Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia caros,

    Esta semana vamos escolher quais os materiais da cozinha e carpintaria em geral.

    Foi-nos apresentado como primeira solução, o mdf lacado a branco , 30% brilho. Em conversa com o arquiteto, na opinião dele, acha que o lacado não justifica a diferença de preço em relação ao termolaminado.

    Gostava de saber a vossa opinião de quem, já fez ou está a fazer moradia. Quais foram as vossas escolhas? Lacado ou Termolaminado?

    Abraço
  2.  # 2

    James, porque escolheu o termolaminado?
  3.  # 3

    Eu no domingo fui fazer com o design a cozinha, e apesar do lacado ser mais caro avisou. Que o lacado leva cerca 3 de mão, pode riscar e dão 10 anos de garantia ou seja se riscar eles reparam mas depois da garantia nao se responsabilizam. O lacado era mais barato e não risca e o material de madeira é o mesmo a garantia e a qualidade a mesma também. Isto foi na Movimar em Mafra
  4.  # 4

    Colocado por: JoaoARicardoEu no domingo fui fazer com o design a cozinha, e apesar do lacado ser mais caro avisou. Que o lacado leva cerca 3 de mão, pode riscar e dão 10 anos de garantia ou seja se riscar eles reparam mas depois da garantia nao se responsabilizam. O lacado era mais barato e não risca e o material de madeira é o mesmo a garantia e a qualidade a mesma também. Isto foi na Movimar em Mafra


    O lacado era mais barato, ou o termolaminado?
  5.  # 5

    Colocado por: Anonimo06082021se for HPL melhor


    HPL é o quê?
  6.  # 6

    HPL é o termolaminado. (High Pressure Laminate). Vulgarmente chamado de formica (É a uma marca). Marcas mais conhecidas em Portugal serão a SONAE, POLYREY, etc..

    Relativamente à diferença entre lacado (não confundir com pintura normal) e termolaminado, eu preferia lacado por haver um revestimento continuo e integral dos painéis. Por exemplo, uma porta lacada pode ser submersa em água durante bastante tempo sem que absorva qualquer humidade.
    No caso do HPL, em que é feita a colagem do painel (0,8mm normalmente) ao substrato (Aglomerado de particulas, MDF, contraplacado, etc...) o que acontece é que as arestas da peça não ficam protegidas pelo HPL o que se torna um ponto de entrada de humidade. Mesmo existindo paineis postformados, a peça nunca estará selada a 100 %.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, dryfus
  7.  # 7

    O que nos foi apresentado foi o lacado.
  8.  # 8

    Colocado por: Anonimo06082021
    o HPL não se resume apenas ao decorativo....o HPL tem várias espessuiras.

    existem fabricante que tem cozinhas todas em HPL.

    isto sem falar em mobiliário hospital etc etc ...feito com HPL


    Esta-se a discutir um revestimento decorativo do mobiliário de cozinha, entenda-se. Não se está a discutir acerca de compactos fenólicos.
  9.  # 9

    Colocado por: Anonimo06082021mas digo já que aglomerado e MDF....não,obrigado!


    Porquê?
    Concordam com este comentário: joaosantos
    •  
      mhpinto
    • 1 fevereiro 2017 editado

     # 10

    Eu cá optarei sempre pelo mais barato, sempre e quando haja um mínimo de qualidade assegurada é claro. Não se esqueça que o mais normal é fartar-se dos móveis ao fim de uma dúzia de anos e que, assim como, os sinais de desgaste são inevitáveis por mais que se invista em qualidade, ainda que possam ser mais ou menos evidentes.
    Eu cá prefiro não ter o peso na consciência de ter gastado uma fortuna em coisas de grande qualidade. Assim, se me fartar mesmo/quando os sinais de desgaste já chatearem muito, não tenho tanta pena de trocar.

    Veja este tópico sobre o mesmo assunto:

    https://forumdacasa.com/discussion/16973/opiniao-e-duvida-acerca-de-moveis-cozinha/
  10.  # 11

    Colocado por: mhpintoEu cá optarei sempre pelo mais barato, sempre e quando haja um mínimo de qualidade assegurada é claro. Não se esqueça que o mais normal é fartar-se dos móveis ao fim de uma dúzia de anos e que, assim como, os sinais de desgaste são inevitáveis por mais que se invista em qualidade, ainda que possam ser mais ou menos evidentes.
    Eu cá prefiro não ter o peso na consciência de ter gastado uma fortuna em coisas de grande qualidade. Assim, se me fartar mesmo/quando os sinais de desgaste já chatearem muito, não tenho tanta pena de trocar.

    Veja este tópico sobre o mesmo assunto:

    https://forumdacasa.com/discussion/16973/opiniao-e-duvida-acerca-de-moveis-cozinha/


    Já li o tópico, obrigado!
    ;)
  11.  # 12

    James, você é carpinteiro ou da área?
  12.  # 13

    Colocado por: Anonimo06082021
    porque conheço os 3 materiais....e sei como se comportam uns e outros.

    não os conheço apenas dos catálogos.


    Isso é uma insinuação?
    Acha que eu não conheço os materiais, e que só conheço do que vejo em catálogos?

    Explique lá como é que se comportam os substratos referidos então sff.
  13.  # 14

    Colocado por: Anonimo06082021onde for ver as cozinhas também pode perguntar por lamelados...é uma boa escolha também.

    isto se estiver à procura durável,se assim não for não perca muito tempo.


    Vou questionar quando for à carpintaria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reator22
  14.  # 15

    Por isso é que quero ir ver os diferentes materias à carpintaria. Se depois achar que a diferença de preço entre o lacado ou laminado ou outro material qualquer é compensatória, decido logo.
  15.  # 16

    Colocado por: Anonimo06082021
    as coisas não se explicam,a maioria nada vai perceber....ou vai entrar por um lado e sair pelo outro.

    as coisas mostram-se ao vivo.


    Ok, já percebi. Se calhar não lhe fazia mal consultar uns catálogos.
  16.  # 17

    Estou farto de deitar para o lixo cozinhas em madeira maciça de mogno ou carvalho, com as portas almofadadas, que estão impecáveis, envernizadas ficavam como novas. Vão para o lixo porque os proprietários estão fartos delas e ninguém quer aquilo, é por isso que acho um desperdício gastar dinheiro com materiais que duram uma vida. Um aglomerado ou um mdf, usado com o devido cuidado dura mais de 20 anos
    Concordam com este comentário: inquilinopt, Vítor Magalhães, mhpinto, DR1982
  17.  # 18

    Colocado por: Anonimo06082021
    para quê....para dizer que os topos de aglomerado precisam de forras de madeira para ser resistente?

    e no caso do MDF seja preciso o mesmo se for folheado....ou então levar uma folha de 0,6 como forra que é pior ainda.


    Cada vez percebo menos.
  18.  # 19

    Colocado por: Anonimo06082021estas davam para reciclar...pintar ou lacar e não só.

    Pois davam....mas agora ninguém quer cozinha com aquele design.
  19.  # 20

    Colocado por: Anonimo06082021mas dão para actualizar com pouco trabalho....e recursos

    Fica mais barato fazer uma nova....até porque nem toda a gente está disposta a gastar muito dinheiro por uma cozinha em 2ª mão, a não ser que seja mesmo uma pexincha
    Concordam com este comentário: joaosantos, Ricardo Al
 
0.0207 seg. NEW