Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Sou novo neste forum e tenho uma questão que me está a preocupar, é o seguinte:
    Em julho do ano passado vim para uma casa alugada e foi feito um contracto escrito mas sem ser comunicado às finanças, o que penso que seja ilegal e que deixe o contracto sem efeito. Entretanto soube que os proprietários têm a casa hipotecada mas estão a pagar a hipoteca. Gostava de saber quais os riscos que corro e se me podem expulsar, pago a renda todos os meses por depósito ou dinheiro entregue na mão, tenho os comprovativos de alguns depósitos.
    Se alguem me conseguir esclarecer agradeço, mudei de casa à menos de um ano e não quería estar s mudar outra vez.
  2.  # 2

    Colocado por: afilipe94Boa tarde,
    Sou novo neste forum e tenho uma questão que me está a preocupar, é o seguinte:
    Em julho do ano passado vim para uma casa alugada e foi feito um contracto escrito mas sem ser comunicado às finanças, o que penso que seja ilegal e que deixe o contracto sem efeito. Entretanto soube que os proprietários têm a casa hipotecada mas estão a pagar a hipoteca. Gostava de saber quais os riscos que corro e se me podem expulsar, pago a renda todos os meses por depósito ou dinheiro entregue na mão, tenho os comprovativos de alguns depósitos.
    Se alguem me conseguir esclarecer agradeço, mudei de casa à menos de um ano e não quería estar s mudar outra vez.

    Se tem um contrato assinado independentemente de ter ido ás finanças ou não é legalmente válido
  3.  # 3

    Jorgeferr, obrigado desde já pela ajuda. Mas o facto de o pagamento estar a ser feito por depósitos e o proprietário não passar recibos é ilegal, certo?
  4.  # 4

    Colocado por: afilipe94Jorgeferr, obrigado desde já pela ajuda. Mas o facto de o pagamento estar a ser feito por depósitos e o proprietário não passar recibos é ilegal, certo?

    É ilegal perante as finanças pois é fuga ao fisco
  5.  # 5

    Para o inquilino colaborar na fuga ao fisco só é desvantajoso porque não pode deduzir a despesa das rendas no IRS. Mas se está satisfeito com a casa e com o valor da renda isso pode não ser importante.
    Por outro lado fica em vantagem em relação ao senhorio pois se deixar de pagar as rendas ele vai ter muitos problemas para o despejar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afilipe94
  6.  # 6

    Convém é pagar sempre por transferência/depósito em conta para poder provar que pagou a renda
    (por transferência é melhor porque é mais fácil obter uma 2a via do comprovativo caso perca o talão original)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afilipe94
  7.  # 7

    Carvai, estou muito satisfeito com a casa e com o valor, desde que não corra o risco de ser despejado por mim está tudo bem.
    Serge, por transferência não posso pagar porque o proprietário não quer, provavelmente para não ter problemas com as finanças mas a partir de agora vou guardar todos os comprovativos de depósito.
    E o facto da casa estar hipotecada, altera alguma coisa? De qualquer forma o proprietário já provou estar a pagar a hipoteca.
  8.  # 8

    A hipoteca do banco não afeta o aluguer, embora os contratos de financiamento dos bancos normalmente não autorizam o aluguer. Mas desde que a divida vá sendo paga eles não chateiam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afilipe94
  9.  # 9

    Carvai, muito obrigado. Estava a pensar em mudar de casa mas percebendo melhor a situação e como gosto bastante desta casa vou ficar.
 
0.0097 seg. NEW