Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, estou a pensar em iniciar um novo projecto para aproveitar uma lareira aberta que só uso no inverno para aquecer os pés, ja que o ar condicionado é muito bom mas não aquece os pés.
    Assim sendo surgiu uma sugestão de um amigo, o porque de eu não aproveitar o calor da lareira para aquecer a agua, sendo assim pedia a vossa ajuda para ideias e projectos para uma instalação deste tipo, uma coisa simples.
    Já estive a pesquisar e sei que vou precisar de uma serpentina e de um cilindro para servir de acumulador de agua quente alem das tubagens,claro, este tipo de instalaçao penso que nao requer um tecnico credenciado, uma vez que eu dou um jeito em pichelaria acham que existe algum risco neste tipo de instalaçoes, desde ja agradeço as vossas sugestoes e opinioes, obrigado.
    obs. De momento tenho esquentador a gaz de botija, mas estou a pensar de num futuro breve instalar um sistema solar.
  2.  # 2

    Se está a pensar num sistema solar então pense numa coisa com princípio, meio e fim para depois não andar a deitar dinheiro fora. Cuidado com essas instalações, pois pode ter sobrepressões (=explosão se não fro prevenido) e água demasiado quente (=queimaduras e tubagens estragadas se não for prevenido) numa lareira que queima sem controlo algum.
  3.  # 3

    antigamente fazia-se o que eu chamava de bailarinas nas lareiras, basicamente é uma rede de tubo que se coloca ali na zona do lume e brasas!!
  4.  # 4

    tipo isto!
      116.jpg
  5.  # 5

    ou isto
      117.jpg
  6.  # 6

    Colocado por: Anonimo06082021
    bailarinas é outra coisa,é um acumulador com uma pequena fornalha por baixo.
    eu sei. ja por isso é que eu escrevi no meu post, que era como eu chamava ou chamo , nunca conheci outro nome para aquilo
 
0.0087 seg. NEW