Iniciar sessão ou registar-se
    • Cole
    • 1 fevereiro 2017 editado

     # 1

    Boa tarde,
    a minha habitação tem estores do tipo brisa solar com manuseamento através de botão de pressão físico (na parede), na consola de domótica ou na app do telemóvel. Atrás dos interruptores tenho módulos X10.
    No entanto avariou-me um destes módulos e estou farta de gastar dinheiro nestas coisas. Já comprei a casa assim, de outro modo jamais teria colocado isto, é uma fonte de problemas... O que eu quero mesmo é que o estore funcione no botão e a minha dúvida é se é possível pô-lo a funcionar sem o módulo X10 ou seja, apenas clicando no botão... Já esteve cá um electricista por outros motivos e acha que não é possível... Opiniões?
    Desde já obrigada.
  1.  # 2

    Se são modulos x10 é possível essa alteração.

    Onde tem o botão de pressão (e o modulo X10) terá a alimentação ao estore. Retira o modulo X10 e aplica directamente o botão.

    Os módulo x10 são sobretudo usados em instalações de domótica que não foram pensadas de raiz. Se conseguir, retire o botão de pressão e tire umas fotografias.
    • Cole
    • 1 fevereiro 2017

     # 3

    Olá e obrigada.
    Cá vão as fotos.
      2017-02-01 17.44.10.jpg
    • Cole
    • 1 fevereiro 2017

     # 4

    Módulo
      2017-02-01 17.44.32.jpg
  2.  # 5

    se der para alterar pode trocar por uns da jarolift,
    permitem programar para determinadas horas e dias
    são totalmente independentes uns dos outros, mas nao permitem o controlo por telemovel ou internet
    e não são caros
    https://www.jalousiescout.de/Rolladen-Zeitschaltuhr/Auswahl-nach-Hersteller/Jarolift/Jarolift-Zeitschaltuhr-Sevenlogic-Comfort.html
  3.  # 6

    Pode também colocar os da Efapel
  4.  # 7

    o
  5.  # 8

    diria que os fios castanhos (com fita isoladora) estavam ligados aos fios preto e vermelho do módulo x10.

    o azul do x10 estava ligado aos azuis da caixa.

    o preto da caixa ao preto do x10.

    Se nao for assim explique como estavam feitas as ligações sff
  6.  # 9

    No módulo x10 o azul e o preto sao a alimentação do próprio modulo.

    o preto e vermelho fecham/abrem os circuitos (como os interruptores)
    • Cole
    • 9 fevereiro 2017

     # 10

    Olá, peço desculpa pela demora na resposta:
    os fios preto e castanho que saem da parede (com fita isoladora) ligavam ao módulo, na parte superior do lado esquerdo (onde aparecem os números 1 e 2);
    os fios castanho e azul que saem do lado direito do módulo ligam à parede (o azul ao conector dos azuis e o castanho ao conector transparente);
    os fios finos preto e vermelho ligavam ao botão de pressão (aos fios da mesma cor).

    O interesse aqui não é colocar um botão XPTO é colocar um simples botão (ou dois) em que ao clicar fisicamente abra ou feche o estore pois o orçamento dado para a reparação são 55€ da peça e 55€ da mão de obra... E como isto pelos vistos é uma tecnologia obsoleta e sei que vai voltar a acontecer, mais valia optar por abandonar estas tretas à medida que fossem avariando. No entanto não consigo perceber como é que será feita a ligação se remover o micromódulo...

    Desde já obrigada pelas respostas...
 
0.0136 seg. NEW