Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, estou em finalização de compra de um imovel, uma casa térrea, com sotão aproveitado e dividido em duas divisões. A minha ideia seria forrar o sotão para que fosse possível ter 2 quartos (1 quarto de dormir, e outro como escritório). Ora o sotão tem 36m2, está divido com uma parede, com porta, e tem passagem electrica para lampadas, nada mais.


    O meu objectivo seria talvez forrar o sotão com lã de rocha para isolamento e pladur, e incluir uma janela (genero velux) em cada divisao, e colocar tomas electricas para poder ligar tudo. (TV e Computador, candeeiros etc)

    As minhas dúvidas são:

    - Para o objectivo de criar duas divisões habitáveis, será esta a melhor forma de forrar?
    - Sei que este tipo de pergunta não se deve ter aqui, pois não estamos a analisar ao vivo (com empreiteiros, etc), mas por norma, segundo a vossa experiência, isto é trabalho para ficar dentro de que valores?
    - Quanto à laje, não sei como fazer, mas talvez colocar azulejo, algo do genero, mas estou disponivel para opiniões.
    - O vigamento em madeira, ao analisar, parece-me muito bem conservado, não vislumbrei podres, mas será seguro para o isolamento e pladur?


    Deixo aqui 2 fotos.
    Sotão
    Sotão 2

    Obrigado
  2.  # 2

    Forre isso com xps. Comporta-se melhor com a humidade que passe pelas telhas. E a bicharada não se junta tanto como aconteceria na lã. Depois pode forrar com gesso cartonado.

    Para o piso, se a betonilha estiver desempenhada, colocaria flutuante. Mosaico nunca.

    É moradia ou edificio multifamiliar? Se for a sua moradia, levante as telhas e ponha subtelha.. só tem a ganhar.
  3.  # 3

    e ponha uma boa janela - velux ou outra - e com dimensões aceitáveis... se for pequena, mais tarde arrepende-se de não ter colocado maior....
  4.  # 4



    É moradia ou edificio multifamiliar? Se for a sua moradia, levante as telhas e ponha subtelha.. só tem a ganhar.


    É moradia.

    Quanto ao XPS, confesso que nao conheço (nao pesco muito disto), mas se aconselha, e indica que é melhor, estarei, quando a valores anda à volta da la de rocha ou nem por isso?
  5.  # 5

    Já deve ter visto por aí. poliestireno.extrudido. sao umas placas rígidas. Normalmente vê-se muito de cor azul.
    É ligeiramente mais caro que a lã. Mas é diferença pouca.
    No seu caso punha pelo menos de 60mm.

    O seu telhado está bom? Nao precisa de mexer nele? Convinha, Porque se quiser não perder tanto espaço interior, levanta as telhas e o ripado, coloca o tal xps todo seguidinho sobre a estrutura, sem interrupções para não criar pontes térmicas, depois aplica a subtelha sobre o xps, ripa, e recoloca a telha (se estiver boa).

    Assim, do lado interior consegue pôr o gesso cartonado mesmo rente à estrutura de madeira e fica com o isolamento eficiente. E se quiser ainda põe mais xps no espaço entre os barrotes porque só vai ter praticamente o isolamento a separá-lo do exterior...

    Veja também as paredes de empena nesse sótão. Normalmente são mais finas que no espaço habitável. Também as convém forrar senão aí vai ser o 1o sítio a ter condensações.
  6.  # 6

    Desde já agradeço todas as respostas e sugestões que me têm dado.

    Para concluir o topico, alguem aqui poderá surgir algum empreiteiro, que me possa apresentar orçamentos e que tenha bom feedback?

    A moradia é na Moita, pelo que seria melhor ser alguem aqui da zona.

    Obrigado
 
0.0129 seg. NEW