. Mantenha a potência contratada para pagar o mesmo, mas em monofásico, e terá o problema resolvido.

    Só tem de ter em atenção que de facto pode dispensar o trifásico (motores trifásicos, bombas trifásicas, climatização trifásica, etc...).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ljm1
    • ljm1
    • 27 janeiro 2017

     # 18

    Obrigado a todos vou pensar melhor, o problema é se un dia meto uma bomba de calor não sei se aguenta em monofásica, ou deixo assim e meto 20A por fase.. obrigados a todos pelas dicas
  10.  # 19

    Colocado por: ljm1Obrigado a todos vou pensar melhor, o problema é se un dia meto uma bomba de calor não sei se aguenta em monofásica, ou deixo assim e meto 20A por fase.. obrigados a todos pelas dicas


    No dia em que precisar de subir à potência contratada, muda. É de borla...
  11.  # 20

    Colocado por: ljm1obrigado a todos pelas dicas, mas tenho a casa equipada para un dia meter o ar condicionado, e o eletricista disse que un dia para nao ter problemas tinha que ser luz trifasica.
    Tem a certeza que ele era eletricista?
    Tenho, monofásico, 25A, Ar Condicionado, carro elétrico a carregar em casa, e nada de gás, tudo elétrico!
    Obviamente que não posso ter tudo ligado ao mesmo tempo....

    O seu problema é ter trifásico, basta uma das fases atingir a potência máxima que fica ás escuras.
    Aumentar a potência contratada resolve, mas vai pagar mais.
    Resumindo, a sua instalação não está optimizada para trifásico, logo o melhor é passar para mono.
 
0.0201 seg. NEW