Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: p lopes

    já dei uma vista de olhos, mas não fica perceptível se depois não terei que aplicar mais nada por cima desse produto...


    Aplicar o quê? As placas são aparafusadas e depois por cima são aparafusadas madeira ou placas de gesso cartonado.

    http://www.amorimisolamentos.com/xms/files/FICHA_TECNICA/amorim_isolamentos_ft_suporte_para_placa_de_gesso.pdf
      isolamento.jpg
  2.  # 22

  3.  # 23

    Não colocando barreira vapor a meio da parede parte do vapor poderia ser dissipado para o exterior. Colocando a barreira está a trava-lo. Logo vai-se acumular nessa barreira vai caindo em estado líquido. Como é que impede que isso aconteça?
  4.  # 24

    Sempre que tenho feito estas intervenções Pinto o pladur com tinta não respirável - esmalte acetinado. Desta forma elimino o fluxo de vapor logo no arranque. E a caixa de ar, se existir não pode ser ventilada. Daí que gostaria de perceber o que ganha com a barreira vapor no interior da parede.
  5.  # 25

    Não sendo estanque ao vapor de água, existe a probabilidade de condensar entre a parede exterior e a placa de isolamento térmico.
  6.  # 26

    Etics, estamos de acordo. Mas eu prefiro optar pela pintura com esmalte. Resolvo a questão e evito a aplicação de barreira vapor no interior que nem sempre é tarefa fácil para garantir o total isolamento nas juntas e singularidades. E evito que o pladur, que é poroso, fique dentro do circuito de fluxo de vapor.

    Em alternativa à tinta também há selantes de barreira ao vapor para usar como primário da tinta.
  7.  # 27

    Colocado por: Schlüter-PortugalNão sendo estanque ao vapor de água, existe a probabilidade de condensar entre a parede exterior e a placa de isolamento térmico.


    Isso pode sempre acontecer em qualquer dos casos anteriores. Mas menos provável. Porque a tendência do circuito é do quente para o frio. O vapor que se infiltre pelo exterior, no Inverno, estaria a partir de um ponto de temperatura mais baixa para mais alta.
  8.  # 28

    Pois não acontece. Para isso teria o vapor de circular de um ponto de temperatura mais frio, para mais quente como referi.

    Gesso cartonado para autoregular humidade? Com barreira vapor atrás dispenso. A longo prazo vai haver grande acumulação atrás da placa e depois tem de trocá-las. Se é para fechar o circuito fecha-se à entrada. Senão opta-se por um revestimento que se comporte melhor com a água q o gesso.

    É que estamos a falar em cenários onde a humidade relativa é considerável e por isso a condensação é frequente...
  9.  # 29

    Claro que sim. Mas havendo mais humidade no ar, como existe neste casos, mais condensação haverá (existindo condições para isso)!!

    Se aumentar a temperatura das paredes vai anular a formação de condensação mas nao vai anular a água. Está lá na mesma, só não vai é passar ao estado liquido. E se tiver o pladur com uma tinta respirável o vapor também se infiltra e é só é barrado na barreira que estiver atrás. Ou seja... Além de a longo prazo não dar muita saúde ao pladur, é uma maravilha para o desenvolvimento da "micro-bicharada"
  10.  # 30

    Ao citar-me retirou uma frase minha importante "existindo condições para isso". Ou seja, se existirem condições para a formação da condensação (subentende se que é a temperatura das paredes acima ou abaixo do ponto de orvalho e a existência de vapor de água na proximidade da parede), então, quanto mais humidade no ar, mais condensação, ou seja, mais volume de água escorre pelas paredes.

    Quanto ao resto, entendo o que diz. Essa regulação é natural mas não sei até que ponto tem impacto porque são processos muito lentos. E tem um preço, porque o gesso não se comporta bem com humidade em conjunto com outros agentes atmosféricos e microrganismos. Até uma esponja algum tempo depois de absorver e largar água começa a largar resíduos.

    Mas são escolhas que se fazem em prole do conforto vs necessidade de manutenção. É um bom tema. Já o tentei ter várias vezes.
    Concordam com este comentário: p lopes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: p lopes
  11.  # 31

    Como mandam as boas práticas aqui do fórum, sobre vir informar após conselhos aqui do fórum,
    decidi-me pela aplicação do material sustentável

    -cortiça com gesso cartonado da Gyptec e aplicar na parede com perfil ómega

    p.s. - um desabafo :(

    Peço desculpa pela minha sinceridade, mas relato um pouco da minha história.
    Após me decidir pelo isolamento dos 2 quartos que tenho virados a norte e visto o apartamento ter uns aninhos, pedi orçamento a várias pessoas, para realizar o trabalho de isolar pelo interior. Visitaram o apartamento 4 aplicadores / instaladores, uns de gesso cartonado e outras pessoas que realizam vários trabalhos.

    Passado quase 2 semanas, eis que chega o 1.º orçamento
    -aplicação de gesso "acartonado" nos 2 quartos - 250€ sem alusão ao IVA... perguntei qual o isolamento, e começou com desculpas, que como era pelo interior não precisava de nada, bastava aplicar o gesso com um perfil 48mm e já estava. :( :(

    No início desta semana, chegaram os restantes orçamentos, que passavam dos 300€ e que mal indicavam o trabalho a realizar.

    O que notei de todos eles, é que estão "pré-formatados" para fazer isto e aquilo e não se preocupam minimamente a olhar para a floresta...

    Posto isto, e um pouco desiludido, lá meti mãos (teclado) à obra e pesquisei, pesquisei e pesquisei, e vocês ajudaram-me (ou guiaram-me) num sentido e agradeço toda a ajuda dada.

    Irei correr os riscos de "aventureiro" mas prefiro correr esses riscos e saber que irei usar bom material, do que deitar tudo a perder e aplicar apenas e só uma parede de "PLADUR"

    A quem me puder ajudar com os acabamento / remates do gesso com o tecto e principalmente com a janela e caixa de estore, fico agradecido.
  12.  # 32

    Colocado por: p lopesBom dia,

    Gostaria que me ajudassem sobre o que posso colocar como isolamento directamente na parede da parte interior.


    https://forumdacasa.com/discussion/21729/34/isolamentos/#Comment_667810
    Estas pessoas agradeceram este comentário: p lopes
  13.  # 33

    Colocado por: Arcade

    https://forumdacasa.com/discussion/21729/34/isolamentos/#Comment_667810
    Estas pessoas agradeceram este comentário:p lopes


    eu já tinha visto o seu post nesse tópico, mas como não percebo depois de aplicar esse material à parede do que fazer a seguir,

    -tem que levar uma malha de fibra?
    -passar massa por cima dessa malha de fibra?
    -arear ou pôr primário...

    daí que esteja mais inclinado para o acabamento que o gesso cartonado traz

    as prestações somente térmicas:
    entre a lã mineral e cortiça, qual o mais indicado?
  14.  # 34

    Mantas de lã de vidro ou rocha são mais baratas que a cortiça, por isso consegue colocar mais isolamento por menos dinheiro. Dito isto já entrei numa divisão forrada a cortiça e dá uma outra sensação... é difícil de explicar.
  15.  # 35

    Colocado por: branco.valterMantas de lã de vidro ou rocha são mais baratas que a cortiça, por isso consegue colocar mais isolamento por menos dinheiro. Dito isto já entrei numa divisão forrada a cortiça e dá uma outra sensação... é difícil de explicar.


    mas qual foi melhor? a cortiça ou a lã?
    • Arcade
    • 22 fevereiro 2017 editado

     # 36

    Colocado por: p lopeseu já tinha visto o seu post nesse tópico, mas como não percebo depois de aplicar esse material à parede do que fazer a seguir,

    -tem que levar uma malha de fibra?
    -passar massa por cima dessa malha de fibra?
    -arear ou pôr primário...

    daí que esteja mais inclinado para o acabamento que o gesso cartonado traz


    sim
    sim
    sim

    ver página 11

    traduzido Alemão -Inglês

    1. Apply the adhesive and reinforcing mortar to the insulation panel under light pressure over the entire area using a 10 mm tooth trowel. Side edges remain adhesive free.

    2. Insert the insulation panel together and press it over the entire surface.

    3. Apply the reinforcing mortar and the reinforcing fabric fold-free with the trowel. Bumps at least 10 cm over the fabric webs.

    4. Allow the reinforcing layer to dry (usually 7 days) in accordance with the manufacturer's instructions. Apply mineral plaster and finish as a finish.
  16.  # 37

    Cálculo da resistência térmica de materiais isolantes para várias espessuras (m2.k/W)

    Espessura do isolamento térmico (3 cm)

    Poliestireno extrudido (XPS) - 0,86
    Poliestireno expandido (EPS 100) - 0,83
    Lã de rocha - 0,79
    Aglomerado de cortiça - 0,75
    Argamassa de reboco para isolamento térmico (tipo ISODUR)
    Humidade 30% - 0,38
    Humidade 100% - 0,15

    Quanto maior o número melhor são os resultados.

    Exemplo: 5,0 cm EPS = 4,9 cm XPS = 5,3 cm lã de rocha = 5,6 cm aglomerado de cortiça = 11,0 cm reboco para isolamento térmico com 30% de humidade = 28,5 cm reboco para isolamento térmico com 100% de humidade

    Fonte : Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira
  17.  # 38

    Um up a este tópico. Soluções de aplicação direta á parede e com acabamento direto (sem gesso acartonado por exemplo).

    Que há no mercado neste momento?
 
0.0220 seg. NEW