Iniciar sessão ou registar-se
    • Anaa
    • 14 fevereiro 2017 editado

     # 1

    Boa tarde a todos,
    Será este um valor equilibrado para a elaboração de um projeto de moradia? É o primeiro orçamento que peço. Falta algum item importante?
    4.900,00€ inclui:
    - Levantamento topográfico
    - Arquitetura (3D)
    - Plano de Acessibilidades
    - Estabilidade
    - Rede de águas
    - Rede de esgotos
    - Térmico
    - Acústico
    - Ficha eletrotécnica
    - ITED
    - Gás
    - Arranjos Exteriores
    - Plano de Segurança e Saúde
    - Mapa de trabalhos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
    • JotaP
    • 14 fevereiro 2017

     # 2

    Está dentro do normal. Os custos duplicam ou triplicam com a contratação de uma fiscalização para toda a obra.
  1.  # 3

    Colocado por: AnaaBoa tarde a todos,
    Será este um valor equilibrado para a elaboração de um projeto de moradia? É o primeiro orçamento que peço. Falta algum item importante?
    4.900,00€ inclui:
    - Levantamento topográfico
    - Arquitetura (3D)
    - Plano de Acessibilidades
    - Estabilidade
    - Rede de águas
    - Rede de esgotos
    - Térmico
    - Acústico
    - Ficha eletrotécnica
    - ITED
    - Gás
    - Arranjos Exteriores
    - Plano de Segurança e Saúde
    - Mapa de trabalhos


    Acho muita fruta para esse preço (3D, Arranjos exteriores, Mapa de trabalhos e levantamento). Normalmente isto são extras.
    Mas igualmente importante é ver se gosta dos trabalhos deles e a empatia com o Técnico/Gabinete.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 4

    Colocado por: JotaPOs custos duplicam ou triplicam com a contratação de uma fiscalização para toda a obra.

    Não é verdade! :)))
    9800/18=544€
    Faço por menos.
  3.  # 5

    o que é o mapa de trabalhos?
    geralmente isso em projeto de licenciamento é um proforma e um copy paste ou seja é a calendarização que mais não serve que apenas referir o tempo de execução da obra.
    as despesas com a térmica estão incluídas? assim como a certificação do gás?
    falta a ficha de segurança contra riscos de incêndio
    falta a ficha estatística Q3

    o preço parece-me bem aceitável, resta saber é a qualidade do projeto, ou dos projetos.

    ah e falta o projeto de arquitetura :)) pois como está parece que apresentam apenas o 3D da arquitetura.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 6

    Não sei, pode estar muito barato ou muito caro. se os projetos forem de qualidade está barato, se forem maus está caro :)

    exemplo tenho um cliente que pagou 4mil e tal euros por todos os projetos. agora está-me a pagar a mais a mim para estar a fazer novamente alguns projetos de especialidades. conclusão ??
    • Anaa
    • 14 fevereiro 2017

     # 7

    Colocado por: JotaPEstá dentro do normal. Os custos duplicam ou triplicam com a contratação de uma fiscalização para toda a obra.


    E como procurar essa fiscalização, em que consiste concretamente e o que ter em conta ao pedir orçamentos para a fiscalização? Distância geográfica da obra por exemplo?
    O Gabinete de arquitetura não terá esse serviço disponível em que possa contratar tudo em conjunto?

    Esta é a fase de levantamento de custos, dai as minhas questões, não faço ideia dos custos que possa ter para construir uma casa para alem da obra em si...
  5.  # 8

    Colocado por: Anaaem que consiste concretamente e o que ter em conta ao pedir orçamentos para a fiscalização?

    https://forumdacasa.com/discussion/47361/1/para-que-serve-um-fiscal/

    Colocado por: AnaaO Gabinete de arquitetura não terá esse serviço disponível em que possa contratar tudo em conjunto?

    Tem certamente, e até terá todo o interesse em lho propor, para si é que pode não ser a melhor solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
    • Anaa
    • 14 fevereiro 2017

     # 9

    marco1
    o arquiteto indicou-me que serve para pedir orçamentos em pé de igualdade de acordo com os trabalhos descritos no mapa de trabalhos. está certo?
    Inclui o projeto claro!! + a representação 3d interior e exterior :)
    O que é a ficha Q3?
    • JotaP
    • 14 fevereiro 2017

     # 10

    Eu estou na sua situação, portanto aconselho a seguir mais os entendidos.

    zedasilva, eu não acredito numa obra em 18 meses por muito que me digam que sim, que fica pronta em 12 + 6 e bla bla bla.

    Não estou habituado a ter sorte com obras :D
  6.  # 11

    Colocado por: JotaPzedasilva, eu não acredito numa obra em 18 meses por muito que me digam que sim, que fica pronta em 12 + 6 e bla bla bla.

    40% das minhas duram 12 meses.
    30% dura cerca de 18
    Hoje tempo é dinheiro, quer para o DO quer mesmo para o empreiteiro.
    Mas sim tb tenho obras que derrapam e dão chatices. Mas se não fosse assim isto tb não tinha piada nenhuma
    Concordam com este comentário: JotaP
  7.  # 12

    Colocado por: Anaao arquiteto indicou-me que serve para pedir orçamentos em pé de igualdade de acordo com os trabalhos descritos no mapa de trabalhos. está certo?

    Está! Desde que esse mapa não seja um copy paste cheio de palha que não serve para coisa nenhuma.

    Colocado por: AnaaO que é a ficha Q3?

    Ficha da dados estatísticos do INE
    • Anaa
    • 14 fevereiro 2017 editado

     # 13

    e é obrigatório ter fiscal de obra? ou será da responsabilidade do empreiteiro as questões por exemplo de zelar pela segurança da obra?
    é pago à visita, é pago por contrato de tempo independentemente do numero de visitas necessárias? e quem é que fiscaliza o fiscal? quem garante que não passa na obra de carro e escreve no papel que está tudo nos conformes??

    Será a solução chave na mão, ainda que mais dispendiosa, a melhor solução para quem não queira ter chatices?
    Concordam com este comentário: GMCQ
  8.  # 14

    Colocado por: Anaae é obrigatório?

    É.
    Colocado por: Anaaserá da responsabilidade do empreiteiro as questões por exemplo de zelar pela segurança da obra?

    É! Cabe ao DO na figura do Coordenador de segurança garantir que o empreiteiro faz isso.

    Colocado por: Anaaé pago à visita, é pago por contrato de tempo independentemente do numero de visitas necessárias?

    Depende do acordo que fizerem

    Colocado por: Anaae quem é que fiscaliza o fiscal?

    Você!

    Colocado por: Anaaquem garante que não passa na obra de carro e escreve no papel que está tudo nos conformes??

    Ninguém! No dia em que isso acontecer, corra com ele e participe à respetiva ordem.
    • Anaa
    • 14 fevereiro 2017

     # 15

    Em relação ao custo da obra, neste momento qual é o valor médio/m2 para construção na zona de Sintra?
    160m2 distribuídos por rc+1 piso + garagem "ao lado" - não sei como se descreve tecnicamente mas é garagem/anexo :)
    • JotaP
    • 14 fevereiro 2017

     # 16

    Por acaso nao sabia que esse tipo de fiscalização era obrigatória, mas é um facto que é do interesse do dono da obra, contratar tal.

    Ele é o garante de que o seu dinheiro está a ser bem empregue.
    • Anaa
    • 14 fevereiro 2017

     # 17

    Queria começar a pedir orçamentos para a construção propriamente dita queria tb pedir orçamentos em LSF, aconselham algumas empresas da zona de Lisboa ou que actuem em todo o pais? Tanto para construção tradicional como para LSF
    • RCF
    • 14 fevereiro 2017

     # 18

    Colocado por: AnaaQueria começar a pedir orçamentos para a construção propriamente dita queria tb pedir orçamentos em LSF, aconselham algumas empresas da zona de Lisboa ou que actuem em todo o pais? Tanto para construção tradicional como para LSF


    Começar a pedir orçamentos para construção de uma obra, cujo projeto ainda não está feito, talvez não seja boa ideia.
    Mesmo depois do projeto feito e entregue na Câmara, poderá ser cedo, pois a Câmara pode não concordar com o projeto.
    Depois, pelo que tenho visto, a Câmara de Sintra é muuuito demorada. Podem levar 2 anos, desde a entrada do processo até à emissão de licença de construção.
    Concordam com este comentário: skypt
    • Anaa
    • 14 fevereiro 2017

     # 19

    Sim mas para saber se posso ou não avançar com a construção tenho de ter noção do dinheiro que vou gastar, não quero iniciar uma obra e depois não ter dinheiro para a acabar! Não quero gastar dinheiro no terreno e no projeto e depois a obra não ser exequível por ir muito acima do orçamento familiar.
    Não posso pedir um orçamento com base num "desenho com áreas"? Claro que não será um orçamento detalhado mas ter uma noção aproximada do valor da obra..

    Se apresentar um projeto a respeitar as áreas de implantação, cérceas.. demorará assim tanto tempo????!! Não posso esperar isso tudo!! A alternativa será um terreno já com licença de construção aprovada?
    Licença de construção aprovada é diferente de projeto aprovado, certo?
    • RCF
    • 14 fevereiro 2017

     # 20

    Colocado por: AnaaSim mas para saber se posso ou não avançar com a construção tenho de ter noção do dinheiro que vou gastar, não quero iniciar uma obra e depois não ter dinheiro para a acabar! Não quero gastar dinheiro no terreno e no projeto e depois a obra não ser exequível por ir muito acima do orçamento familiar.
    Não posso pedir um orçamento com base num "desenho com áreas"? Claro que não será um orçamento detalhado mas ter uma noção aproximada do valor da obra..

    Se apresentar um projeto a respeitar as áreas de implantação, cérceas.. demorará assim tanto tempo????!! Não posso esperar isso tudo!! A alternativa será um terreno já com licença de construção aprovada?
    Licença de construção aprovada é diferente de projeto aprovado, certo?


    Deverá começar por mandar fazer o projeto ao arquiteto, dizendo-lhe qual é o dinheiro que pretende gastar na construção, de modo a que ele faça um projeto enquadrado com o que pretende gastar.
    Existem lotes para construção já com projetos aprovados e a pagamento, isto é, o projeto já está aprovado pela Câmara, apenas falta pagar a licença de construção e indicar um construtor responsável, perante a Câmara. Assim poupa tempo. Pode é não ser fácil encontrar algo assim e que se enquadre no seu plafond e nos seus gostos.
    Concordam com este comentário: skypt
 
0.0194 seg. NEW