Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos!
    Ontem apareceu-me um novo problema em casa!
    Quando acordei verifiquei que a janela do meu quarto estava embaciada!
    Tanto ao ponto de quase começar a escorrer àgua pelos vidros abaixo!
    Já sei que se trata de um problema de condensação!
    O estranho é que apenas se manifestou nessa janela em particular, que por sinal é a que apanha mais sol, logo mais calor!
    Mantenho sempre o aquecimento central ligado durante o inverno a uma temperatura de cerca de 21º!
    Sempre que tomo banho ligo o extrator e, apesar do espelho do WC ficar ligeiramente embaciado, mal abro a porta esse embaciamento desaparece por completo!
    Fui ver todas as outras janelas da Casa (10 no total) e estavam completamente secas, incluindo as que estão viradas a Norte e por isso apanham muito menos sol sendo, supostamente mais frias!
    Por isso estranho que este facto tenha ocorrido na divisão mais quente da casa, aliada ao facto de nunca ter acontecido antes!
    Antecipadamente grato pela vossa ajuda!
  2.  # 2

    Colocado por: RafaPia divisão mais quente da casa
    A condensação ocorre quando existe humidade no ar e ocorre mais facilmente quanto MAIOR for a DIFERENÇA de temperatura entre o AR e a SUPERFÍCIE onde a humidade condensa.

    Além disso, quanto mais quente o ar, maior capacidade tem de conter humidade sem condensar (sem haver nevoeiro) - para entender isto, é ver a diferença entre a Escócia e a Tailândia.

    Por isso, se os vidros estiverem todos mais ou menos à mesma temperatura, haverá mais tendência a condensar na divisão onde o ar está mais quente (o qual, potencialmente, também é a divisão que contém mais vapor de água).

    Ventile, desumidifique, etc.
  3.  # 3

    O problema é que em 15 anos é a primeira vez que acontece!
  4.  # 4

    A janela mais próxima fica a uns escassos 2 metros, embora noutra divisâo, e está completamente seca!
    O unico quarto onde tive, quando comprei a casa, foi no quarto virado a norte, o mais frio, que ficou completamente resolvido com a entrada em funcionamento do aquecimento central!
  5.  # 5

    Colocado por: RafaPiO problema é que em 15 anos é a primeira vez que acontece!
    Mistérios da natureza...
    Neste caso, "mistérios das casas". :-)
  6.  # 6

    Não acredito nisso! Alguma coisa deve ter acontecido!
  7.  # 7

    Além disso acho que a diferença de temperatura nas diferentes partes da casa é uma falsa questão! Culpa minha expliquei-me mal! O aquecimento central está programado para 21º pelo que a temperatura é igual em todas as divisões! Apenas referi que esse quarto, estando à mesma temperatura que os outros, apanha mais sol! Não percebo nada de construção, apenas o referi porque podia ser importante dado que esse vidro durante o dia aquece bastante quando está sol e deve arrefecer muito durante a noite! Ora, o dia de ontem foi um dia sem sol com uma manhã bastante chuvosa pelo que o vidro não deve ter aquecido muito! Ora com sol, sem sol, com chuva, sem chuva esse vidro nunca embaciou!
    Quando comprei a casa, nos quartos virados a norte, no primeiro inverno deparei-me com água a escorrer nas janelas e nas paredes! Deram-me uma explicação que pareceu-me lógica: como as paredes viradas a norte arrefeciam mais que as outras acumulava-se aí a condensação e que a solução seria que as paredes tivessem uma temperatura uniforme! Liguei o aquecimento e um dia depois milagre: nunca mais houve condensação (apesar de ter de manter o aquecimento ligado durante o inverno, o que me fica bastante caro!
    Até hoje onde me deparo com a janela completamente embaciada!
    Tem de haver uma explicação para isto!
  8.  # 8

    Colocado por: RafaPiAlguma coisa deve ter acontecido!

    Até agora, a única pista que temos foi a que você nos deu:
    Colocado por: RafaPique este facto tenha ocorrido na divisão mais quente da casa
    .
    E a minha justificação encaixa-se.

    O facto de ser a primeira vez, é porque... "há uma primeira vez para tudo". ;-)
    A sério: Não faço ideia do que poderá ter acontecido (para além do que escrevi em cima).
    Aqui do Forum só temos um detective no terreno. Você.

    Por exemplo: Essa "divisão mais quente" é onde se passa a ferro durante o dia?
  9.  # 9

    Claro que não!
    Esta divisão está destinada apenas a três actividades!
    Higiene pessoal, dormir, e a terceira não é apropriada neste forum!
  10.  # 10

    Só queria saber se por algum motivo técnico a janela possa ter ficado mais fria ou danificada!
    A olhar para ela pareceu-me na mesma!
    Recorri aqui porque sei que há aqui muitas pessoas informadas nestes assuntos e eu confesso sou um ignorante!
    Pode ser uma coisa simples e evito gastar uma pipa de massa para lá ir alguém a casa resolver o problema em 5 min!
  11.  # 11

    Só para que conte ontem nem pratiquei a terceira actividade!
  12.  # 12

    Colocado por: RafaPiHigiene pessoal, dormir, e a terceira não é apropriada neste forum!

    Está explicado!
    https://www.youtube.com/watch?v=e04pzNwIqU8
    "Steamy Windows, coming from the body heat...". ( janelas embaciadas, provocada pelo calor dos corpos)

    (seu maroto!)
    Colocado por: RafaPiSó para que conte ontem nem pratiquei a terceira actividade!

    Ooooooh! :-)
  13.  # 13

    Só para que conste, "conheço uma pessoa" que uma vez passou férias com a companheira num apartamento que parecia plastificado, em França.

    Quando praticavam a tal terceira actividade CHOVIA DO TECTO!!
    (Por um lado, as paredes "plastificadas" não absorviam nada,
    Por outro, o acréscimo de humidade e temperatura levava uma tal condensação no tecto que até parecia que havia uma infiltração!)
  14.  # 14

    Se fosse isso já teria reparado!
    As minhas duas filhas dormem no quarto ao lado (o que apanha menos sol), tomam banhos de meia hora! E nem uma gota de condensação! Num quarto, como disse, escorria água nas paredes!
 
0.0177 seg. NEW