Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um projeto e estou indeciso entre a construção tradicional e sistemas de construção alternativos... alguém que tenha optado por sistemas alternativos...
  2.  # 2

    Colocado por: desargoTenho um projeto

    Está aprovado?
    Já tem as especialidades?
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilvaEstá aprovado?


    Será um projecto como em projecto pessoal ou projecto mesmo de arquitectura?
    Se assim for não faz sentido, pois o de arquitectura deve reflectir o modo construtivo... penso eu de que...
    Concordam com este comentário: zedasilva, nunogouveia, GMCQ
  4.  # 4

    Já está aprovado bem como as especialidades (com a construção tradicional) mas agora surgiu a possibilidade de utilizar o Sistema SISMO, (Respeitando o projeto de arquitetura - naturalmente)
  5.  # 5

    Colocado por: desargo(Respeitando o projeto de arquitetura - naturalmente)

    Tem consciência que tem que alterar pelo menos o projeto de estabilidade?
    Concordam com este comentário: desargo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desargo
  6.  # 6

    Sim... teremos que fazer as devidas alterações... pois neste sistema as paredes são elementos estruturais...
  7.  # 7

    Todos os sistemas são bons, porem tb todos tem falhas.
    O problema dos sistemas alternativos, é que para terem o mínimo de falhas possíveis devem ser executados por especialistas, ora isto torna-os quase sempre mais caros que o dito sistema tradicional.
  8.  # 8

    De outro tópico que abriu vejo que com "alternativo" se refere a algo que talvez nem nunca tenha sido feito em Portugal.
    Sendo eu também adepto de sistemas de construção menos convencionais para os padrões nacionais, o que lhe posso dizer é que a probabilidade de encontrar aqui no Fórum alguém que tenha usado, ou sequer que perceba desses sistemas, é muitíssimo próxima de zero.

    Do muito que já ali aqui, creio que apenas poderá encontrar informação interessante sobre construção em LSF, woodframing e as vulgarmente chamadas "casas de madeira" (que creio encaixar mais no tipo "post and beam" ou "heavy timber framing").
    Faça pesquisas por esses termos e divirta-se!
    Concordam com este comentário: zedasilva
  9.  # 9

    Um dos problemas dos ditos sistemas alternativos prende-se com a fiscalização.
    Por serem sistemas novos, não existem muitos técnicos devidamente habilitados a fiscaliza-los. Para fiscalizar uma obra não basta verificar se estão a ser cumpridos os projetos. A ciência da fiscalização está no antever possíveis erros ou omissões e antecipar a sua resolução, ora isto só se consegue quando se domina o sistema construtivo.
  10.  # 10

    Colocado por: desargosurgiu a possibilidade de utilizar o Sistema SISMO


    Certifique-se que o construtor tem experiência nisso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desargo
  11.  # 11

    Colocado por: mhpintoCertifique-se que o construtor tem experiência nisso.

    Experiência não significa 20 ou 30 obras já realizadas.
    Fui recentemente contratado para mediar um conflito entre DO e empreiteiro de um destes sistemas, trata-se de uma empresa com quase 50 casa construídas naquele sistema, e aquilo é "cada tiro cada melro"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desargo
  12.  # 12

    Já encontrei este Sistema em conversas neste forum de 2010... no entanto essas conversas não foram terminadas e gostaria de ter algum feedback.... sei que já existem várias moradias em Portugal feitas com este sistema... Mas esta seria a primeira obra deste construtor...
  13.  # 13

    Colocado por: desargoMas esta seria a primeira obra deste construtor...

    Por norma, as experiências devem ser sempre feitas na casa dos outros ...
    :)
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    • JotaP
    • 10 fevereiro 2017

     # 14

    E você quer ser a cobaia?

    Eu também antes de me decidir ao que vou, andei a teimar o LSF... mas como me respondeu um engenheiro civil conhecido quando lhe perguntei porque seguia uma página de Facebook sobre o tema, ainda é algo novo por cá para se confiar.

    Como o amigo zedasilva diz...fiscalizar fica ainda mais dificil. Imagine, o dono da obra não pesca, o fiscal não tem anzol e empreiteiro é o dono do mercado lá do sitio...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desargo
  14.  # 15

    Colocado por: desargoMas esta seria a primeira obra deste construtor...

    Não se importa de ser a cobaia?
    Concordam com este comentário: JotaP
    • riscos
    • 10 fevereiro 2017 editado

     # 16

    É daquelas ideias que só tem um caminho, submete-se a quem saiba fazer um projeto de estabilidade com esse sistema, submete-se provavelmente a ter de alterar o projeto de abastecimento de águas e esgotos. submete-se a ter de alterar o projeto térmico, submete-se a ter nem meia dúzia de empresas a construir nesse sistema em Portugal, submete-se a não ter quem saiba fiscalizar a empresa contratada,submete-se ao preço do sistema que por não ter concorrência aplica o preço que lhe apetece, e submete-se a aderir a um sistema sem poder de mercado e sem provas dadas. E no futuro submete-se a um muito pequenino mercado, de querer vender a casa e do comprador não aderir a esses sistemas
    Concordam com este comentário: JotaP
  15.  # 17

    Colocado por: zedasilvaExperiência não significa 20 ou 30 obras já realizadas.

    Experiência significa exatamente isso, agora há é quem não aprenda nem à porrada, por mais obras que faça. :)
    Mas concordo que me expressei mal, mais importante que ter experiência é ter boas referências, seja lá como for que são obtidas.

    Mas como já vimos que a experiência é nula, as referências serão impossíveis de obter.
    Eu, a meter-me nisso (o que seria difícil), só aceitaria se o construtor reduzisse ao mínimo a margem de lucro dele (ou então o gajo se quer fazer experiências que faça na casa dele) e me desse uma garantia para aí de 20 anos.

    Só uma ressalva: até aqui os comentários têm sido sérios , mas aviso-o já que o ceticismo aqui no fórum quanto a sistemas alternativos é enorme, pelo que não espere grandes incentivos da malta cá do burgo! :)
    • desargo
    • 10 fevereiro 2017 editado

     # 18

    Colocado por: mhpinto
    Experiência significa exatamente isso, agora há é quem não aprenda nem à porrada, por mais obras que faça. :)
    Mas concordo que me expressei mal, mais importante que ter experiência é ter boas referências, seja lá como for que são obtidas.

    Mas como já vimos que a experiência é nula, as referências serão impossíveis de obter.
    :)


    Caro mhpinto, boa noite! agradeço os comentários e compreendo as inquietações... também as tenho. A empresa a que me refiro tem muito boas referências na construção tradicional... e a nível orçamental é uma das que apresenta melhores preços... Esta empresa quer inovar e começar também com novos sistemas construtivos, nomeadamente este... daí a proposta. Até ao momento já analisei a pesquisar outros sistemas nomeadamente LSF e construções modulares... mas nenhuma delas me convenceu muito... mas esta pareceu-me interessante, mantendo a estabilidade do betão... daí a procura de outras opiniões formadas e/ou informadas que muito agradeço...
    • jcfcid
    • 11 fevereiro 2017 editado

     # 19

    A mim tem-me falado no ICF (Insolated concrete forms) e estou inclinado para a mesma. Só me falam bem! Alguem que tenha alguma coisa a dizer sobre isto? :)
  16.  # 20

    Vejam os meus tópicos talvez tenha informação que possa esclarecer.
    Cps
 
0.0212 seg. NEW