Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    Tenho num corredor comprido dois interruptores de luz, um no início e outro no fim do corredor (que dá acesso a uma sala). Queria substituir o interruptor por sensor de proximidade Pir daqueles UE acendem a luz automaticamente. A minha questão: tenho de colocar 2 sensores a substituir os interruptores ou posso só colocar um? (O corredor tem um comprimento ideal que daria somente para um sensor, mas receio que esta solução não funcione.... Eletricidades... ).
    Alguém ajuda?
  2.  # 2

    Destes por ex.
      tmp_20663-images-394137497.jpeg
  3.  # 3

    Ou este
      tmp_8862-16765224-detetor-movimento-xindar_jpg_400_400-394137497.jpg
  4.  # 4

    se colocar so um ele tem alcance das duas pontas do corredor? isto é quando vai para lá ele acende no inicio do corridor.....entao e depois quando volta para cá como acende?
  5.  # 5

    não se esqueça de deixar as ligações de tal forma que possa desabilitar, sem ter que desmontar/desligar muito, esse sensor (temporariamente) e deixar as as luzes a funcionar só com os interruptores.

    existem situações (temporárias) em que pode interessar fazê-lo.
  6.  # 6

    Eu tenho interruptores e sensor, faça de forma a que acenda com sensor e apaga com temporizador mas os interruptores sobrepõem-se ao sensor e interruptor.
  7.  # 7

    Colocado por: LuisPereiraEu tenho interruptores e sensor, faça de forma a que acenda com sensor e apaga com temporizador mas os interruptores sobrepõem-se ao sensor e interruptor.


    E como faço isso?
  8.  # 8

    Colocado por: loverscoutse colocar so um ele tem alcance das duas pontas do corredor? isto é quando vai para lá ele acende no inicio do corridor.....entao e depois quando volta para cá como acende?


    Um dos interruptores dá para acender e tem alcance entrando por um lado ou outro do corredor, o outro não. Por isso a minha questão de ser ou não possível colocar só um sensor num lado e manter o interruptor do outro (só para não tirar o interruptor e tapar o buraco)
  9.  # 9

    Qual a diferença entre detector de Movimento de 400W é um de 1000w?
  10.  # 10

    Afinal isto não é assim tão simples. Existem sensores de 3 fios (efapel) e de 2 (tipo leroy)....
  11.  # 11

    Colocado por: engjorgeguedesOu este
      tmp_8862-16765224-detetor-movimento-xindar_jpg_400_400-394137497.jpg


    Como é que eu coloco um da efapel em vez do interruptor? O da efapel diz que é de 4 fios, eu só tenho 3 na parede... Já experimentei colocar um da Xindar igual ao da foto e deu...
  12.  # 12

    O da efapel é este:
      tmp_19436-20170522_102206-516419257.jpg
  13.  # 13

    https://www.castroelectronica.pt/product/interruptor-c-sensor-de-parede-160

    este só precisa de dois fios : entrada e saida ,nao precisa de neutro
    Concordam com este comentário: engjorgeguedes
      LX-2000.jpg
  14.  # 14

    Colocado por: André Vidalhttps://www.castroelectronica.pt/product/interruptor-c-sensor-de-parede-160

    este só precisa de dois fios : entrada e saida ,nao precisa de neutro
    Concordam com este comentário:engjorgeguedes
      LX-2000.jpg


    Sim, eu sei. É como o da Xindar, pode ser com 2 ou mais fios. O problema é ao contrário, é que eu queria usar o da Efapel mas no interruptor só tenho 3 fios e já experimentei ligar e não deu nada....
  15.  # 15

    " não da " porque tem comutadores de escada , ou seja ,estao ligados um ao outro e se desligar num pode ligar noutro e vice-versa, mas o melhor é chamar um eletricista
    Concordam com este comentário: engjorgeguedes
  16.  # 16

    É possível.
    Tenho um interruptor no início e outro no outro extremo. Queria substituir por sensores.
    • TZW
    • 4 junho 2017

     # 17

    Sim, é simples mas tem que identificar isso com exatidão, se é um corredor deve ter uma comutação, dois comutadores/3 bornes com duas linhas entre eles, por norma de um lado recebe energia envia por uma das duas linhas comutadas e do outro faz a saída para a lâmpada. Com sensores de duas linhas não deve precisar de neutro na caixa de aparelhagem, e se funcionarem em serie fica com uma solução que só acende com deteção nos dois que em caso de ter portas abertas pode ser interessante.
  17.  # 18

    Colocado por: TZWe se funcionarem em serie fica com uma solução que só acende com deteção nos dois que em caso de ter portas abertas pode ser interessante
    o mais certo é não fazer nada, literalmente.
    • TZW
    • 4 junho 2017

     # 19

    Colocado por: jorgealveso mais certo é não fazer nada, literalmente.

    Provavelmente não ativam em serie mas nunca experimentei os de dois fios.
  18.  # 20

    Boa tarde

    NA minha garagem tenho 2 interruptores/comutadores em cada uma das extremidades, que ligam/desligam a iluminação. Queria substituir o interruptor (ou os 2 ??) por sensor de proximidade Pir daqueles UE acendem a luz automaticamente, com temporizador . A minha questão é : tenho de colocar 2 sensores a substituir os interruptores? ou basta colocar apenas 1 e deixar a outra extremidade com o interruptor? A localização de ambos os interruptores permite detetar movimento na garagem, pelo que apenas 1 poderia ser suficiente (garagem com 6 mtX 6 mt)

    Obrigado
 
0.0235 seg. NEW