Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.
    Tenho um forno lenha daqueles de compra quase com uns 20 anos. Como já não aguentava grande calor decidi reirar os tijolos da parede da frente para ver o que se passava e qual era o isolante que tinha.

    O isolante era apenas areias e como já tinha rachadelas no "muro" da frente a areia já era pouca. O forno esta em mau estado já com algumas rachadelas no topo.

    Para o isolamento estava a pensar usar vermiculite expandida nº2. Para reparar a estrutura estava a pensar usar um bocado de malha sol e depois cimento refractario mas se calhar não e boa ideia devia as altas temperaturas que o forno atinge. A malha sol com o calor dilata e vai rachar o cimento refractário ?

    Será melhor aplicar apenas um mastique refractario nessas rachadelas?



  2.  # 2

    Um familiar meu que fez vários fornos a lenha nunca usou nada mais, até onde me lembro, que tijolo e barro. Barro em bruto, ia buscá-lo diretamente aos montes.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  3.  # 3

    Estou a pensar colocar gesso cartonado na zona da chamine. Para fixar os perfis a parede e a churrasqueira como faço? Tenho que fazer os buracos nos perfis e fazer buracos na parede/churrasqueira e colocar buchas?

  4.  # 4

    Removi a tinta e a ferrugem da porta do forno de lenha e agora queria pintar com uma tinta de jeito. Andei a ver tintas spray alta temperatura 800ºC e encontrei uma da pecfix. Esta marca é boa? Estes sprays são para aplicar directamente no ferro?
  5.  # 5

    Precisava mesmo da ajuda dos experts do gesso cartonado, queria acabar isto amanha mas estou parado agora porque tenho umas duvidas que sem as esclarecer prefiro esperar do que fazer porcaria ;)
    Já montei o esqueleto seguindo as orientações da marca pladur (nao useu a junta estanque porque para o sitio que é não me pareceu algo necessário).
    Mas tenho umas dúvidas:

    1) O manual pladur refere que só os montantes de arranque é que são aparafusados ao canal com parafusos MM. Os montantes de arranque são os das pontas certo? Os do meio não são aparafusados ao canal? Como é que são aparafusados esses parafusos, por fora? Parecem-me parafusos com a cabeça bem grande, depois o pladur como é que fica direito?

    edit: afinal só os montantes de arranque é que são fixos ao canal, os do meio não devem ser aparafusados ao canal.

    2) O manual do pladur diz para cortar as placas gesso com uma folga da base ao tecto de 1cm, isso significa que junto a base fica com uma folga de 0,5cm e no tecto tambem 0,5cm. Depois como é que encho essa folga? Nos videos da knauf vejo a deixarem essa folga e a usarem silicone.

    edit: estava a interpretar mal, as placas devem ficar juntar ao tecto mas afastadas 1cm do solo





  6.  # 6

    Entretanto encontrei este manual tecnico que ja me tirou as duvidas todas que tinha, muito mais completo que o manual que tinha da pladur.
    http://www.gyptec.eu/documentos/Gyptec_ManualTecnico.pdf
  7.  # 7

    Colocado por: Anonimo06082021

    está a usar material da Pladur ou Gyptec.?


    Nem um nem outro, mas o manual da Gyptec tem as mesmas informaçoes que o da Pladur que tenho aqui mas muito mais detalhado. De certeza que a pladur tem um manual mais detalhado mas nao o estou a conseguir encontrar. Basicamente tudo o que esta no manual da pladur em termos de divisorias esta igual no manual da gyptec so que com mais etapas/informaçoes/detalhes.

    Para este caso fui ao AKi comprar os perfis e o gesso cartonado e estou a seguir as indicações desse manuais. Quando for para fazer uma obra maior ai vou comprar material da marca Pladur mas para este fim na valia a pena ;)
  8.  # 8

    Boa tarde. Mandamos construir um forno de lenha (com tijolo de burro). Fizemos tudo como nos foi indicado, ou seja, antes de o utilizar para assar acendeu-se com pouca lenha para não ganhar muita temperatura e fizemos este processo todos os dias durante uma semana. Após esse período utilizamos para assar. Agora na segunda vez que foi usado verificamos que tem um racha no tecto. O homem que construiu diz que é normal, mas... será? Com o tempo não terá tendência a aumentar e perder temperatura? É a primeira vez que temos um forno de lenha e não temos qualquer experiência no assunto, pelo que agradeço os comentários que me possam enviar. Grata.
  9.  # 9

    O forno interiormente tem alguma coisa tipo reboco em barro ou são mesmos os tijolos refractarios/burro que estao rachados? Se forem os tijolos penso que nao seja normal, amanha já tiro uma foto do interior do meu forno.

    Interiormente não tem nenhuma rachadela, era so mesmo no exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luísa Alves
  10.  # 10

    Obrigada pelo seu comentário. Aqui vai uma foto da racha (fiz com o forno acesso)
      20170226_115443.jpg
  11.  # 11

    A racha pelo que consigo ver nao e nos tijolos mas sim no cimento/barro refractario. Nessa caso diria para nao se preocupar muito, o cimento/barro refractario nao devia estar bem curado quando acendeu pela 1º vez o forno.

    O meu forno no interior usaram barro refractario (agora mais parecei areia) para colocar os tijolos, estive a raspar uns 2cm desse barro/areia e suibstitui por cimento refractario, deu uma trabalheira enorme mas compensou. Agora so daqui a 2 meses e que vou acender varias vezes sem grande quantidade de lenha.

  12.  # 12

 
0.0186 seg. NEW