Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia caros membros,
    Estou com uma dúvida e gostava da vossa ajuda, vou começar a construir uma casa térrea em L, e a minha dúvida prende-se no facto de meter capoto ou não! Será que compensa meter na capoto numa casa que está a ser construída? Outra questão é se o preço de meter capoto ou rebocar a casa e pintar fica ela por ela?
    Concordam com este comentário: pablo
  2.  # 2

    Caríssimo, o capoto tem largas vantagens técnicas sobre o mero reboco!

    A escolha ou não do capoto passa sobre a análisa das vantagens e se como isso pode ou não ser conseguido por outros meios e a troco de quê.

    E, se a casa é nova, claro que é mais fácil e barato instalar logo o material que há para instalar do que fazer remendos mais tarde.

    O que está previsto no projecto da casa?
    Concordam com este comentário: a loja do isolamento, Pedro Barradas
  3.  # 3

    Colocado por: Sergio VPBom dia caros membros,
    Estou com uma dúvida e gostava da vossa ajuda, vou começar a construir uma casa térrea em L, e a minha dúvida prende-se no facto de meter capoto ou não! Será que compensa meter na capoto numa casa que está a ser construída? Outra questão é se o preço de meter capoto ou rebocar a casa e pintar fica ela por ela?


    Bom dia Caro Sergio,

    O "capoto", ou mais corretamente, um Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior, trás muitas vantagens quando pensado e utilizado como forma de isolamento de uma habitação nova, sendo as mais óbvias e fáceis de perceber:
    - Isolamento continuo;
    - Proteção da estrutura e alvenaria;
    - Correção eficaz das pontes térmicas.

    A parte do compensar já não é tão fácil de explicar, pois existem muitas outras questões que deverão ser colocadas para chegar a uma conclusão mais concreta.
    Por exemplo:
    - Existe algum outro isolamento? Parede dupla? Interior?
    - Qual a área geográfica da sua habitação?
    - Que tipo de climatização está a pensar colocar?
    - Qual a orientação da sua habitação?

    Estas questões, a sua equipa de projectistas está mais que apta para conseguir responder. Após se perceber uma série de condicionantes, é que poderá avançar com o pensamento de "qual o melhor isolamento térmico para a habitação".

    Não pode comparar um Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior com um reboco e uma pintura, simplesmente é incomparável. O reboco e a pintura não são mais do que o acabamento da parede.
    O Sistema de Isolamento Térmico é muito mais do que o simples acabamento da parede, envolve diferente materiais, contudo no final também pode ser pintado, e parecerá uma parede normal.


    Uma questão:
    Se não meter "capoto", o que pensa em colocar?
    Concordam com este comentário: a loja do isolamento, Pedro Barradas
  4.  # 4

    Colocado por: Sergio VPSerá que compensa meter na capoto numa casa que está a ser construída?

    O que dizem os seus projectistas ?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    • pablo
    • 21 fevereiro 2017

     # 5

    Boa tarde aproveitando o tópico do sr. Sérgio estou na mesma situação a minha casa será térrea em L na zona de torres Vedras e estou com a mesma dúvida, a favor do reboco tradicional tenho quem me faça de forma gratuita se for capoto terei que pagar...
  5.  # 6

    Nos dias de hoje acho que faz todo o sentido colocar, de forma a dotar a casa de conforto térmico e poupar energia.
    • emad
    • 21 fevereiro 2017

     # 7

    Colocado por: PapoilaVerdeNos dias de hoje acho que faz todo o sentido colocar, de forma a dotar a casa de conforto térmico e poupar energia.

    Ou não.
    • emad
    • 21 fevereiro 2017

     # 8

    O capoto e mais uma daquelas evoluções na construção portuguesa.
    Eu tenho um irmão no Canadá e as casas não tem capoto. Pois vão dizer que a estrutura e em madeira, e mais não sei o quê. E não é em alvenaria.
    Não percebo. Nós compramos aquilo que nos querem vender.
  6.  # 9

    A solução do capoto é a solução mais económica de tratar a uma construção, e também aquela que permite ter as paredes mais finas.
    Não havendo condicionante ao dinheiro e ao espaço há ínfimas soluções.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 10

    Eu diria que tem vantagens e desvantagens e é preciso ver caso a caso
    Concordam com este comentário: dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pablo
    • pablo
    • 21 fevereiro 2017

     # 11

    Caro jorge poderá enumerar algumas delas?
  8.  # 12

    Aproveito para lançar uma discussão:

    Capoto numa moradia nova, com t rapeiras e estrutura da cobertura em vigas de madeira à vista interior. O Capoto adapta-se a estruturas de madeira, quando ela começar a querer trabalhar?
  9.  # 13

    Colocado por: pabloCaro jorge poderá enumerar algumas delas?
    As vantagens já lhe disseram, uma desvantagem do etics é por exemplo de quiser revestir as paredes, da mas pelos milhentos posts já publicados é que não há certificações.Pelas obras expostas no fórum não há uma que os entendidos digam que ficou bem.Isto são alguns exemplos mas eu não sou expert,é apenas do que vou lendo/vendo aqui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pablo
  10.  # 14

    Colocado por: emadO capoto e mais uma daquelas evoluções na construção portuguesa.
    Eu tenho um irmão no Canadá e as casas não tem capoto. Pois vão dizer que a estrutura e em madeira, e mais não sei o quê. E não é em alvenaria.
    Não percebo. Nós compramos aquilo que nos querem vender.


    O ETICS é um Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior, quem tem vantagens e desvantagens. Dependendo de muitos outros fatores, algumas das desvantagens poderão não ser bem desvantagens, mas isso é igual para todos os Sistemas.
    É um Sistema que pode ser aplicado a nível mundial? Sim é, contudo, e como é óbvio, dependendo de país para país os métodos de construção são diferentes e com isso é necessário perceber como adoptar sistemas para esses métodos.

    Conforme referiu e bem, existem países onde as habitações são em estrutura de madeira pois é mais barato construir assim nesses países. Existem países onde o "tijolo burro" faz parte do conceito de arquitectura, como é o caso da Grã Bretanha.
    Outro exemplo, dentro do mesmo país, há zonas onde a construção é de uma forma e noutras zonas já é de outra forma, e refiro com conhecimento de causa:
    - A Suíça, há certos cantões, onde a construção é em alvenaria e ETICS (cantões alemães), e noutros cantões a construção é com Pladur e isolamento pelo interior (cantões franceses).
    Se é "SEMPRE" assim? Não, há certas construções nos cantões franceses que são na mesma com ETICS etc etc, assim como nos alemães.


    Portanto o ETICS, conforme temos referido em vários tópicos, é mais um Sistema que vem alargar o leque de opções no que diz respeito ao isolamento das habitações.


    É curioso que refira isso, relativamente ao país Canada, pois uma das maiores marcas de ETICS comercializadas no continente Americano é mesmo Canadiana.
    Agora acredito muito mais que na zona do seu irmão, se construa, por exemplo como na Grã Bretanha ou assim.
  11.  # 15

    Atlas, mas existe algum sistema de capoto para aplicação em fachada com base em estrutura de madeira, certificado e com provas dadas de aplicação há mais de 10 anos, por exemplo?
  12.  # 16

    Colocado por: O.MartinsAtlas, mas existe algum sistema de capoto para aplicação em fachada com base em estrutura de madeira, certificado e com provas dadas de aplicação há mais de 10 anos, por exemplo?


    Cá em Portugal desconheço.

    A situação prende-se com diversos factores, mas mais concretamente com a colagem dos paineis isolantes ao suporte em madeira, e também do próprio suporte de madeira.

    Existem sim, outros sistemas que não "ETICS" isto é, o ETICS é um sistema que é composto por diversos componentes todos eles testados em conjunto.
    Mas por exemplo, uma fachada ventilada, pode conter isolamento que não é colado ao suporte, é na mesma aplicado no exterior, pode ter diversos acabamentos, pode ter na mesma acabamento cimenticio (com placas aquapanel ou fermacell), acabamento cerâmico, acabamento pedra natural.


    A Fachada Ventilada, e sendo isto um fórum onde se pretende dar a conhecer aquilo que existe (na nossa opinião isso é que é o verdadeiro poder de uma página como esta) mesmo falando contra Nós (ATLAS), pois não temos sistemas de Fachada Ventilada, será porventura o sistema que mais vantagens terá de todos os sistemas de isolamento existentes. Existem desvantagens neste sistema? Sim, claro que existem, como em todos, sendo que uma das grandes desvantagens, no contexto Português é mesmo o custo de uma solução destas.
  13.  # 17

    Então num edifício que tenha paredes de alvenaria e seja forrado com Etics até à cimalha da cobertura, se tiver trapeiras nas águas furtadas, com estrutura de madeira, não há nada que se possa fazer para aplicar exteriormente o capoto nessa trapeiras?
  14.  # 18

    Colocado por: O.Martinstrapeiras

    O que é isso?
  15.  # 19

    Ainda pensei que fossem trepadeiras, mas não deve ser
  16.  # 20

    Não sei se estão a gozar ou a falar a sério...

    Trapeiras sao janelas avançadas na cobertura, frequentemente revestidas a zinco.
 
0.0215 seg. NEW