Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, estou a iniciar uma discussão porque não encontro nenhum tópico que me esclareça. Passo a expor o problema:
    A minha mãe é senhoria de uma casa comercial. O inquilino constatou que havia uma ruptura na canalização porque recebeu uma factura de água de 360,00€. A ruptura não era visível, foi verificada apenas porque, com as torneiras todas fechadas, continuava a passar pelo contador. A minha mãe procedeu à reparação da canalização, assunto resolvido.
    Mas o inquilino quer que a minha mãe pague uma boa parte da factura da água com o argumento que só costuma pagar 60,00€ por mês.
    A questão que proponho é a seguinte:
    Compete, neste caso, ao senhorio o pagamento da factura? Ou por outro lado pode ser incúria por parte do inquilino pelo facto de não ter prestado atenção ao contador de água?
    Agradeço desde já uma resposta esclarecedora.
  2.  # 2

    É pááááá...!
    Isto é uma questão "só para juristas"!
  3.  # 3

    O melhor mesmo é chegarem a um meio termo, até para manter boas relações entre senhorio e inquilino, já que a culpa "não é de ninguém".
  4.  # 4

    Colocado por: ClioIIa culpa "não é de ninguém".
    Não sei se nesta relação contratual, isso ("culpa solteira") existe...

    Se há seguro de responsabilidade civil do apartamento, é porque se prevê que haja danos a reparar (ao inquilino, ou a outros moradores no prédio) por quem contratou o seguro e paga o respectivo prémio (o senhorio/proprietário do apartamento).

    Curiosamente, noutros países (França) este seguro costuma ser contratado e pago pelo inquilino.
 
0.0099 seg. NEW