Iniciar sessão ou registar-se
    • Tocha
    • 5 fevereiro 2017 editado

     # 1

    Boa noite,

    Gostaria de obter a opinião dos mais entendidos na matéria sobre a planta da casa que pretendo construir.

    Obrigado
  1.  # 2

  2.  # 3

  3.  # 4

    Isso é casa nova ou reabilitação?
  4.  # 5

    existe uma casa e anexos que serão demolidos para se dar inicio à casa nova.
    Concordam com este comentário: Ana Mano
    • void
    • 5 fevereiro 2017

     # 6

    Assim à primeira vista,um hall do tamanho da sala??
  5.  # 7

    será um "hall/sala"
    • void
    • 5 fevereiro 2017

     # 8

    Foi você que desenhou?
  6.  # 9

    apenas gostei do esqueleto funcional
    se bem que a cozinha parece muito afastada e pequena, talvez se estendesse para o terraço ao lado da escada e poder ser acedida por ai também.

    o espelho da água sobre a cave, cuidado

    aquele bico superior esquerdo da casa a sair quase do terreno tá esquisito

    essa intervenção precisava ai de muito dedo para se envolver muito bem com as construções existentes dos vizinhos.

    ah, gostei do hall gigante, dá para fazer muita coisa e tem o seu quê de interesse.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
  7.  # 10

    O espelho de água está a ser ponderado.

    a parede da cozinha poderá rodar em direção ao terraço, mas da forma que está conseguimos ter a sala de jantar perto da cozinha.

    A envolvente com os vizinhos não foi fácil principalmente quando abriram janelas para o nosso terreno... tentamos criar a maior privacidade possível e colocar a casa virada a sul.
  8.  # 11

    Porque é que não entrega esse serviço a um arquitecto?
  9.  # 12

    Está algo confuso; além do que disse o Marco1, eu questiono o tamanho da cozinha, o tamanho da distribuição do andar e a sua relação com escadaria, a relação com terrenos vizinhos (será necessário perceber o que é existente e o que poderá colidir com o código civil ou o RGEU.
    Falta cozinhar isso tudo melhor.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
  10.  # 13

    É isso.. e a desproporção/ localização das escadas de acesso ao sotão e interligação garagem/ zona lazer, bem como as proporções da garagem...
  11.  # 14

    Mas que giro!!!
    (e olhem que não costumo começar assim os meus comentários sobre projectos de moradias)

    Há ali coisas que não entendi (o que é parede, muro, murete, e caixilho), sobretudo o que são aqueles espaços a cinzento (casas dos vizinhos?)...
    Os desenhos deviam ter algumas legendas, e teríamos de ver os alçados para entender algumas coisas...

    Para já:
    Na cave, uma das portas de saída da zona de lazer parece dar de frente para um muro...
    A escada que vai da cave para o piso 0 parece-me estar numa má localização, *parece* estar desenhada com 13 (ou 14) degraus - o que é POUCO - e são demasiados degraus sem um patim intermédio.

    Uma cozinha estreita é bom para quem lá trabalha (tem de andar menos quilómetros por dia), mas esta acaba num "funil"...
    A escada do piso 0 para o piso 1 não está bem. Uma pessoa alta teria de se baixar para aceder à escada (vinda do hall para os quartos). Os degraus deviam "arrancar" na parede da escada que vai para a cave (o que também aumentará o patim à frente dos quartos).
    Como (em que material; desenho) vai ser feita a escada do piso 0 para o piso 1 ? Há ali um espaço debaixo dela que parece muito desaproveitado...
    Não gosto lá muito que a entrada da cozinha seja pelo MEIO da sala. Acho que a maior parte das pessoas rejeitaria esta solução.
    Aquele hall... se é para impressionar as visitas, está perfeito! Eu gostaria de ter um assim. :-)

    No piso 1, não faço ideia onde vai conseguir meter a cama de casal naquele enorme quarto zigue-zagueante.
    O "patim" da escada no piso 1 é tão pequeno que pode não dar espaço para passar com um móvel grande (colchão; etc.) - mas como vai ter de mexer no "arranque" da escada no piso 0...

    Aquele "X" entre o canto do quarto aos zigue-zagues e a varanda em forma de charuto é uma clarabóia sobre a sala? (diga que sim! diga que sim!) :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocha
  12.  # 15

    Entre as várias coisas referidas, a meu ver tens uma garagem pouco funcional, optaria por uma garagem mais "quadrada" e aumentar mais o portão, para o caso de teres dois carros, não teres de tirar um para saíres com o outro, tentar ter dois carros lado a lado ou algo do género.

    Sim, sei que vai ficar uma zona de lazer diferente...

    EDIT: se puderes aumentar a garagem para o lado direito e fazer a escada de acesso ao Piso 0 por baixo da que dá acesso ao Piso 1, também penso que fica melhor, a escada onde está rouba espaço no Piso 0.
  13.  # 16

    Colocado por: nunogouveiaEstá algo confuso; além do que disse o Marco1, eu questiono o tamanho da cozinha, o tamanho da distribuição do andar e a sua relação com escadaria, a relação com terrenos vizinhos (será necessário perceber o que é existente e o que poderá colidir com o código civil ou o RGEU.
    Falta cozinhar isso tudo melhor.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tocha



    O tamanho da cozinha foi nossa opção não valorizo uma cozinha grande mas em todo o caso podemos pensar nessa situação caso no futuro queira vender a casa a cozinha pequena ser uma condicionante.

    Em relação às escadas tivemos uma grande dificuldade em colocar as mesmas.
  14.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasÉ isso.. e a desproporção/ localização das escadas de acesso ao sotão e interligação garagem/ zona lazer, bem como as proporções da garagem...


    Em relação às escadas tivemos uma grande dificuldade em colocar as mesmas.

    Não é possível colocar dois carros lado a lado na garagem devido aos acessos à mesma. A ideia era criar um espaço na cave com acesso ao jardim.
  15.  # 18

    Colocado por: Luis K. W.Mas que giro!!!
    (e olhem que não costumo começar assim os meus comentários sobre projectos de moradias)

    Há ali coisas que não entendi (o que é parede, muro, murete, e caixilho), sobretudo o que são aqueles espaços a cinzento (casas dos vizinhos?)...
    Os desenhos deviam ter algumas legendas, e teríamos de ver os alçados para entender algumas coisas...

    Para já:
    Na cave, uma das portas de saída da zona de lazer parece dar de frente para um muro...
    A escada que vai da cave para o piso 0 parece-me estar numa má localização, *parece* estar desenhada com 13 (ou 14) degraus - o que é POUCO - e são demasiados degraus sem um patim intermédio.

    Uma cozinha estreita é bom para quem lá trabalha (tem de andar menos quilómetros por dia), mas esta acaba num "funil"...
    A escada do piso 0 para o piso 1 não está bem. Uma pessoa alta teria de se baixar para aceder à escada (vinda do hall para os quartos). Os degraus deviam "arrancar" na parede da escada que vai para a cave (o que também aumentará o patim à frente dos quartos).
    Como (em que material; desenho) vai ser feita a escada do piso 0 para o piso 1 ? Há ali um espaço debaixo dela que parece muito desaproveitado...
    Não gosto lá muito que a entrada da cozinha seja pelo MEIO da sala. Acho que a maior parte das pessoas rejeitaria esta solução.
    Aquele hall... se é para impressionar as visitas, está perfeito! Eu gostaria de ter um assim. :-)

    No piso 1, não faço ideia onde vai conseguir meter a cama de casal naquele enorme quarto zigue-zagueante.
    O "patim" da escada no piso 1 é tão pequeno que pode não dar espaço para passar com um móvel grande (colchão; etc.) - mas como vai ter de mexer no "arranque" da escada no piso 0...

    Aquele "X" entre o canto do quarto aos zigue-zagues e a varanda em forma de charuto é uma clarabóia sobre a sala? (diga que sim! diga que sim!) :-)



    Os espaço a cinzento são casas.

    Tivemos dificuldade com a localização das escadas e depois de alguns testes não sei se conseguimos uma melhor localização.

    Em relação à cozinha é possível ainda rodar a parede para que fique aberta para o terraço.

    A entrada da cozinha por ali seria para estar perto da sala de jantar.

    Os quartos estão a ser ligeiramente modificados
  16.  # 19

    Conforme lhe disse em cima, achei a arquitectura engraçada. Provocadora, até...
    (mas calma! Eu sou apenas engenheiro!)
    É pena a casa estar tão entalada entre outras...
    Colocado por: TochaA entrada da cozinha por ali seria para estar perto da sala de jantar.
    Uma coisa é estar "perto da...", outra, completamente diferente, é estar "dentro da...", ou "ser um anexo da...".
    Não tem mal nenhum,...
    ... mas (infelizmente) uma casa não é só uma coisa para nós. Se não formos estupidamente ricos, uma casa tem de ser encarada como um investimento. Um investimento tem de ser vendável. E para ser vendável, não pode ter uma arquitectura que desagrade a 90% dos potenciais (futuros) compradores.

    Colocado por: TochaOs quartos estão a ser ligeiramente modificados
    Espero que o "ligeiramente" permita meter uma cama de casal com acesso pelos dois lados... ;-)

    Colocado por: TochaTivemos dificuldade com a localização das escadas e depois de alguns testes não sei se conseguimos uma melhor localização.
    Se fizer um alçado da escada do piso 0 para o piso 1, constatará que uma pessoa mais alta terá de baixar a cabeça para passar debaixo dos degraus.
    (editado: ou da estrutura que sustentará os degraus).

    E as outras questões (porta da cave de frente para um muro; o quadrado com um X, tipo totoloto, sobre a sala; como vai ser a escada para o piso 1; etc.) ?
    • Tocha
    • 6 fevereiro 2017 editado

     # 20

    Colocado por: Luis K. W.Conforme lhe disse em cima, achei a arquitectura engraçada. Provocadora, até...
    (mas calma! Eu sou apenas engenheiro!)
    É pena a casa estar tão entalada entre outras...
    Uma coisa é estar "perto da...", outra, completamente diferente, é estar "dentro da...", ou "ser um anexo da...".
    Não tem mal nenhum,...
    ... mas (infelizmente) uma casa não é só uma coisa para nós. Se não formos estupidamente ricos, uma casa tem de ser encarada como um investimento. Um investimento tem de ser vendável. E para ser vendável, não pode ter uma arquitectura que desagrade a 90% dos potenciais (futuros) compradores.

    Espero que o "ligeiramente" permita meter uma cama de casal com acesso pelos dois lados... ;-)

    Se fizer um alçado da escada do piso 0 para o piso 1, constatará que uma pessoa mais alta terá de baixar a cabeça para passar debaixo dos degraus.
    (editado: ou da estrutura que sustentará os degraus).

    E as outras questões (porta da cave de frente para um muro; o quadrado com um X, tipo totoloto, sobre a sala; como vai ser a escada para o piso 1; etc.) ?


    A porta da Cave em frente ao muro o muro está a mais o quandrado com um X será um Mezzanino aliás o terraço indicado num dos quartos tbm é Mezzanino ou seja a casa terá 2 Mezzaninos um quando se entra outro na sala.
 
0.0234 seg. NEW