Iniciar sessão ou registar-se
    • Tobias
    • 21 fevereiro 2017 editado

     # 1

    Desde já agradeço a ajuda que me possam dar. Estou prestes a comprar um apartamento cujo vendedor ainda está a pagar o crédito ao banco. Neste caso como se processa a transação? Não quero comprar um bem e depois ter o banco à perna porque no fim de contas o bem é do banco. Obrigado pelo esclarecimento que possam dar.
  1.  # 2

    Tobias.
    Quando faz a escritura, o valor pago por si (pode ser com crédito habitação) paga a hipoteca do actual vendedor.
    Ou seja com o seu dinheiro ele paga a hipoteca actual da casa ao banco.
    Cumprimentos.
    • Tobias
    • 21 fevereiro 2017 editado

     # 3

    Obrigada CMartin, mas ao fazer a escritura como tenho certeza que o vendedor liquida a dívida ao banco ? O vendedor pode receber o dinheiro, fazer a escritura e não pagar a divida ao banco, digo eu que sou um leigo nestes assuntos.
    •  
      CMartin
    • 21 fevereiro 2017 editado

     # 4

    Não pode fazer nada disso.

    Mas leia aqui..fica a saber tudo.

    Isto é um processo normalíssimo entre os bancos.
    https://forumdacasa.com/discussion/33973/compra-de-apartamento-com-hipoteca/
  2.  # 5

    Vai comprar com Crédito ? Se sim, informe-se junto do seu banco, eles explicam-lhe tudo como fazem.
    • nmex2
    • 21 fevereiro 2017

     # 6

    o seu banco, vai exigir um documento (distrate? ) onde costa os valores em divida do actual comprador.

    no dia da escritura, o capital por si solicitado ao banco, fica disponível e dividido até três partes - depende dos valores em causa.

    em que uma parte, vai directamente para saldar a divida do imóvel no banco do actual dono, outra parte até cobrir o valor de venda , e o remanescente para si - no caso do valor em divida ser inferior ao valor de venda e o seu pedido de credito for superior a soma dos outros dois.

    o sistema funciona bem, porque o banco que lhe empresta quer ter a certeza que fica com a garantia da hipoteca do imóvel, e o banco da divida actual quer ter a certeza que o actual dono não salda a divida, depois de ficar em o imóvel.
    •  
      GMCQ
    • 21 fevereiro 2017

     # 7

    Colocado por: TobiasObrigada CMartin, mas ao fazer a escritura como tenho certeza que o vendedor liquida a dívida ao banco ? O vendedor pode receber o dinheiro, fazer a escritura e não pagar a divida ao banco, digo eu que sou um leigo nestes assuntos.


    O atual banco do vendedor participa na transação de forma a reter o valor correspondente à dívida do vendedor.
  3.  # 8

    Quando comprei esta casa foi exactamente assim. Tinha hipoteca. Os bancos tratam do assunto por nós e instruem-nos.
    Não hà motivo de preocupação.
  4.  # 9

    Pretendo comprar sem recurso a crédito.
    Se bem entendi, no dia da escritura, um representante do banco credor terá que estar presente para fazer o tal distrate da hipoteca, é assim ? Então terei que passar um cheque ao banco credor das prestações em divida, e outro cheque ao vendedor com o remanescente do valor de venda.

    Outra dúvida, não sabendo eu se o imóvel tem alguma outra hipoteca / penhora, como devo proceder com o cpcv ? A imobiliária quer que sinalize o contracto com 10% do valor do imóvel... não será arriscado ?
  5.  # 10

    Supostamente a certidão permanente indica todas as hipotecas que incidem sobre o imóvel..
  6.  # 11

    Colocado por: Tobiasao fazer a escritura como tenho certeza que o vendedor liquida a dívida ao banco ?

    Porque esse banco vai ter um representante na escritura e ele é que vai ficar com o cheque, que obrigatoriamente tem que ser visado o bancário.
  7.  # 12

    Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos. Sinto-me um pouco menos stressado. Vamos ver como corre.
  8.  # 13

    Ola,
    Hoje em dia, se houver penhora sobre o imovel - isso em Lisboa, fica tudo registrado juntos as Financas.

    Na hora de expedir as guias para pagamento de imposto de transmissao e outros impostos, se houver penhora fiscal ou penhora judicial as guias nao sao expedidas, o computador das Financas nao autoriza a transmissao sem o devido pagamento das penhoras antes da expedicao das guias...Entao nao ha grandes problemas.

    A hipoteca e assim mesmo, como ja falaram os outros membros. O representante do banco, no diada escritura ira ao cartorio e ficara com a parte do banco. Da uma carta de quitacao a devedora e o senhor compra o apartamento livre da hipoteca. O pagamento da hipoteca e a parte mais clara do processo.
 
0.0095 seg. NEW