Iniciar sessão ou registar-se
    • Hugo_
    • 10 fevereiro 2017 editado

     # 1

    Boa tarde

    Antes de mais os meus cumprimentos a todos , já algum tempo que venho a acompanhar este forum e devo dizer que aprendi e obtive em parte alguns conhecimentos com muitos de vós , lamentando eu não ter começado a acompanhar mais cedo o que me teria possivelmente prevenido de um problema com que deparo neste momento e que gostaria de partilhar convosco.

    Em Agosto passado mudei-me para uma moradia antiga que tinha-mos num terreno com cerca de 900 m2, onde vinham a decorrer umas obras de remodelação já a alguns meses , a casa é composta por 90 m2 em baixo e mais 75m2 em cima , paredes todas elas em tijolo de 20 com reboco e estucadas por dentro , sendo uma casa ja antigae para retirar peso ,aconselhado pelo senhor que fez a obra ,foi colocado painel sanduíche a imitar mesmo a telha lusa, painéis esses com 8,5mx1m cada,ficando com cerca de metade das areas da casa no piso de cima com ligeira inclinação e outra metade a direito com uma caixa de ar de cerca de 40cm , acontece que por baixo dos paineis sanduiche tenho essa caixa de ar, e depois tenho os tectos falsos pladur.
    A casa esteticamente esta muito gira em termos de remodelação , o que não me vale de muito pois quando comecaram a entraros meses mais frios comecaram os problemas :
    - Um frio desgraçado dentro de casa
    - Humidades por condensação
    - Janelas de Alumínio (sem Corte térmico) a escorrerem

    Para conseguir ter uma temperatura mais quente dentro de casa , ligo os aquecedores, mas quando assim é , demanha não só tenho as janelas a escorrer , como também tenho as paredes principalmente por detrás dos cortinados .
    Actualmente estou um pouco a desesperar pois varias vezes ando cheio de tosse , constipado, e tenho um bebé com um ano que já tem vindo a ter também algumas complicações e sintomas bastante idênticos.

    Após alguns tópicos que já li por aqui ,nomeadamente algumas sugestões inclusive que o utilizador alv já por vezes aqui descreveu, equaciono isolara as paredes por dentro com XPS , barreira para vapor, e paredes em pladur.
    No telhado é mais complicado tendo em conta esta estação do ano , em que os dias de chuva são frequentes e que não posso neste momento começar por destelhar toda a casa , mas ideia seria começar agora pelas paredes e no verão a cobertura.

    Gostaria que pudessem partilhar comigo algumas soluções para duma vez por todas conseguir resolver toda esta situação ou pelo menos minimizar ao máximo a humidade que sinto neste momento em casa .

    Já equacionei mudar de casa , mas ainda assim gastando uns €€€€ acredito que seja possivel resolver :!
  1.  # 2

    Colocado por: Hugo_Para conseguir ter uma temperatura mais quente dentro de casa , ligo os aquecedores
    A impressão que dá é que a generalidade dos portugueses pensa que as casas "deviam ser quentes" sem que se gastasse dinheiro a aquecê-las!!

    Colocado por: Hugo_- Um frio desgraçado dentro de casa
    - Humidades por condensação
    - Janelas de Alumínio (sem Corte térmico) a escorrerem
    Isto está tudo ligado.
    Se não aquecer a casa, terá frio e condensação.
    O excesso de condensação poderá também ser devido às obras recentes (pintura de paredes), e à falta de ventilação (renovação do ar).

    As soluções imediatas são as 3 do costume:
    1.- aquecer;
    2.- ventilar (abrir as janelas durante alguns minutos todos os dias);
    3.- desumidificar / comprar um desumidificador a colocar nas (perto das) divisões que provocam mais humidade (cozinha e casas de banho), e/ou nos quartos mais frios (virados a norte).

    EDITADO:
    - o ISOLAMENTO NÃO AQUECE a casa, NEM REMOVE A HUMIDADE que existe dentro de casa.
    - o isolamento apenas *retarda* a igualização das temperaturas entre o interior e o exterior - tem, na mesma, de aquecer a casa (mas com alguma poupança), ventilá-la e desumidificá-la.
    Concordam com este comentário: Hugo_
    • Hugo_
    • 10 fevereiro 2017

     # 3

    Luis K. W.

    Já pus em pratica todas essas situações , tenho um desumidificador no meu quarto uma vez que é o quarto virado a norte e faz um gaveto.

    Tento sempre todos os dias abrir as janelas o máximo tempo possível .

    O aquecedor nos dias mais frios também ligo sempre , inclusive tenho um a óleo no quarto do meu filho que chega a estar o dia inteiro ligado .
    Conclusão factura da Edp do mês de Dezembo 279€
    😑

    Mas ainda assim os problemas persistem , a roupa que tenho no closet chega a ter cheiro a bulor, anteriormente vivi num apartamento de construção de 2002, a sala por vezes também estava fria , mas nunca em momento algum tive água a escorrer nas paredes , ou senti cheiro a not em causa .
    Já li muito sobre o choque térmico por a casa não ter isolamento , dai pretender isolar com Xps, mas já que vou gastar uns €€€ não os queria gastar em vão , pretendia apenas ter um pouco mais decertezas Neste sentido .
  2.  # 4

    A minha casa é o mesmo. Ainda hoje de manhã limpei janelas interior todas e fiquei com uma toalha toda ensopada, .
    O dezumificador resolve mt coiza. O aquecedor não. Pq no interior tá quente e no exterior mt frio .
    Não gaste dinheiro em vão.
  3.  # 5

    isolar por fora está fora de questão?
  4.  # 6

    Colocado por: Hugo_Já pus em pratica todas essas situações

    Mau! Vamos lá a ver...

    Você tem DOIS problemas: a HUMIDADE e o FRIO. Juntando estes dois aparece um terceiro, que é a CONDENSAÇÃO.

    A humidade que condensa dentro de sua casa não pode ter geração espontânea. Em princípio não vem do exterior. Vem da UTILIZAÇÃO da casa (sobretudo de cozinhar e dos banhos).
    O isolamento térmico não vai eliminar a humidade. Pode é diminuir a condensação (isto é, a humidade vai continuar a flutuar no ar em vez de se transformar em água e aparecer nos vidros e paredes mais frias).
    QUE OUTRAS causas de humidade poderá ter? Tem secador de roupa dentro de casa?
    Haverá infiltrações pelo pavimento do piso térreo? (que revestimento tem no piso térreo?)

    Quanto ao ISOLAMENTO, normalmente aconselho a começar pela cobertura (que costuma ser um "passador"...). Confesso que não percebi lá muito bem como é constituída a da sua casa (se colocasse aqui um boneco, ajudaria).
    Mas, como as paredes exteriores têm apenas um tijolo de 20, se calhar é melhor "atacar" o problema da falta de isolamento em todo o lado ao mesmo tempo...
    Concordam com este comentário: nmex2
    • nmex2
    • 10 fevereiro 2017

     # 7

    Concordando com tudo o que o Luis K. W. já disse, sugeria-lhe, até para ver (quantificar) as temperaturas e humidade existentes e avaliar quanto o desumidificador está a funcionar - tive um, que só servia para fazer barulho -

    que arranje um daqueles termômetros digitais com higrometro, que lhe permite ter uma leitura interior e uma exterior. Já encontra nas grandes superfícies (pelo menos aquelas ditas da especialidade...) por alguns euros.

    Com números, mais facilmente se consegue perceber como as coisas estão e como ajustar comportamentos. Existem dias, que a humidade na rua é superior a de casa, abrir as janelas mais do que o necessário (para uma boa renovação da qualidade do ar) só vai trazer mais humidade para dentro de casa, haverá outros (mesmo estando mais frio e chuvoso na rua) que serão inverso.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  5.  # 8

    Colocado por: nmex2Existem dias, que a humidade na rua é superior a de casa, abrir as janelas mais do que o necessário (para uma boa renovação da qualidade do ar) só vai trazer mais humidade para dentro de casa,

    Nesses dias, é verdade, não convém "ventilar" a casa!
    É fácil de perceber quando isto acontece.
    É quando a humidade condensa mais no lado exterior dos vidros que no lado de dentro ! :-)
    • nmex2
    • 11 fevereiro 2017

     # 9

    isso ;)

    mas assumindo que a temperatura dos vidros está suficientemente baixa para condensar, certo?

    Basta ver estes dias, em que mal desaparece o sol, os vidros dos carros começam a condensar, mas durante o dia estão secos,

    Já vi (e admiro-o) que o Luis K. W. é bem prático nestas coisas - no outro dia gostei do "põe a mão no vidro e veja se está frio" - eu gosto também de ver os números e entrar no gráfico.
  6.  # 10

    Colocado por: nmex2"põe a mão no vidro e veja se está frio"
    :-))
    Esse comentário era para as pessoas se lembrarem (isto é, para nunca mais se esquecerem) que é pelo vidro que o calor se esvai. Por isso é que os estores (preferencialmente em PVC) e as portadas devem ficar fechadas (no caso de estar frio, sobretudo à noite).
    • Hugo_
    • 11 fevereiro 2017

     # 11

    Vou colocar aqui duas fotografias da minha casa para poderem ter uma ideia da cobertura :

    O telhado em sanduíche acusticamente não tenha nada a dizer , termicamente ainda não consegui perceber bem visto ter um formato ondulado , a parte mais baixa tem 4cm de altura de polioterano a parte mais alta 6cm , visto que o recomendado de isolamento para coberturas é de 8cm (corrijam-me se estiver errado) julgo não ter assim não fraca insuficiência térmica no telhado .

    Daí equacionar agora neste momento começar pelas paredes , para ver o resultado e verificar que continuo a sentir humidade , assim que chegar o tempo quente levanto todo o telhado e isolo também.

    Espero mesmo não gastar dinheiro em vão , e que consiga resolver o problema mesmo que não seja a 100% que ande lá perto .
  7.  # 12

    Hugo, mas o isolamento termico para ser eficiente, tem de estar sobre o seu tecto ( directamente sobre a laje de cobertura), senão pouco serve.... ou se puder sob a alje de tecto, se tiver tecto falso.
    • Hugo_
    • 12 fevereiro 2017

     # 13

    Pedro
    Essa é a dúvida que eu tenho porque eu por cima do tecto falso , tenho uma ligeira caixa de ar , e de seguida tenho logo o painel sanduíche , ou seja tenho que ter o roffmate , logo a seguir ao tecto falso ? É isso ?!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro_kas
  8.  # 14

    Ou seja, não tem laje? se não tem laje, deverá instalar o isolamento em la de vidro sobre o tecto falso.
    Manta cruzada,, com papell kraft voltada para o tecto falso, pelo menos 60mm
    • Hugo_
    • 12 fevereiro 2017

     # 15

    Sim não tenho lage , mas por exemplo ao aplicar a manta lã de vidro cruzada aplico duas camadas certo ? Neste caso de 6cm cada o que fará um total de 12cm correcto ?

    Mais o painel sanduíche quem tem 6cm de poliuretano julgo ser mais que suficiente , terá mesmo que resultar 😬

    A lã de vidro era o que eu tinha como perspectiva colocar isto pelo facto de ser maleável , para contornar os varões que seguram o tecto falso e que tenho aparafusados nas vigas onde acentam os painéis sanduíche , o xps não seria tão prático , vou colocar o xps apenas directo nas paredes interiores e de seguida os montantes com lá de rocha com BPV e pladur .
  9.  # 16

    Colocado por: Hugo_Mais o painel sanduíche quem tem 6cm de poliuretano

    Errado o seu painel tem 4cm de espessura util. os 6cm das ondas não contam.

    Se reforçar sobre o tecto falso vai ter grandes melhorias e diminuir a propensão a ter fenomenos de condensação na chapa ( vai acontecer....)... se quiser meta somente 60mm de lã.
    quanto ás paredes.
    Não meta XPS. aplique antes placas de la de vidro entre a parede existente e os montantes, basta uns 30mm ou menos ( de modo a ter uma zona de continuidade por tras dos montantes calhar perimetrias, então faça a estrutura do gesso cartonado com a la entre montantes. tudo muito bem apertado e com o papel kraft voltado para zona aquecida)
    • Hugo_
    • 26 fevereiro 2017

     # 17

    Pedro

    Antes de mais as minhas desculpas pelo tempo de demora a responder , irei iniciar as obras dentro de duas semanas e irei fazer como me disse , á excepção do telhado que tenho de esperar que os dias de sol sejam mais frequentes , para não ter uma surpresa de aparecer uma chuvada.
    Obrigado pelos conselhos , darei Feedback assim que estiverem as obras concluídas .
    Cumprimentos
 
0.0187 seg. NEW