Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Será que posso pedir conselhos aos mais experientes e conhecedores em relação a soluções de aquecimento?

    Vivo num apartamento arrendado, antigo, dos anos 50. É relativamente grande -- cerca de 100m2 no total, mas há várias zonas de serviço que são pouco usadas.
    No fundo, queremos aquecer a sala (20m2), dois quartos (12m2) e a casa de banho pontualmente (6m2, com clarabóia). A cozinha é muito pequena (também uns 6m2) por isso talvez não precise.

    A exposição solar é nascente (sala) / poente (quartos), mas no inverno devido ao ângulo do sol e a um prédio alto ao lado, não apanha quase nenhum sol directo. É um último andar, com um telhado pouco ou nada isolado. A caixilharia é simples e de madeira... Ou seja, o imóvel em si não tem muito a favor da manutenção de uma temperatura agradável: é uma casa fria por definição. Mas nós também não somos muito exigentes; diria que ter a casa entre os 14 e os 16 graus no inverno seria o objectivo.

    De momento, ambos trabalhamos fora durante o dia e só aquecemos a casa ao final do dia e noite. Temos um aquecedor a óleo no quarto, que ligamos à noite, no horário económico, com um temporizador. No quarto de banho, um termoventilador, que ligamos apenas antes do banho. Na sala, temos um aquecedor a gás, mas eu acho pouco saudável, sinto bastante o cheiro, e quero mudar. O outro quarto ainda não está a ser usado, mas para o ano vai ser o quarto do bebé :) E nessa altura vamos passar mais tempo em casa, por isso é que estamos a repensar o aquecimento.

    Alguém sabe dar sugestões para qual seria a melhor solução? Neste momento estamos a ponderar acumuladores de calor, para aproveitar também o horário económico da EDP, mas tenho receio de gastar muito mesmo assim, para ter a casa quente nas horas em que não estamos em casa, e não servir para aquecer ao final do dia, que é quando mais precisamos.

    Resumindo: A ideia era comprar equipamentos que permitam não gastar muito mensalmente, e ter um aquecimento saudável para o ar. Como disse, apontando para os 14-16 graus. O que aconselham?

    A família inteira agradece! :)
  2.  # 2

    Penso que essa solução apontada , acumuladores de calor com tarifa bi-horária é boa, mas convinha mudar as caixilharias das janelas. Só aí já era uma grande ajuda pra manter o calor em casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaMariaMoura
  3.  # 3

    É bom saber que estamos no caminho certo! Quanto as janelas, isso seria uma despesa para o senhorio (que deixa o prédio um pouco abandonado, infelizmente). O que fizemos foi isolar com Tesa Moll, tanto as caixilharias como as caixas de persiana. E no nosso quarto, uma portada interior. Isso já ajudou e infelizmente é tudo o que podemos fazer.
 
0.0082 seg. NEW