Iniciar sessão ou registar-se
    • JotaP
    • 13 fevereiro 2017

     # 21

    Para garagem existe espaço aparte. Aqui era mesmo considerar so a zona de habitação.

    De facto eu tenho um apartamento com 75m2 e acho-o surpreendentemente espaçoso, na medida do que 75m2 fariam, à partida pressupor.

    O terreno permite fazer R/C e 1º andar, mas por uma questão económica e a pensar no futuro (velhice) gostava de planear a coisa apenas por um piso.
    • riscos
    • 13 fevereiro 2017 editado

     # 22

    Colocado por: JotaPRiscos, refere-se ao trabalho ou ao custo? Aprofunde, please


    Muita burocracias, projeto de demolição, muito trabalho envolvido para retirar esse mamarracho daí incluindo as fundações do mesmo. Com tudo o que envolve não apontava para valores abaixo dos 18.mil euros
  1.  # 23

    Colocado por: mhpintoConsiderando que um apartamento de 145 m2 já é considerado grande,


    Uma vivenda de 145m2 não é um apartamento.
    Com os requisitos actuais, de parede exterior são sempre entre 35 a 50cm... isso rouba muita área.
    Mas sem dúvida que dá para meter uma boa casa no piso 0 e se for preciso mais uns quartos no piso 1.
    • JotaP
    • 13 fevereiro 2017

     # 24

    Eu se tiver que fazer dois andares, não faço uma área de implantação tão grande.

    Recuso ter uma casa enorme. Os meus pais atualmente sofrem com isso.

    Riscos... Esse valor já começa a ser mais assustador. Nem sabia que era preciso um "projeto de demolição". Raios... Tenho mesmo que esperar que o dono do terreno aceite a minha oferta, porque estou a trabalhar num valor quase a metade do que se vendem ali os terrenos...
    Concordam com este comentário: RJD
  2.  # 25

    se os 145m2 são apenas para a parte habitacional, e se considra o seu apartamento de 75m2 espaçoso, então eu fazia tudo no RC, 145m2 dá para fazer um bom t3.

    3 quartos com 15m2, 2 wc com 4m2, uma sala com 40m2 e uma cozinha com 20 m2, dá tudo 113m2. fica com 32m2, para as zonas de circulação e para as paredes exteriores. Já fica com uma bela casa.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  3.  # 26

    145 m2 dá perfeitamente para uma casa térrea de 3 quartos desafogada.

    tem é de equacionar a relação térrea/ envolvente, pois pode não ser muito agradável se tiver edifícios vizinhos bastante altos.
    tem também de conferir bem os afastamentos laterais e a que distancia a sua camara permite abrir janelas, pois uma casa térrea á partida precisa de divisões que não tenham só janelas para a frente e para trás.
    Concordam com este comentário: mhpinto, jorgferr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  4.  # 27

    <

    Colocado por: JotaPEu se tiver que fazer dois andares, não faço uma área de implantação tão grande.

    Recuso ter uma casa enorme. Os meus pais atualmente sofrem com isso.

    Riscos... Esse valor já começa a ser mais assustador. Nem sabia que era preciso um "projeto de demolição". Raios... Tenho mesmo que esperar que o dono do terreno aceite a minha oferta, porque estou a trabalhar num valor quase a metade do que se vendem ali os terrenos...


    O valor a pagar pelo projeto e o técnico para acompanhar são migalhas no bolo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
    • JotaP
    • 13 fevereiro 2017

     # 28

    Obrigado pelas respostas que têm dado. Realmente deveria ter procurado um forum em 1999 a 2003 quando a casa dos meus familiares foi feita :)

    riscos: Vou então abordar conhecimentos entre pessoal da construção para orçamentos. São estas pequenas coisas que podem ou não levar a assinar o cheque e marcar uma escritura :D

    marco1 - 3 metros nas laterais, ou seja, se as contas não me falham, 11metros de frente/traseira. Realmente a maior preocupação é a "sombra" envolvente.

    paulo - lá está. Quartos de 14/16m2 chegam-me, cozinha de 14m2, sala não mais que 25m2...visto dessa forma, acho que se consegue algo, sim.
  5.  # 29

    JotaP

    cuidado há uma diferença entre poder construir a 3 m e poder construir a 3 m com janelas de divisões, ou seja pode construir a 3 m mas podem exigir que para abrir janelas esteja a 5 m da extrema.
    este ponto é muito importante pois já vi numas camaras permitirem e noutras não.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • JotaP
    • 13 fevereiro 2017

     # 30

    Bem alertado. Não deixarei de fazer o negócio por isso, pois como digo, prefiro térrea mas considero a hipotese de não o ser.

    A ver vamos.
    •  
      GMCQ
    • 16 fevereiro 2017

     # 31

    Colocado por: JotaPPara garagem existe espaço aparte. Aqui era mesmo considerar so a zona de habitação.

    De facto eu tenho um apartamento com 75m2 e acho-o surpreendentemente espaçoso, na medida do que 75m2 fariam, à partida pressupor.

    O terreno permite fazer R/C e 1º andar, mas por uma questão económica e a pensar no futuro (velhice) gostava de planear a coisa apenas por um piso.


    Boa tarde, quer mesmo mandar abaixo? Já pensou em reconstruir/remodelar?
    •  
      GMCQ
    • 16 fevereiro 2017 editado

     # 32

    Colocado por: Luis K. W.Não.
    Mas fiz uma vez essa operação de demolir uma moradia e reconstruir outra.
    Tinha 90m2+90m2+sotão minúsculo, e a máquina demoliu-a em poucos MINUTOS.
    Acho que antes da demolição só tinham removido as janelas e algumas portas. O resto foi tudo a eito.
    No dia seguinte, o terreno estava limpo e com os caboucos para as fundações abertas para a nova construção.
    E, há uns 10 anos, custou-nos uns 4000 euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JotaP


    Eu vi uma situação muito engraçada numa obra em Sintra, no BricoDepot ( antes de o ser), aquilo penso que seriam armazéns de alguma coisa em alvenarias, e o construtor fez uma coisa fantástica, demoliu tudo e depois numa máquina trituradora gigante, tudo o que era pedra, cimento e tijolo, foi tudo reutilizado para a nova obra. Nunca tinha visto tal coisa. 😀
    • JotaP
    • 16 fevereiro 2017

     # 33

    Eu falei agora com um construtor que me alertou logo para o despejo do entulho ser muito complicado para ser entalado. Diz que por vezes até para meter no terreno ao lado onde ele é util por qualquer motivo, é o cabo dos trabalhos.

    Por acaso tem graça, quando achei que era ilegal e me queixei, além de não ter havido problemas, até quem se deveria queixar primeiro autorizou...agora que me dava jeito lá despejar, nem o tipo que o podia fazer o aceitará :D
  6.  # 34

    E quando se poderia pensar "olha que ele já desistiu"... Continuo na luta e surgem dúvidas.

    Tenho orçamentos para demolição que invariavelmente não baixam dos 15mil euros. Abordei o proprietário e fiz uma oferta.

    Ora, o proprietário (herdeiro) tem a convicção que a venda não pode ser feita com a construção existente, tendo a ideia que só pode vender se demolir e está renitente.

    Do que consegui informar-me junto da Camara e com um solicitador que trabalha no ramo, não há nada que impeça a venda do terreno com a construção.

    A construção não tem licença de habitação mas paga IMI.

    Dúvida que recoloco aqui depois de já ter perguntado a diferentes pessoas, mas teimando o proprietário -> Há algo que impeça a venda do terreno com a construção lá metida? Algo obriga a que se faça a demolição para me ser vendido?
  7.  # 35

    não, pode comprar como está, em ultima analise é como se estivesse a comprar um terreno vazio ou seja como se não tivesse nada construído. no entanto os custos e a demarches para demolir depois passavam todas para si.
    • emad
    • 9 março 2017

     # 36

    O jotap não coloca a hipótese de remodelar o que tem e aproveitar a estrutura por causa das dúvidas dos alicerces e fundações.
    Porque é que não poupa 15000€ da suposta demolição e adapta a casa existente as suas necessidades?
    A casa de certeza que não vai cair. O que tem de fazer e isolar bem as terras encostadas.
    A ideia que fazer novo fica mais barato pode ser uma ilusão. Depende muito do que se pretende gastar e do que se quer.
    Se calhar com 75000€ já legaliza a casa e coloca a mesma como pretende para as suas necessidades.
    A abordagem de construir e reconstruir são diferentes.
    Tem vários argumentos para comprar essa casa a bom preço e limitar os custos de reconstrução e tornar esse investimento altamente rentável.
    Já agora quanto é que esta disposto a pagar por essa casa?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  8.  # 37

    É o que pretendo. Foi por isso mesmo que consegui negociar e oferecer um valor abaixo do pedido, que corresponde a uma estimativa relativa à demolição.

    Não percebo porque existe informação contraditória.

    A proposta está feita e sei que o valor agrada. O unico senão é que agora lembraram-se de ir à Camara com base na informação que eu lhes dei e que assumi que a tinham, que diz que a habitação pode ser legalizada se forem demolidos os anexos... Então agora lembraram-se de ir apurar isso porque "até pode passar a interessar legalizar".

    Vou então rezar para que a legalização seja onerosa e trabalhosa para eles e assim aceitem a minha proposta.
    • emad
    • 9 março 2017

     # 38

    O jotap está do lado do comprador e ele do lado de quem vende.
    Foi você que despertou o valor do imóvel. Sem querer abriu-lhes os olhos.
  9.  # 39

    Possivelmente. O valor que ofereci já não dá margem para eu subir. O terreno vale mais, mas não me quero atravessar.

    Ou faço um bom negócio ou compro outro...com menos 100m2, mas pronto.
    • emad
    • 9 março 2017 editado

     # 40

    Uma pergunta. O que tem inscrito na caderneta predial do terreno e na certidão?
 
0.0226 seg. NEW