Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Estava convicto que a solução apresentada ( Sistema de batente de 67mm com corte térmico (Sistema LT) da SOSOARES com vidro planitherm 4 cx16 6 ou planitherm 4 cx16 3+3) tinha encontrado o equilíbrio entre a térmica, acústica e segurança com a qualidade média/alta.
    Gostava de saber aonde posso melhorar e em que vidro no interior ou exterior?
    O laminado deve ser no exterior, certo?
    Quanto ao tipo de ferragem, nem sabia que me tinha que preocupar com isso.


    da experiência que tenho - que vale o que vale - numa casa com grandes vãos, virados a sul e estores exteriores e blackout interiores (diferentes vãos) ficava um "pouco" forno no verão - normalmente esse vidros são referidos como "são bons porque seguram o calor dentro de casa" - no inverno fantástico, já no verão....

    a escolha mais detalhado do vidro, e colocação (laminado exterior ou interior etc..) já deve ser feito com a análise do projecto de térmica e respectivo técnico e com o fabricante/instalado da janela - claro que encontrar bons profissionais ajuda.

    o que pode e deve fazer, é estar atento a estes detalhes, para que tenha a melhor solução.

    quanto as ferragens, posso lhe dar um exemplo rápido: dirija-se a uma daquelas grandes superfícies da especialidade (faça você mesmo) e análise as janelas que estão lá em exposição... nomeadamente as ferragens e em específico os pontos de fecho ou onde eles trancam, depois compare com as soluções propostas para si e as disponíveis no mercado.

    exemplo: para uma janela de batente normal, ha muitos anos, o fecho era um puxador que actuava um fecho em cima e em baixo. Hoje em dia (e não significa que todos os coloquem) existem fechos perímetrais em que o puxador/manete actua vários fechos ao longo do perímetro da janela.

    O tipo de cabeça de cada fecho ("cogumelo") também influência - o que lhe sugeri ver na tal grande superfície (é fácil porque está lá exposto e pode abrir e fechar
    • NBA
    • 3 fevereiro 2017

     # 22

    Colocado por: nmex2a escolha mais detalhado do vidro, e colocação (laminado exterior ou interior etc..) já deve ser feito com a análise do projecto de térmica e respectivo técnico e com o fabricante/instalado da janela - claro que encontrar bons profissionais ajuda.


    O projeto refere 4 mm + cx ar 16 +Planitherm Ultra N 6 mm

    Mas estou a ponderar colocar o laminado 33.1 por fora e dentro 4mm Planitherm com caixilharia Sosoares Lt.

    A moradia está direcionada a Sul, mas vou aplicar estores.

    Quanto às ferragens, vou apreciar isso este fim de semana.

    Obrigado
  2.  # 23

    não se esqueça que ha alguns modelos de planitherm (Ultra N , ONE, 4S,..), e com características diferentes.

    os baixos emissivos, a sul e com calor - mesmo com proteções - deixam me sempre na duvida, mas alguém que os tenha nessas condições que possa dar o feedback
    • espt
    • 3 fevereiro 2017

     # 24

    Mesmo com proteções exteriores?
  3.  # 25

    proteções interiores sem nada por fora é para esquecer... as exteriores...depende do que faz com elas ;)

    mas construir uma casa, tendo o cuidado das orientações, com grandes vãos para entrar luz e uma vista interessante e depois passar parte do ano (durante o dia) com as proteções (estore, portada, etc..) fechadas para proteger do calor e uma lâmpada (LED, para poupar energia) acessa dentro de casa não me parece grande solução.

    claro que os vidros, por si não fazem milagres, e também ha dias e dias, por isso, como em tudo, o bom senso e algum equilibro tem que imperar.

    mas partir do pressuposto que nos dias de calor, colocam-se as proteções - caso de estore - é dizer que essa divisão vai estar de luz acessa grande parte do dia.

    Um pouco mais de arquitetura (palas, etc..) e um pouco mais de técnica (vidros, etc..) ajudam a resolver isso, para quem quer ter luz a entrar durante o dia, mesmo no verão.
    Concordam com este comentário: RJ
    • espt
    • 3 fevereiro 2017

     # 26

    As brisas solares "resolvem" isso, digo eu...
  4.  # 27

    ... dizem que sim, e muito mais.
    • RJ
    • 14 fevereiro 2017

     # 28

    RSValuminio, as portas são todas de batente e 2 de correr vão ser oscilo paralelas ou seja, acabam por fazer o mesmo efeito que as oscilo batentes.
  5.  # 29

    Colocado por: RJRSValuminio, as portas são todas de batente e 2 de correr vão ser oscilo paralelas ou seja, acabam por fazer o mesmo efeito que as oscilo batentes.


    Qual a pergunta?
    • RJ
    • 15 fevereiro 2017

     # 30

    Pagina anterior de 3 de Fevereiro.
    • RJ
    • 15 fevereiro 2017

     # 31

    Colocado por: nmex2RJ

    se tem realmente esses grandes vãos, e se vão estar parcialmente expostos ao sol/sombra, investigue essa questão do "choque térmico" e a solução de colocar vidro temperado - existem alguns tópicos sobre este assunto.

    acho que dificilmente alguém lhe vai dizer que os vidros são bem escolhidos - tudo depende das suas expectativas. Imagine:

    nos vãos virados a sul, verão, as boas práticas recomendam que exista alguma espécie de sombreamento/oclusão e o vidro fica mais protegido e sem necessidade de factores solar tão altos... ou simplesmente quem coloque os baixos emissivos apenas. Agora, se deixar tudo aberto, apreciar a vista, etc.. então o factor solar tem que subir para ganhar protecao,.. pelo caminho a transmissão luminosa também é afectada - efeito casa de óculos escuros, etc..

    para norte o que está a considerar? baixo emissivo?

    como vai usar laminado, o ruído, acha que vai ser factor? se sim, pode perguntar qual a diferença entre o stadip e stadip silence (mudará o PVB apenas)


    marcas de PVC ha muitas, e cada um defende a sua , com mais ou menos qualidade, mas preocupe-se mais com quem vai instalar e se é o mesmo que as fabrica, já agora.

    veja também a questão das ferragens
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RJ
    • RJ
    • 15 fevereiro 2017 editado

     # 32

    nmex2,

    Para norte e para os locais onde ficam pouco expostos ao sol (ou pouco tempo durante o dia - duas janelas para nascente) estou a considerar não colocar vidros baixos emissivo pois, não apanham sol e se colocar baixo emissivo corta a luz natural sendo que o objetivo em algumas janelas norte (escadas por exemplo) o objetivo principal é aproveitar ao máximo a luz natural.

    A casa fica afastada da casa principal mas pelo menos para os quartos quero redução de ruído.

    Que cuidados devo ter com as ferragens?
    • nmex2
    • 15 fevereiro 2017

     # 33

    RJ

    o baixo emissivo, tem como "característica" reter o calor, ou seja, "segurar o calor dentro de casa". Se tem a casa aquecida, frio na rua, e nos vãos a norte que não apanham sol (ganhos solares) será uma boa opção a considerar.

    O corte da luz natural, é mais evidente nos vidros de "controlo solar" em que o factor solar (é esse o termo que pode procurar quando compara os vidros) é mais forte e consequentemente a transmissão luminosa é reduzida (o tal efeito de óculos escuros que tenta evitar)

    experimente fazer uma listagem simples, (retirando dossiês das marcas) dos vidros que lhe propuseram - não o conjunto de todo o vidro duplo, mas apenas essas "capas" térmicas, e em que vai colocando valores para o U (transmissão térmica), g (factor solar) e TL(transmissão luminosa) - tem mais parâmetros mas este ja da para entreter ;)

    vai poder ver que quanto mais factor solar, mais vai perdendo na transmissão luminosa...depois la está o equilíbrio que cada um procura.

    se quer redução de ruído, tem que ir para um laminado - que em nada impede a térmica.

    as ferragens, ha de tudo, marcas, modelos, custos etc... o que deve procurar (assumindo oscilobatente) são ferragens que fechem a toda a volta do aro (perimetrais) para assim a janela fechar melhor (isolamento, segurança etc..)

    exemplos:
    por vezes colocam se "cogumelos" normais (pequenos cilindros) quando os de "segurança" (pequenos cilindros com 'um chapéu por cima") custam pouco mais, e supostamente fica-se melhor servido. Estes cilindros são os trincos que vão encaixar nas fixações

    pequenos acessórios como a microventilacao, que são pequenas peças que permitem a entrada de ar, sem que a janela esteja totalmente aberta em "oscilobatente"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RJ, Skinkx, ricardo33020, AC1976, ruijorge.o.pereira
  6.  # 34

    a mim recomendaram este

    VIDRO INTELIGENTE da guardian sun

    Vidro Duplo GUARDIAN

    Uma inovação com a chancela GUARDIAN, o chamado Vidro Inteligente, também conhecido como GuardianSun (ficha técnica), é único no controlo solar e baixo emissivo em simultâneo. Um vidro de alta performance capaz de impedir perdas de energia ou bloquear a entrada de energia solar dependendo da situação. Comercialização O vidro é fabricado à medida desejada sendo […]
    http://vidroluz.pt/produtos/vidro-inteligente-guardiansun/
    Concordam com este comentário: fox88
  7.  # 35

    Boa Tarde,

    Podem-me dizer como fico servido com estas janelas para habitação(no modo geral)??

    Estrutura com vidro duplo planitherm 4 + cx 14 + incolor 6 da série SISTEMA A-70

    São janelas em PVC e oscilo-batente.

    Obrigado
  8.  # 36

    O vidro escolhido só faz controlo térmico não faz controlo solar.

    Se é isso k pretende fica bem servido.
    Concordam com este comentário: fox88
  9.  # 37

    Por curiosidade, este vidro, que faz?
  10.  # 38

    Colocado por: rsvaluminioO vidro escolhido só faz controlo térmico não faz controlo solar.

    Se é isso k pretende fica bem servido.


    Obrigado pela resposta.

    Sim é mais o térmico que me preocupa, pois claridade é o que mais quero na casa.
  11.  # 39

    Colocado por: callinasPor curiosidade, este vidro, que faz?


    Isolamento Térmico
    Controle solar
    Segurança
    e algum isolamento acustico
    Concordam com este comentário: Skinkx
  12.  # 40

    Obrigado
 
0.0233 seg. NEW