Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Nós já aplicámos o sistema ETICS em construção LSF, e antes de começarmos a obra, foram realizadas várias reuniões sobre vários temas, nos quais esse também tivera sido discutido.

    No entanto a empresa em causa responsável pela obra (total), elabora essa solução em todas as suas construções, tais como outras empresas especializadas na área de construção LIGHT STEEL FRAMING.

    Sendo nós responsáveis pela correcta aplicação do SISTEMA ETICS, não passa por nós a responsabilidade no caso de haver deficiência no sistema devido a alterações do suporte.
    ISSO FEZ COM QUE COMEÇÁSSEMOS LOGO A OBRA POR SABERMOS ISSO? NÃO CLARO...

    Saber que o cliente tem uma solução global impecável é a nossa prioridade, e apenas avançàmos com a obra devido a engenheiros e aquitectos garantirem que não há qualquer problema na aplicação do mesmo sobre estrutura OSB.

    Foram estudadas várias obras com esse sistema aplicado, já com uns anos (não sei se chegava a 10) e sem problema algum.

    Atenção: As placas não foram coladas, mas todas aparafusadas com sistema de bucha roseta e parafusos específicos, de modo a não anular a função da Barreira Para Vapor, colocada após o OSB e antes do sistema ETICS
  2.  # 42

    Colocado por: O.Martins

    Sim, e quais seriam as soluções de confiança com experiência demonstrada de por exemplo 10 anos de aplicação?


    Conforme lhe disse, cá em Portugal não conheço exemplos com 10 anos, assim tão específicos, isto é, sob suporte de madeira (raro em Portugal).

    ETICS sobre suporte de madeira, por exemplo a marca STO, creio eu, que tem a cola específica para essa aplicação, agora cá em Portugal não sei se a comercializam.

    Portanto cá em Portugal sinceramente não sei se encontrará.

    Aquilo que normalmente se faz, nos suportes de madeira é aplicar um primário que irá servir de camada protectora da madeira, e posteriormente a colagem normal dos materiais. Que é a tal situação que você refere. Se tem certificação ETA? Não.

    Se há obras assim há muito tempo? Sim deve haver. Houve em tempos um tópico do utilizador Layman que construiu em LSF e aplicou o ETICS dessa forma.
    • zinna
    • 22 fevereiro 2017

     # 43

    Colocado por: ClioIIUm à-parte:

    Aqui há coisa de um ano e meio, talvez, estive numa apresentação de uma casa construída em LSF (sistema Modiko) segundo as práticas Passive House.
    Se bem me recordo, a estrutura de LSF era exteriormente revestida por placas de OSB sobre a qual era colado ETICS de uma espessira razoável.

    Não me recordo agora de qual seria a marca do ETICS, mas calculo que se dava para colar em OSB, deveria dar igualmente para madeira.


    A Modiko nos painéis exterior é tipo chapa/aço onde o eps fica colado. Não é osb...
    Concordam com este comentário: ClioII
  3.  # 44

    Colocado por: zinna

    A Modiko nos painéis exterior é tipo chapa/aço onde o eps fica colado. Não é osb...


    Agora que fala nisso, julgo que tem razão (até pela "paternidade" da Metalusa). Estou a confundir com outros, talvez a Futureng.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FR.p
    • zinna
    • 22 fevereiro 2017

     # 45

    Se for ao site da modiko eles têm as fases da obra, pode comprovar.
  4.  # 46

    Colocado por: Atlas Portugal
    Aquilo que normalmente se faz, nos suportes de madeira é aplicar um primário que irá servir de camada protectora da madeira, e posteriormente a colagem normal dos materiais. Que é a tal situação que você refere. Se tem certificação ETA? Não.


    Obrigado, era como eu calculava. O trabalho até se pode fazer, mas ninguém assume. Aplicar um revestimento rígido sobre base de madeira, que tem de trabalhar... São incompatíveis.
    • zinna
    • 22 fevereiro 2017 editado

     # 47

    Quando andei a ver outras construções ... lembro-me de ver um video que era madeira exterior, colocaram manta de evaporação, dobra a mesma até 0.50mt por dentro.

    colocaram uns prumos ao alto na fachada colocaram no meio isolamento e fecharam com coretech

    ver o link abaixo:

    http://www.coretech.com.pt/catalogo/
  5.  # 48

    Colocado por: zinna

    Lembre se por cada 1 em isolamento pode poupar 5/7 em energia.
    Por isso compensa investir no isolamento, mas tem de pensar em tudo, desde paredes, janelas, sótão....

    Isso eleva o valor pelo menos para o dobro.
    30x5=150.000 euros em energia, não é credível.
  6.  # 49

    Colocado por: Atlas Portugal

    Não conhecendo envolvente, não conhecendo o projecto, não conhecendo que tipo de sistema, espessuras, acabamentos, etc etc, esse valor tanto poderá ser elevado como poderá ser baixo como poderá ser correto.

    Não ponho em questão o valor em si mas a facto do investimento compensar ou não...
  7.  # 50

    Colocado por: Anonimo16062021
    Desde que opte por uma marca /sistema com certificação eu assumiria sem qualquer problemas


    Que sistema recomenda e que tipo de garantia oferece?

    Se aquilo abrir fissuras depois não me vai dizer:
    "o problema é do suporte, foi a madeira que deu de si..."
    Certo?
  8.  # 51

    Colocado por: lprolog
    Isso eleva o valor pelo menos para o dobro.
    30x5=150.000 euros em energia, não é credível.


    Você fez mal as contas.

    Quando lhe dizem que por cada "1 em isolamento pode poupar 5 a 7 em energia" não é multiplicar, é mesmo o contrário.

    Isto é conforme poderá ver, mesmo pela internet, existem exemplo de consumos em habitações sem isolamento e habitações com isolamento, e apesar de haver investimento no isolamento, é claro, é um investimento que a curto/médio prazo é rentabilizado.
    Não é a situação de 150.000€ em energia.
  9.  # 52

    Colocado por: Anonimo16062021
    E orçamento para rebocar e pintar a mesma área sem o dito isolamento fica-lhe por quanto,sabe?

    Não, para já vai ficar como está, vai ter de ficar para mais tard€.
  10.  # 53

    Colocado por: Atlas Portugal

    Você fez mal as contas.

    Quando lhe dizem que por cada "1 em isolamento pode poupar 5 a 7 em energia" não é multiplicar, é mesmo o contrário.

    Isto é conforme poderá ver, mesmo pela internet, existem exemplo de consumos em habitações sem isolamento e habitações com isolamento, e apesar de haver investimento no isolamento, é claro, é um investimento que a curto/médio prazo é rentabilizado.
    Não é a situação de 150.000€ em energia.

    Se em 1 euro investido poupo 5 em energia, em 30.000 poupo 150.000 em energia. O contrário seria em cada 5 euros investidos em isolamento poupo 1 em energia e assim com os 30.000 investidos poupava 6.000, em quanto tempo?
    150.000 euros poupados são 150 toneladas de pellets, mesmo assumindo (erradamente) que com o isolamento não precisava de gastar mais nada.
    As contas não estão erradas, mas posso estar a interpretar mal.
    É verdade que se poupa, a questão é se se poupa o suficiente, dependerá provavelmente das condições e não se pode assumir à partida que sim (ou que não).
  11.  # 54

    Colocado por: lprolog
    Se em 1 euro investido poupo 5 em energia, em 30.000 poupo 150.000 em energia. O contrário seria em cada 5 euros investidos em isolamento poupo 1 em energia e assim com os 30.000 investidos poupava 6.000, em quanto tempo?
    150.000 euros poupados são 150 toneladas de pellets, mesmo assumindo (erradamente) que com o isolamento não precisava de gastar mais nada.
    As contas não estão erradas, mas posso estar a interpretar mal.
    É verdade que se poupa, a questão é se se poupa o suficiente, dependerá provavelmente das condições e não se pode assumir à partida que sim (ou que não).


    Todas essas contas não podem ser feitas assim.
    Isto é, os consumos obtidos por uma casa com isolamento são muito mais baixos que os consumos obtidos por uma casa sem isolamento.
    Contudo não é apenas o isolamento que conta.

    Aquilo que seria era mais:
    Em vez de gastar 150.000, gasta apenas 30.000. Isto é poupa 120.000, mediante as suas contas.
    Concordam com este comentário: zinna, a loja do isolamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  12.  # 55

    Espuma de poliuretano tem demasiado volume para o meu gosto. Mas o meu receio nunca incidiu na colagem.

    Pode-se ver essa obra? Se é em Lisboa calha bem.
  13.  # 56

    Colocado por: Atlas Portugal

    Todas essas contas não podem ser feitas assim.
    Isto é, os consumos obtidos por uma casa com isolamento são muito mais baixos que os consumos obtidos por uma casa sem isolamento.
    Contudo não é apenas o isolamento que conta.

    Aquilo que seria era mais:
    Em vez de gastar 150.000, gasta apenas 30.000. Isto é poupa 120.000, mediante as suas contas.
    Concordam com este comentário:zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zinna

    Então poupo 4/5 da energia depois da casa isolada, que neste caso equivale a 30.000. Assim sendo, se não me engano nas contas, o investimento compensa depois de atingir os 37.500€ de gasto de energia; ainda não sei quanto vou gastar de energia anulamente, mas estimo que o investimento só compensaria após uns 50 anos.
  14.  # 57

    são águas-furtadas
  15.  # 58

    Caro Sergio VP,
    É do seu interesse ter um bom isolamento na casa. Ao ter a casa bem isolada, consegue as seguintes vantagens:
    1) reduz substancialmente a velocidade com que o calor que gera na casa saia para o exterior. Vantagem económica.
    2) consegue uma grande uniformidade de temperatura em todos os espaços. Melhor conforto. Pense na casa da avó na aldeia e no inverno. Até podemos estar junto à lareira e um termómetro ao nosso lado marcar 20 graus, mas 20 centímetros à nossa frente já estão 40 graus e 20 centímetros aras ja só temos 15, e junto à parede mais lá atrás estão 10. O nosso corpo vai estar a radiar calor para a superfícies frias e vamos sentir desconforto.
    3) reduz condensações, formação de fungos...etc

    Não faz qualquer sentido construir uma casa e não ter isolamento térmico.
    O capoto é dos melhores sistemas possíveis (e há várias) porque garante mais facilmente um isolamento mais contínuo (sem se interromper em elementos estruturais).
    Mas tudo depende do seu projeto.
    O que diz o seu arquiteto?
    Concordam com este comentário: zinna
  16.  # 59

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Tem a STO mas também outras marcas .-)...cá em Portugal.
    Além da argamassa adequada para suportes em madeira também existe como alternativa com espuma de poliuretano.

    O primário tipicamente não se destina a proteger a madeira mas sim a potenciar a aderência. Serve como "ponte" entre a superfície de madeira e o produto de colagem.

    Estima mal.
    Deixo alguns exemplos:AQUIeAQUI

    Considerando 30€/m2 + IVA para o sistema de isolamento térmico pelo exterior, nos 130m2 do exemplo teremos um total de 3.900€ + IVA.
    A diferença nos 130m2 de paredes, entre não ter isolamento e, ter 4cm de isolamento, é de 1.082,82€/Ano para a época de aquecimento (5 meses).
    Significará assim que serão necessários 4,4 anos para recuperar o investimento em isolamento térmico pelo exterior com a poupança obtida nos custos de aquecimento.

    Considerando 30€/m2 + IVA para o sistema de isolamento térmico pelo exterior, nos 130m2 do exemplo teremos um total de 3.900€ + IVA.
    A diferença nos 130m2 de paredes, entre não ter isolamento e, ter 4cm de isolamento, é de 675,51€/Ano para a época de aquecimento (5 meses).
    Significará assim que serão necessários 7,1 anos para recuperar o investimento em isolamento térmico pelo exterior com a poupança obtida nos custos de aquecimento.
    Concordam com este comentário:zinna


    Nesses exemplos a poupança é de cerca de metade. Com um gasto total previsto de 1000 euros/ano (as diferenças das temperaturas do exemplo são exageradas), para os 15.000 euros, preciso de 30 anos para compensar... Por outro lado, o orçamento que me deram, ainda que a olhómetro está bastante acima dos 30/m^2.
    Quando pud€r peço orçamentos mais formais e tendo em conta os valore de referência que consegui aqui já consigo calcular ao fim de quanto tempo consigo recuperar o investimento.
    Já agora e para terminar, qual o tempo de vida esperado? Qual os gastos posteriores em manutenção?
  17.  # 60

    Colocado por: lprolog

    Nesses exemplos a poupança é de cerca de metade. Com um gasto total previsto de 1000 euros/ano (as diferenças das temperaturas do exemplo são exageradas), para os 15.000 euros, preciso de 30 anos para compensar... Por outro lado, o orçamento que me deram, ainda que a olhómetro está bastante acima dos 30/m^2.
    Quando pud€r peço orçamentos mais formais e tendo em conta os valore de referência que consegui aqui já consigo calcular ao fim de quanto tempo consigo recuperar o investimento.
    Já agora e para terminar, qual o tempo de vida esperado? Qual os gastos posteriores em manutenção?


    15.000 para sistema de isolamento pelo exterior, é preciso perceber:
    - Um sistema dito normal, existem com preços de 30€/m2, para 15000€, a sua habitação teria de ter 500m2 de áreas de fachada, o que é uma área elevada;
    - Mesmo um sistema "melhorado", com preços de 35€/m2, para 15000€, ainda assim a habitação teria de ter 430m2 de áreas de fachada;

    Um valor desses não é impossível de se atingir, mas sendo para um simples sistema de isolamento com EPS 6cm, ou tem muitas condicionantes que fazem disparar o valor, ou então o valor está realmente exagerado.
    Concordam com este comentário: espt, lprolog
 
0.0270 seg. NEW