Iniciar sessão ou registar-se
    • jason99
    • 12 fevereiro 2017 editado

     # 1

    Boas, para o aquecimento das àguas disponho de painel solar para quando há sol e ligação de resistência para o restante período para um deposito de 250l, fui mal aconselhado na altura. Acontece que acredito que este sistema me seja responsável pelos elevados custos de electricidade 175 de verao e 225 de inverno derivado ao aquecimento. Mas fui verificar e existe um relógio automático que supostamente desliga a resistência. as horas de ligação é 7h-13h e 18h-24h00, mas em 4 a 5 anos, já tomamos banhos a diversas horas do dia e nunca tivemos agua fria, ontem experimentei ligar as aguas quentes ás 15h00 com chuva e estava a sair bastante quente, será possível haver outro sistema a substituir o relógio da resistência? mas o relógio está ligado pelo que verifiquei e já nao tenho o contacto do vendedor para perguntar mais informações e nao consigo ir ao telhado confirmar.

    estou a pensar substituir este sistema por uma bomba de calor, pesquisei encontrei esta da edp

    NUOS EVO 110

    no site deles faço a simulaçao para uma moradia permanente, 4 pessoas, deposito de 250l, e dá como recomendação esta bomba, penso que seja de 110l, será mesmo o suficiente? ou será que mesmo após esgotar os 110l o custo de aquecimento continua a ser reduzido?

    Cumprimentos
  1.  # 2

    jason se tem um sistema de acumulação solar... deixe-se estar. Gastar o que irá gastar, dar-lhe-á para muitos anos de electricidade do painel.

    O que deve fazer é contactar uma empresa certificada e fazer-lhe uma revisão ao sistema e optimizar a instalação.

    Além do relogio da resistencia, existe também um termoestato... a resistencia nunca liga, mesmo com o relogio, se a temperatura da agua do deposito estiver acima de determinada temperatura (60ºC). Na saida do deposito é boa pratica meter uma valvula termoestatica regulada para 50ºC, por exemplo. V

    PS: Não sei onde se localiza a sua instalação, mas no Sul do pais, é costume desligar-se a resistência entre Abril e Novembro... ( nalguns casos entre Março / Dezembro - depende das condições atmosféricas) cm isto quero dizer que o custo em electricidade pode ser igual a ZERO em 9-10 meses no ano)

    A bomba de calor, além do custo de aquisição, tem também associado um custo de utilização e... haverá manutenção. é um ar condicionado com um depósito.
    Se tem um sistema solar, optimize-o, pois o investimento já está feito.
    Qual é a marca do sistema?
    Concordam com este comentário: mafgod
  2.  # 3

    110l para uma moradia de 4 pessoas é pouco.
    Eu adquiri uma Ariston NUOS Split 300. Na altura em que andei a pesquisar bombas de calor, todas as empresas que contactei foram unânimes na colocação de uma bomba com 300l, inclusivamente a própria Aristom, apesar de a EDP também ter aconselhado uma Nuos de 110l.
    Tenho uma moradia de 2 pisos com 3 wc's.
    Até hoje, e já lá vai quase 1 ano, nunca fiquei sem água quente. E são sempre 2 banhos matinais e 3 noturnos.
    A bomba funciona exclusivamente em modo green.

    Já tive painéis solares num apartamento, apoiados por uma caldeira e depósito de 300l. No Inverno, por vezes, o segundo banho já era mais morno. 3 banhos era impossível sem ligar a caldeira. A grande vantagem é que de Março/Abril até Outubro/Novembro, funcionava apenas o painel solar. A desvantagem era a manutenção. Substituição do ânodo de magnésio a cada 18/24 meses consoante o tipo de utilização. O valor rondava os 120/140€.
  3.  # 4

    Colocado por: joaomanuelfernandesSubstituição do ânodo de magnésio a cada 18/24 meses consoante o tipo de utilização. O valor rondava os 120/140€.


    Acho que apresenta custos elevados... e a NUOS também tem anodo de sacrificio.. portanto esse custo é identico entre ambas as soluções.
    Como escrevi atra´s a localização geografica é muito importante para aferir a experiencia....
    Não sabemos que modelo está instalado....
    • mafgod
    • 13 fevereiro 2017 editado

     # 5

    @jason99,

    experimente alterar o relógio para funcionar no máximo 3 horas antes dos banhos.
    Por ex, admitindo que o banho é ás 07:00 e ao fim do dia pelas 18:00, programe o temporizador para 04:00---07:00 e das 15:00---18:00

    As horas que indica que o temporizador funciona: 7h-13h e 18h-24h00 não faz sentido, só se tomar banho pelas 13:00 ou 00:00.

    Se conseguir colocar uma sonda para monitorizar a temperatura era o ideal... assim sabia a temperatura do depósito e regulava/ajustava melhor as horas.

    EDIT:
    O que tem programado, na pior das hipoteses, irá ter a resistência ligada 12h por dia!
    2Kwh x 12h x 30 dias = 720KWh ~= 144€ /mês!!!
    Com o que sugiro, metade do tempo, equivale a metade dos custos ~=72€/mês
    Atenção, valor máximo, quando há sol.... o valor é ZERO €!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jason99
 
0.0120 seg. NEW