Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou a remodelar uma casa e decidi não ter gás; nesse sentido vou colocar uma placa de indução. Em princípio vou optar por uma balay mas tenho dúvidas em relação à necessidade de potência.

    Os modelos que estou a ver são:

    3EB961LR
    7.4kW
    1 zona de 15 cm
    2 zonas de 18 cm
    1 zona de 21 cm

    3EB861LR
    4.6kW
    2 zonas de 18 cm
    2 zonas de 15 cm

    Alguém já experimentou alguma delas?

    Esta zona de 21cm é dispensável ou é a mais usada?

    Estou habituado a cozinhar numa placa de gás normalmente usamos muito mais os bicos mais pequenos que o maior.

    obrigado.
  2.  # 2

    Tendo essas opções e esse orçamento eu optava pela teka ir641 ou a equivalente no novo catálogo.
    Concordam com este comentário: lprolog
    Estas pessoas agradeceram este comentário: querodancar
  3.  # 3

    Vejam primeiro a potência que tem disponível no quadro. A primeira é capaz de mandar tudo abaixo
    Concordam com este comentário: lprolog
    Estas pessoas agradeceram este comentário: querodancar
  4.  # 4

    bom dia, que potência necessito para os tais 7.4kw? a Teka tem 6.4kw.
    •  
      damned
    • 12 fevereiro 2017 editado

     # 5

    Se pretender ter a placa a funcionar com os 4 discos ao mesmo tempo.. Precisa de 10,35kVA de potência contratada.

    No entanto raramente se utiliza os 4 discos na potência máxima em simultâneo!

    Também convém saber se tem condições na sua instalação elétrica para tal. Isto é, se tem fios com a secção capaz do quadro até essa placa. Se está a remodelar, veja bem essa instalação elétrica.
    Concordam com este comentário: jd_
    Estas pessoas agradeceram este comentário: querodancar
    • jd_
    • 12 fevereiro 2017

     # 6

    Muitas vezes, não pensam nisso, e depois não tem nem potência disponivel, nem a instalação em condições. De lembrar também que a PMA (Potência maxima admissivel ) na maior parte é 6,9kVA, por norma é a potência que usa no dimensionamento de um andar, tirando alguma excepção, qualquer alteração implica aprovação da certiel.

    Como foi dito anteriormente,
    "No entanto raramente se utiliza os 4 discos na potência máxima em simultâneo!"

    é verdade, mas é bastante comum, ter bicos e o forno ligado e ai, a gestão é mais dificil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: querodancar
  5.  # 7

    Eu tenho 6,9 de potência contratada. A placa é de 7,2. Normalmente não uso os 4 discos ao máximo nem em simultâneo , por isso não tem problema. O benefício entre uma placa de 4,6 ou 7,2 tem a ver com o facto de cada disco ter mais potência.
    Por exemplo na de 4,6 a potencia máximo por disco anda nos 1800 já na de 7,2 pode ir aos 2400.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: querodancar
  6.  # 8

    Eu tenho esta: http://www.balay.pt/3EB814ER.html?source=search até agora super satisfeito.

    Optei por esta porque: a Maria tem uma Bimby ; ) e tem de se dar uso ao investimento feito;
    nunca iria mos usar 4 discos ao mesmo tempo;
    utilizamos muito o forno e o grelhador.

    Em suma repartimos os métodos de confeção cá em casa.

    Quanto a potencia temos 5,75 sem problemas(tudo elétrico), a minha da para limitar a placa a 3kva e é provável que essas também seja possível limitar até uma determinada potência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: querodancar
  7.  # 9

    antes de mais, obrigado a todos pelas respostas.

    a 3EB961LR tem um disco de 21 (algo que a 3EB861LR não tem). Quanto à sugestão do papacurvas, a 3EB814ER esta zona grande de 24 cm é interessante (para frigideiras e tachos de 24 e 26cm) mas teria que abdicar de 1 disco. Aqui terá que ser a Maria a decidir pois é mais esquisita que eu neste tema.

    Como funciona um tacho/frigideira de 24cm num disco de 18cm; dá problemas ou é apenas uma questão de demorar um pouco mais por não apanhar toda a superfície?

    A placa de indução como funciona? O disco dDebita sempre o total e liga/desliga ou aumenta/baixa os kw conforme o nível seleccionado?

    Relativamente à instalação eléctrica estamos a por fio de 4,0 mm² com disjuntor de 25a. Penso que é suficiente.
  8.  # 10

    Terão de ver quais os vossos hábitos de cozinha e decidir.

    Colocado por: querodancarComo funciona um tacho/frigideira de 24cm num disco de 18cm; dá problemas ou é apenas uma questão de demorar um pouco mais por não apanhar toda a superfície?


    O disco poderá não "reconhecer" o tacho/frigideira.

    "A placa de indução como funciona? O disco dDebita sempre o total e liga/desliga ou aumenta/baixa os kw conforme o nível seleccionado?"

    O disco debita o nível selecionado até ao limite de potência da placa.
    Quando ligo o Boost num disco para por agua a ferver assim que seleciono outro disco a placa imediatamente anula o Boost e permite ter energia para o novo disco selecionado.

    "Relativamente à instalação eléctrica estamos a por fio de 4,0 mm² com disjuntor de 25a. Penso que é suficiente."

    Também julgo que esta a pensar bem, peça para que esse circuito seja unico ao disjuntor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: querodancar
 
0.0143 seg. NEW