Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Estou a pensar instalar um sistema de aquecimento na casa (pequeno apartamento com 2 quartos+sala+cozinha+hall+wc), e estou dividida entre chão radiante e aquecimento central. Em termos de qualidade/preço qual será a melhor opção? E qual será mais eficaz e económico? E em termos de «manutenção» do calor, será o vidro triplo uma boa opção?
    Muito obrigada pela atenção e ajuda!

    TMRAS
  2.  # 2

    Colocado por: TM_RASchão radiante
    hidraulico ou electrico?
  3.  # 3

    Bom dia Jorgealves,
    Não me decidi se hidraulico ou electrico. Na sua opinião qual será a melhor opção? a mais vantajosa?
    Obrigada
  4.  # 4

    Colocado por: TM_RASNa sua opinião qual será a melhor opção? a mais vantajosa?
    basicamente o hidraulico é mais caro mas não precisa de grandes cuidados porque consome pouco, o eléctrico é muito mais barato mas obriga a grande gestão para evitar grandes contas.
  5.  # 5

    E entre o chão radiante hidráulico e aquecimento central, o que fica mais em conta?
  6.  # 6

    Colocado por: TM_RASE entre o chão radiante hidráulico e aquecimento central, o que fica mais em conta?
    na aquisição é o aquecimento central no uso é o PRH
  7.  # 7

    Colocado por: TM_RASBoa noite,
    Estou a pensar instalar um sistema de aquecimento na casa (pequeno apartamento com 2 quartos+sala+cozinha+hall+wc), e estou dividida entre chão radiante e aquecimento central. Em termos de qualidade/preço qual será a melhor opção? E qual será mais eficaz e económico? E em termos de «manutenção» do calor, será o vidro triplo uma boa opção?
    Muito obrigada pela atenção e ajuda!

    TMRAS


    Olá amigo.

    Depende muito. Normalmente o hidráulico seria mais rentável. No entanto, dado que vive num apartamento, não sei se terá o espaço necessário/dedicado para realizar a instalação da caldeira e dos restantes equipamentos.

    Quanto ao piso radiante, normalmente é a melhor opção mas também a mais cara. No entanto, se a casa não estiver isolada de acordo com as normas actuais penso que é escusado realizar este tipo de aquecimento, para além de implicar a remoção dos revestimentos (se estes já estiverem aplicados). Adicionalmente, se as divisões não forem muito grandes também penso que a relação custo/benefício não seja tão grande como em divisões grandes.

    Posto isto, se tiver o espaço dedicado aconselho vivamente a instalação de aquecimento central hidráulico com consumo nos radiadores. Caso contrário, talvez a instalação de radiadores elétricos seja a melhor opção.

    Abraço.
  8.  # 8

    Muito obrigada Jorge e José,

    De facto o apartamento é pequeno, pelo que espaço para caldeira poderá ser um problema...dado que a sala não é muito grande talvez não compense o chão radiante (confesso que era a minha 1.ª opção). Vou então ponderar sist aq. central hidr.
    Muito obrigada pelas contribuições, foi bastante elucidativo,
    Grata,

    TMRAS
  9.  # 9

    Colocado por: Anonimo06082021existem caldeiras pequenas/compactas.


    Mas para uma caldeira teria que ter sempre uma zona técnica, certo?
    Concordam com este comentário: josealmeida
  10.  # 10

    Meta aquecedor a eletrecidade
    Concordam com este comentário: mhpinto, josealmeida
  11.  # 11

    Colocado por: Anonimo06082021
    é mais cara se usar como comparação radiadores vulgares de alumínio.

    é preciso não esquecer que existem radiadores que custam milhares de euros cada.


    Claro, mas é preciso comparar o vulgar com o vulgar, não o vulgar com o invulgar. Pense antes de escrever por favor.



    Colocado por: Anonimo06082021
    ou não.


    Vai colocar uma caldeira na cozinha, ou como eu já vi, um cilindro de água quente em cima de uma escada tapado com uns panos?
    Não sou arquitecto mas sei que nenhum concordaria com isso.
    Mas falando sobre aquilo cujo eu sou especializado, obviamente que é preciso uma zona técnica, a menos que queira fazer as coisas à manco e deixar o cliente com dores de cabeça enormes no final.


    Colocado por: valtereMeta aquecedor a eletrecidade
    Concordam com este comentário:mhpinto


    Sim, no caso de apartamento também penso que seja a melhor opção, comprar um ou dois aquecedores eléctricos, se o espaço estiver razoavelmente bem isolado e se o aquecedor for colocado no meio do espaço irá funcionar bem. Se achar que é inestético ou incómodo ter os aquecedores a rodinhas, pode sempre comprar uns radiadores eléctricos de parede, no entanto é quase sempre mais eficiente ter a fonte no meio do espaço.
 
0.0160 seg. NEW