Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Venho colocar uma questão para os mais entendidos.

    1º Como tornariam rentavel um negocio em que iriam ter com os donos de casas em mau estado, faziam os levantamentos das mesmas e as apresentavam em 3d ao publico de forma mais apelativa?

    2º Sou desenhador, mas pretendo crescer um pouco mais, um pouco no ramo de reabilitação. Recomendam algum tipo de formação que possa ir levando em frente até alcançar um patamar mais elevado e dispendioso ?

    Grato pela atenção
    •  
      CMartin
    • 7 fevereiro 2017 editado

     # 2

    Olà tdpalmeida,
    Para ser sincera eu não percebi qual o objecto do negócio, mas tenho uma casa antiga.
    Qual seria o levantamento que faria, e com que objectivo faria esse levantamento?
    Se for uma excelente e exclusiva ideia de negócio, não a deverà divulgar de qualquer forma num fórum publico, eu não o faria :o)
    Mas a pergunta era para entendidos..deixo para os tais então..
    Cumprimentos
  2.  # 3

    posso estar enganado mas acho que queres ganhar experiencia fazendo de borla algo que quem ja esta no ramo cobra pra fazer é isso? se assim for dou a minha casa como voluntaria lool
  3.  # 4

    Bom dia
    Bem já me sinto arrependido assim sendo, vou voltar para o silencio apenas.
    Seria bom, mas quero aprender e limar arestas, sendo algo que já vejo mais ou menos feito por aí confesso que não me preocupei muito.

    A ideia era fazer o levantamento da moradia existente, desenhar de forma camarária alvo viável e vendável e assim que a mesma fosse comprada com base no projecto, seria pago pelo cliente inicial, tendo assim a possibilidade de dar continuidade ao mesmo junto do novo dono.

    Mas isto tem demasiados buracos e são essas arestas que quero entender e limar.

    O antigo dono pode alegar que a casa não foi vendida com base no projecto o que me faria ter perdido tempo e dinheiro
    O novo dono pode reformular o projecto todo ou mudar o arquitecto, sendo assim apenas recebo da fase inicial
    Entre outras coisas
  4.  # 5

    Basicamente quer fazer um "My dream home", pode-se ver ou via-se na Sic Mulher em Portugal.
    Faz e apresenta o projecto em 3D já com decoração mas para isso tem que ter algum empreiteiro para poder apresentar logo o orçamento.
    Assim apresenta o custo do imóvel, os seus honorários alguém pagará e o orçamento para obras.

    O problema é que a construção em Portugal é muito diferente da construção dos States, e facilmente a casa "projectada/renovada" ficaria mais cara que uma nova.

    Mas sim... é algo novo, portanto pode estudar a viabilidade, propor a alguma imobiliária e empreiteiro...
  5.  # 6

    Bom dia

    Pois tenho de explorar melhor.
    A dificuldade está em saber neste momento por onde começar de forma no minino viavel
  6.  # 7

    Sou da opinião, que um dia, mais cedo que tarde - independente da pressão do sector - a nova construção vai abrandar substancialmente (por via de decreto ou de impostos, ou outro método criativo) e vai se dar ênfase a reabilitação/reconstrução/recuperação.

    Se assim for, a sua ideia, como outras que possam existir terá "pernas para andar", apenas tem que limar algumas arestas e ver onde se pode inserir num mercado que pode ainda não estar preparado ou a procura dessa solução.

    Dou lhe uma ideia/sugestão:

    com o aumento das pessoas que compram casa usada e investem na sua recuperação, mas cada vez mais sensibilizadas nos factores de eficiência energética, porque não "oferecer" (e o trabalho bem feito paga-se!! ja o outro...) um serviço de levantamento detalhado da construção - muitas casas mais antigas (e não precisamos de falar em muitas dezenas de anos) não tem qualquer tipo de planta detalhada, ou o que existe em projecto é completamente diferente do que está cosntruido.

    Existem já empresas/pessoas que baseando-se no que existe calculam/projectam soluções construtivas (revestimento/isolamento etc..) para melhorar ou remodelar essas habitacoes - pode trabalhar nesses sentido, junto dessas empresas fazendo o levantamento e toda a parte de desenho e evoluir a partir dai...

    certamente arranjará clientes ;) poucos numa primeira fase, mas acredito que a sensibilidade dos DO (de casas usadas) para estes assuntos vai aumentar nos próximos anos - basta ver os vários comentários que vão aparecendo por aqui sobre reabilitação - desde os projectos DIY ate aos chave na mão...
  7.  # 8

    Colocado por: tozepalmaBasicamente quer fazer um "My dream home", pode-se ver ou via-se na Sic Mulher em Portugal.
    Faz e apresenta o projecto em 3D já com decoração mas para isso tem que ter algum empreiteiro para poder apresentar logo o orçamento.
    Assim apresenta o custo do imóvel, os seus honorários alguém pagará e o orçamento para obras.

    O problema é que a construção em Portugal é muito diferente da construção dos States, e facilmente a casa "projectada/renovada" ficaria mais cara que uma nova.

    Mas sim... é algo novo, portanto pode estudar a viabilidade, propor a alguma imobiliária e empreiteiro...


    Exatamente, o conceito parece-me o mesmo. Mas já viu os preços das casas por lá?
    A casa projetada/renovada ficaria mais cara que uma nova porque as pessoas pedem balúrdios por uma ruína e assim não compõem nem deixam compor...e assim se vêm zonas completamente degradadas.
    Penso que nas zonas históricas já é obrigatório ou vender por preço justo ou renovar (o que deveria ser em todas as zonas, na minha opinião)
    Penso que será uma boa ideia de negócio
  8.  # 9

    Colocado por: Tdpalmeida1º Como tornariam rentavel um negocio em que iriam ter com os donos de casas em mau estado, faziam os levantamentos das mesmas e as apresentavam em 3d ao publico de forma mais apelativa?

    Dificilmente vejo viabilidade nisso, as pessoas não estão dispostas a pagar. e plantas de existente todos as fazem, ATAE, topografos, desenhadores, Arquitectos, engenheiros...
    Se bem percebi, Mas qual o propósito de fazer 3D, de uma coisa existente?! Só se tiveres um projecto para depois mostrar em 3D.... Mas isso não é a função de um desenhador, ou de um modelador 3D

    Hoje em dia, os tecnicos são cada vez mais polivalentes, o software também ajuda...

    Colocado por: Tdpalmeida2º Sou desenhador, mas pretendo crescer um pouco mais, um pouco no ramo de reabilitação. Recomendam algum tipo de formação que possa ir levando em frente até alcançar um patamar mais elevado e dispendioso ?

    Então que tal inscreveres-te num curso superior ( arquitectura, design de interiores)?! Não sei se para ti será possível, mas é uma opção.

    Sem os skills é complicado. E tens um mundo de concorrência, arquitectos, designers de interiores, Agentes técnicos de engenharia e arquitectura,, etc...

    Uma questão que experiência profissional já adquiristes?
  9.  # 10

    Colocado por: nmex2Sou da opinião, que um dia, mais cedo que tarde - independente da pressão do sector - a nova construção vai abrandar substancialmente (por via de decreto ou de impostos, ou outro método criativo) e vai se dar ênfase a reabilitação/reconstrução/recuperação.

    Se assim for, a sua ideia, como outras que possam existir terá "pernas para andar", apenas tem que limar algumas arestas e ver onde se pode inserir num mercado que pode ainda não estar preparado ou a procura dessa solução.

    Dou lhe uma ideia/sugestão:

    com o aumento das pessoas que compram casa usada e investem na sua recuperação, mas cada vez mais sensibilizadas nos factores de eficiência energética, porque não "oferecer" (e o trabalho bem feito paga-se!! ja o outro...) um serviço de levantamento detalhado da construção - muitas casas mais antigas (e não precisamos de falar em muitas dezenas de anos) não tem qualquer tipo de planta detalhada, ou o que existe em projecto é completamente diferente do que está cosntruido.

    Existem já empresas/pessoas que baseando-se no que existe calculam/projectam soluções construtivas (revestimento/isolamento etc..) para melhorar ou remodelar essas habitacoes - pode trabalhar nesses sentido, junto dessas empresas fazendo o levantamento e toda a parte de desenho e evoluir a partir dai...

    certamente arranjará clientes ;) poucos numa primeira fase, mas acredito que a sensibilidade dos DO (de casas usadas) para estes assuntos vai aumentar nos próximos anos - basta ver os vários comentários que vão aparecendo por aqui sobre reabilitação - desde os projectos DIY ate aos chave na mão...


    Quando fala em oferecer e depois trabalhar perto de empresas de sector energético e de materiais.
    A forma de rentabilizar essa parte seria colocando uma margem depois sobre o valor das empresas a quem entregasse mais tarde as peças desenhadas bem elaboradas?



    Colocado por: isabelinha64

    Exatamente, o conceito parece-me o mesmo. Mas já viu os preços das casas por lá?
    A casa projetada/renovada ficaria mais cara que uma nova porque as pessoas pedem balúrdios por uma ruína e assim não compõem nem deixam compor...e assim se vêm zonas completamente degradadas.
    Penso que nas zonas históricas já é obrigatório ou vender por preço justo ou renovar (o que deveria ser em todas as zonas, na minha opinião)
    Penso que será uma boa ideia de negócio


    Sim um dos grandes problemas para avançar com a compra de imoveis são os preços enormes que colocam. Daí ter colocado de fora o ser eu ou outro investidor externo a comprar e tentar apenas rentabilizar o processo em si de venda e construção final para o novo dono.

    Colocado por: Pedro Barradas
    Dificilmente vejo viabilidade nisso, as pessoas não estão dispostas a pagar. e plantas de existente todos as fazem, ATAE, topografos, desenhadores, Arquitectos, engenheiros...
    Se bem percebi, Mas qual o propósito de fazer 3D, de uma coisa existente?! Só se tiveres um projecto para depois mostrar em 3D.... Mas isso não é a função de um desenhador, ou de um modelador 3D

    Hoje em dia, os tecnicos são cada vez mais polivalentes, o software também ajuda...


    Então que tal inscreveres-te num curso superior ( arquitectura, design de interiores)?! Não sei se para ti será possível, mas é uma opção.

    Sem os skills é complicado. E tens um mundo de concorrência, arquitectos, designers de interiores, Agentes técnicos de engenharia e arquitectura,, etc...

    Uma questão que experiência profissional já adquiristes?



    Sim eu sei disso, o objectivo era mostrar o potencial da casa.
    Ou seja a Casa existente é esta, mas o que está a comprar permite fazer isto, ser assim com aspecto x ou y. Muitas pessoas evitam a reabilitação por ao passarem por uma casa antiga não conseguirem imaginar o que esta pode ser.

    A nivel de experiencia, tenho 8 anos de experiencia como desenhador de arquitectura e 2 como desenhador de peças.
    Curso superior de arquitectura confesso não ter como pagar, então estava a tentar Cet ou Licenciaturas mais curtas.
  10.  # 11

    algo do género:

    "potencie a sua casa, fazemos um projeto lowcost"

    "sonhe agora e faça obra depois"

    já agora Td o problema não seria bem pelos custos de tirar o curso de arquitetura em si, é mais uma questão de disponibilidade.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 12

    Colocado por: marco1algo do género:

    "potencie a sua casa, fazemos um projeto lowcost"

    "sonhe agora e faça obra depois"

    já agora Td o problema não seria bem pelos custos de tirar o curso de arquitetura em si, é mais uma questão de disponibilidade.


    Entendi o conceito

    Como assim disponibilidade?
  12.  # 13

    Então que tal pensares em design industrial, industria de peças/ moldes etc..
    Concordam com este comentário: tiyxu
  13.  # 14

    tempo físico e disponibilidade mental.

    uma coisa é certa parece que gosta de arquitetar e interiorismo, mas para ir mais alem convém ter alguma certificação pois o mercado está inundado de concorrência
  14.  # 15

    O melhor para aprender seria arranjar um arquitecto ou arquitectos que precisassem de um desenhador.
  15.  # 16

    Neste momento adquiri um imóvel que necessita de remodelação extrema . o que me sugerias?
  16.  # 17

    Na minha opinião, só haveria alguma viabilidade, mas não a que espera, se trabalhasse com um arquiteto experiente. Como desenhador 3d. Admito que tenha gosto pelo 3D, eu também tenho, mas tem de ter noção que o que não faltam são arquitetos finalistas e estagiários a venderem 3d ao preço da chuva.

    Associações com empreiteiros acho difícil. Eles são objetivos, recebem múltiplos pedidos de orçamentos onde nem chegam a todos, quanto mais trabalhar em soluções que consomem muito tempo, recursos, e a adjudicação não será uma coisa certa, dum esboço?

    Trabalhar diretamente com o cliente final também não vejo viabilidade. Não vai ter a bagagem que adquire num curso superior, que engloba legislação, gestão de espaço, mobilidades, etc... Quando lhe perguntarem se uma solução é mais cara do que outra vai ficar a pensar no que responder...

    Desenhar o 3D do existente também não vejo vantagem. O existente as pessoas entram no espaço, e vêm. Isso supera qualquer 3D. Só se justifica para ver digitalmente o que não é possível a curto prazo.

    Mas se quer arriscar atire-se. Ponha anúncios, tente clientes, ganhe experiência, porque o que também não falta é gente louca capaz de embarcar nessas carruagens. Mas estipula é bem os honorários e faça por receber adiantado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 18

    Colocado por: O.MartinsNa minha opinião, só haveria alguma viabilidade, mas não a que espera, se trabalhasse com um arquiteto experiente. Como desenhador 3d. Admito que tenha gosto pelo 3D, eu também tenho, mas tem de ter noção que o que não faltam são arquitetos finalistas e estagiários a venderem 3d ao preço da chuva.

    Associações com empreiteiros acho difícil. Eles são objetivos, recebem múltiplos pedidos de orçamentos onde nem chegam a todos, quanto mais trabalhar em soluções que consomem muito tempo, recursos, e a adjudicação não será uma coisa certa, dum esboço?

    Trabalhar diretamente com o cliente final também não vejo viabilidade. Não vai ter a bagagem que adquire num curso superior, que engloba legislação, gestão de espaço, mobilidades, etc... Quando lhe perguntarem se uma solução é mais cara do que outra vai ficar a pensar no que responder...

    Desenhar o 3D do existente também não vejo vantagem. O existente as pessoas entram no espaço, e vêm. Isso supera qualquer 3D. Só se justifica para ver digitalmente o que não é possível a curto prazo.

    Mas se quer arriscar atire-se. Ponha anúncios, tente clientes, ganhe experiência, porque o que também não falta é gente louca capaz de embarcar nessas carruagens. Mas estipula é bem os honorários e faça por receber adiantado.


    Obrigado pelos concelhos O.Martins



    Colocado por: PedroGomesNeste momento adquiri um imóvel que necessita de remodelação extrema . o que me sugerias?


    Pedro será que me pode enviar mais dados sobre o imóvel para poder fazer uma avaliação melhorada do mesmo? Talvez por e-mail
  18.  # 19

    Eu por acaso não concordo muito com algumas coisas que foram ditas.
    Uma grande parte dos clientes não consegue imaginar a obra final, não consegue entrar numa casa a remodelar e visualizar logo como aquilo vai ficar. Não imaginam numa simples wc, quanto mais numa casa inteira. Os 3d ajudam muito, no entanto tem de ser perfeitos (porque a fazer mais ou menos já há muitos).
    Também acho que, cada vez mais as pessoas não querem perder tempo, nem têm esse tempo; e querem simplificar cada vez mais os processos (sobretudo das obras),acredito portanto, sim que esses serviços sejam cada vez mais utilizados.
    Concordam com este comentário: nmex2
  19.  # 20

    ... Mas o cliente final faz ideia do tempo ( modelação + renderização e post-produção), formação ( para saber como obter o maximo dos diversos softwares) e recursos ( software legal, hardware adequado) necessários para apresentar aquelas imagens todas xpto que se vêm !!?
    Parece-me que não.

    A prejudicar ainda mais, temos que acrescentar a deslocação ao local e consequente levantamento fotografico e métrico.
    Situações existentes, são habitualmente mais morosas de simular....
    Um apartamento ainda é como o "outro", mas moradias, montes, quintas, coisas antigas fora de esquadria e com as mais variadas cotas de soleira e tipo de tecto/ coberturas!!!?... topografia exterior....
    Concordam com este comentário: O.Martins
 
0.0238 seg. NEW