Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    No res do chão tenho placa inducao, forno e micro ondas, maquina lavar loiça, tv e aparelhagem de cabo, pc's e afins de escritorio, mais um termoventilador de 2400w que se liga no inverno. Na cave tenho acumulador de aqs solar daikin mais bomba circuladora, esquentador mas a gas, e maquinas de lavar e outra de secar, mais o motor da aspiracao central. No 1o piso tenho 2 termoventiladores de 2400w que ligo a noite. Tenho quadro mono de 6.9 que dispara mal ligo o forno se tiver os termoventiladores a funcionar também..... Aumento para 10 ou 'intervenciono' o quadro?
  2.  # 22

    Colocado por: mcvUma pergunta final: trocando para monofásica não haverá stress com a bomba de água suja da fossa?


    É melhor verificar se essa bomba é monofásica senão terá que comprar uma nova monofásica para depois pedir o contador monofásico. No disjuntor trifásico está lá escrito "cave" que deve ser essa bomba.
    Se tiver que manter o trifásico, basta-lhe separar as fases das duas máquinas que fazem disparar o disjuntor da EDP. Isto é ligar uma das máquinas numa das fases e a outra noutra fase diferente (tem 3). Qualquer electricista lhe faz isso num instante.
    • NBA
    • 29 janeiro 2017

     # 23

    Colocado por: engjorgeguedesNo res do chão tenho placa inducao, forno e micro ondas, maquina lavar loiça, tv e aparelhagem de cabo, pc's e afins de escritorio, mais um termoventilador de 2400w que se liga no inverno. Na cave tenho acumulador de aqs solar daikin mais bomba circuladora, esquentador mas a gas, e maquinas de lavar e outra de secar, mais o motor da aspiracao central. No 1o piso tenho 2 termoventiladores de 2400w que ligo a noite. Tenho quadro mono de 6.9 que dispara mal ligo o forno se tiver os termoventiladores a funcionar também..... Aumento para 10 ou 'intervenciono' o quadro?


    Se fosse eu pedia um aumento de potência contratada de 6,9 Kva (30 Amperes) para 10,35 KVA (45 Amperes) que é o máximo de potência monofásica. Acresce-lhe 15 cêntimos por mês de potência contratada. Se mesmo assim ficar mal servido (o que duvido) só depois pensaria em passar para trifásico (cuidado que a sua moradia pode não ter instalação trifásica entre o contador e o quadro o que levaria a ter que elaborar projeto de electricidade e posterior vistoria pela entidade competente).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: engjorgeguedes
  3.  # 24

    Colocado por: mcv
    Uma pergunta final: trocando para monofásica não haverá stress com a bomba de água suja da fossa?

      Veja a placa de identificação da bomba, normalmente costuma ter lá essa informação, se não conseguir perceber tente meter aqui uma foto..
      Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
      • tiyxu
      • 29 janeiro 2017 editado

       # 25

      Colocado por: ktm333
      O sistema Monofásico funciona apenas com 3 cabos, a Terra, a Fase e o Neutro, o sistema Trifásico, como o nome indica funciona com 3 fases, um Terra e um Neutro, ou seja 5 cabos. Como as suas máquinas são Monofásicas o que acontece é quetem as duas máquinas ligadas na mesma fasecomo se de um sistema monofasico se tratasse, acontece que na verdade não tem os 10,35 kva em cada fase mas sim divididos pelas 3 fases, ou seja tem 3,45KvA em cada fase, tendo as duas máquinas ligadas ao mesmo tempo ultrapassa esses 3,45KvA, o que faz o diferencial da EDP disparar porque está a consumir mais do que o contratado(naquela fase), se mudar para monofasico e potencia de 6,9KvA, fica com os 6,9KvA disponíveis para as duas máquinas e restantes equipamentos da casa.. Acho que é isto e que deu para perceber, mas sei que é um bocado confuso..
      Concordam com este comentário:tiyxu,Fabio Piedade,NBA
      Boas, explicação e boua mas tomem conta que todo que functiona com corente trifazico e mais eficiente de que mono fazico só precisa de distribuir melhor estas coisas pelas 3 fazes assim nao vai ter problemas tem de ver se de tal disjuntor depois de contador saiem 3 fios ou 5 se saiem 5 e facil de rezolver e redistribuir a carga, cazo contrario tem de chamar os da edp para lhe por um disjuntor 3 fazico e só apartir de ai pode fazer essa coreta distribuição de potencia pelas 3fazes...na esquece o trifazico e sempre mais eficciente de que monofazico e depois se pasar por monofazico tudo que tiver 3fazico tem de ser trocado=mais despensa...+mandobra e tempo perdido e dinhero...
    •  # 26

      Tenho possibilidade de trifásica. Mas optei por quadro mono de 6.
      Intervenciono o quadro como?
    •  # 27

      Boa noite

      Procurava informação/esclarecimento sobre contadores monofásicos vs trifásicos.
      Tenho um a moradia em fase de acabamentos que tem instalado um contador monofásico;
      O aquecimento é feito por piso radiante com bomba de calor e placas solares para o aquecimento da água.
      Compramos os electrodomesticos e recentemente veio o técnico fazer a instalação da placa de indução. Quando viu a instalação disse que que a placa era trifásica e que teria que mudar o contador para trifásico caso contrário não poderia utilizar toda a sua potência.
      Contactei o electricista que me disse que isso era um disparate.
      Neste momento estou um bocadinho "no meio da ponte".
      Será que alguem me pode esclarecer melhor este assunto?
      Obrigada
    •  # 28

      As placas podem ser ligadas em monofásico ou trifásico, é usar a ligação correspondente ao que tem.
      Concordam com este comentário: sergio_pintas
    •  # 29

      O electricista está certo, o instalador da placa é um nabo.
    •  # 30

      Esqueça o técnico, o electricista é que tem razão, é electricista por isso mesmo...
    •  # 31

      Boa tarde. Eu tenho um contador 3.45kw, mas precisava de colocar eletricidade trifasica em casa, para além de mudar o contador, alguém sabe se também se tem de mudar a instalação do quando geral?
    •  # 32

      Naturalmente que vai ter de fazer alterações sérias à instalação, pois passará a ter 3 fases em vez de uma que precisam ser distribuídas / balanceadas, além de que a cablagem que vai do contador até ao seu quadro tem de ser substituída.

      Além do mais a mudança de mono para trifásico obriga quase de certeza a certificação.
    •  # 33

      Tenho ideia que a potência mínima disponível em trifásico é 6,9KVA, portanto tem de saber qual é a PMA atual.
    •  # 34

      Colocado por: elfo106Tenho ideia que a potência mínima disponível em trifásico é 6,9KVA, portanto tem de saber qual é a PMA atual.

      O que é o pma?
    •  # 35

      Potência máxima admissível, ou seja o máximo que consegue contratar.

      Já agora para que necessita de trifásico?
    •  # 36

      Colocado por: VarejotePotência máxima admissível, ou seja o máximo que consegue contratar.

      Já agora para que necessita de trifásico?

      Seria para colocar uma máquina em casa é um compressor trifasico.
      Em que a máquina CNC gasta 10 kVA 200v ~-50/60hz.
    •  # 37

      Colocado por: Thefish10 kVA 200v
      isto está correto?
    •  # 38

      Deve ser gralha.
    •  # 39

      Na cnc diz power supply 3 fazes 10kva.
      E depois em baixo diz 200v ~-50/60hz
    •  # 40

      Colocado por: ThefishNa cnc diz power supply 3 fazes 10kva.
      E depois em baixo diz 200v ~-50/60hz
      a nossa rede é trifásica 440Vac ou monofásica 230Vac.

      se importou a maquina ela não pode ser ligada diretamente na rede elétrica nacional pois vem para tensão 200Vac que é usada noutros países como por exemplo a China, Brasil, US, etc
      Concordam com este comentário: Pedro Barradas
     
    0.0229 seg. NEW