Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Estamos para iniciar construção, já pesquisámos em vários sites (nacionais e internacionais) e perguntámos a várias pessoas (engenheiros, construtores, arquitectos, etc.) e já nos apercebemos que as opiniões/sugestões dependem de pessoa para pessoa e ainda não conseguimos chegar a uma conclusão sobre qual o melhor método, portanto acabámos nós por tomar uma decisão com base em tudo o que já vimos e gostávamos de ter a vossa opinião sobre a nossa decisão:

    Nós optámos por uma solução de recuperador a pellets de dupla face para a zona da sala/cozinha (está no meio, na planta abaixo) e com o aquecimento da água para o piso radiante que apenas será aplicado na casa em toda a zona à esquerda (uma vez que na zona da sala/cozinha já estará o recuperador). No entanto, teremos também já a pré-instalação para, mais tarde, podermos investir numa bomba de calor caso vejamos que não é suficiente o recuperador.

    Em termos de isolamento, chegámos a ponderar ter a placa ajardinada mas pelos vistos é difícil encontrar em Portugal alguém que tenha experiência nesse tipo de aplicação e então provavelmente vamos optar por painéis sandwich. Em termos de isolamento, terá no mínimo 8cm.

    Uma coisa é certa e disso já temos a certeza pelo que já temos, e nesse sentido as opiniões são unânimes, um bom investimento no isolamento reduz bastante a necessidade de um maior investimento em aquecimento/arrefecimento.

    Estas são as plantas do piso 0 e -1, peço a vossa opinião acerca do que referi.

    Desculpem a publicação longa!

    Obrigado.

    Cumprimentos,
    Pedro e Susana
  2.  # 2

    Colocado por: Pedro M.F.Limaa pré-instalação para, mais tarde, podermos investir numa bomba de calor
    então não faz sentido não ter PRH na sala e cozinha pois perdem a hipotese de posteriormente aquecerem essa zona,


    Colocado por: Pedro M.F.Limarecuperador a pellets de dupla face para a zona da sala/cozinha (está no meio, na planta abaixo) e com o aquecimento da água para o piso radiante
    um recuperador com estas características é bastante caro muito mais que uma bomba de calor, enquanto que esta permite sem custos adicionais fazer arrefecimento.


    para AQS invista num bom sistema solar térmico em complemento com as anteriores soluções, com as necessárias adaptações pode inclusivamente apoiar o aquecimento ambiente.
    Concordam com este comentário: Pedro M.F.Lima
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro M.F.Lima
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro M.F.Limavamos optar pelo mais comum, painéis sandwich

    comum!!!!! .... onde?

    Isso por aqui é comum nas coberturas de barracões e armazéns.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves
  4.  # 4

    Primeira coisa a fazer é tirar os vossos dados das plantas aqui apresentadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro M.F.Lima
  5.  # 5

    Quanto à planta, acho que fazia falta um wc de serviço mais perto da zona social da casa.
    Já viu o percurso que tem de fazer da cozinha até ao wc mais próximo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro M.F.Lima
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealves

    Quanto ao PRH na zona da sala e cozinha, já nos aconselharam realmente a colocar e assim sendo essa zona ficará também com piso radiante.

    No que respeita ao preço do recuperador de dupla face, já estivemos a ver vários preços e não se aproximam sequer de uma bomba de calor, pelo que aqui a questão não será pelo preço mas sim pelo facto de não aquecer tanto quanto um recuperador de uma face (estou a basear-me no que um canalizador no disse, que faz essas instalações e que recentemente instalou uma de dupla face, que segundo ele foi das mais caras e ainda assim aquilo só aquece quase encostado ao recuperador).

    Colocado por: Picareta

    Apenas me baseio no que me dizem, e tento reter o que acho que é mais unânime, sendo que as opiniões são sempre dispares. Mas para comentários destrutivos, dispenso, obrigado. :)

    Colocado por: PapoilaVerde

    Obrigado pela dica de remover as informações, tem toda a razão e já removi.

    Relativamente ao WC mais perto da zona social da casa, também concordo que faria mais sentido mas não foi fácil conseguirmos encaixar algo dentro do que queríamos com um WC perto daquela zona.
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro M.F.Limanão se aproximam sequer de uma bomba de calor,
    um recuperador de calor dupla face hidraulico e com aquecimento ambiente a pellets mais barato que uma bomba de calor? só se for das gamas "brancas" e mesmo nestas são muito poucos os que têm estas funcionalidades todas, aliás nem conheço nenhum mais barato que uma boa bomba de calor.
  8.  # 8

    Colocado por: jorgealvesum recuperador de calor dupla face hidraulico e com aquecimento ambiente a pellets mais barato que uma bomba de calor? só se for das gamas "brancas" e mesmo nestas são muito poucos os que têm estas funcionalidades todas, aliás nem conheço nenhum abaixo de uma boa bomba de calor.

    Pronto, então deve ter sido engano de pesquisa, mas isso também agora não interessa muito porque já não vamos optar pela solução de recuperador de dupla face. :)
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro M.F.LimaMas para comentários destrutivos, dispenso, obrigado. :)

    Destrutivo?? !!! ...quer palmadinhas nas costas?
  10.  # 10

    Colocado por: PicaretaDestrutivo?? !!! ...quer palmadinhas nas costas?

    Meu caro, eu não o conheço, você não me conhece, tenha um pouco de respeito por favor.
  11.  # 11

    Colocado por: PicaretaIsso por aqui é comum nas coberturas de barracões e armazéns.

    ... e anexos.
    Concordam com este comentário: Picareta
 
0.0156 seg. NEW