Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Preciso de apoio para decidir sobre a espessura de sistema ETICS e se possível gostaria de obter propostas para isolamento da minha casa situada a cerca de 3/4km do mar em Vilamoura, no Algarve. A casa tem 30 anos e paredes duplas sem qualquer tipo de isolamento e é muito fria no Inverno e quente no Verão. Já me propuseram capoto de 4, 5 e 6cm e preços entre os €29 e €39. Qual será o mais adequado? A área de paredes é cerca de 189m2.
    Obrigado
  2.  # 2

    6 a 8cm de isolamento do sistema. ou 6 EPS graffite ou 8 cm normal
  3.  # 3

    Colocado por: riscos6 EPS graffite ou 8 cm normal

    Com correção das ombreiras e mais 2 ou 3 "pormaiores" importantes.
    Peça apoio técnico à ATLAS costumam ser bastante solícitos nestas situações.
  4.  # 4

    Deveria levar alguém com conhecimentos na área a avaliar a habitação.
    Pode ter problemas em caixilharias, caixas de estor, etc que levam a que a sua casa seja fria no inverno e muito quente no verão.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  5.  # 5

    Colocado por: Francisco VaraoBom dia,
    Preciso de apoio para decidir sobre a espessura de sistema ETICS e se possível gostaria de obter propostas para isolamento da minha casa situada a cerca de 3/4km do mar em Vilamoura, no Algarve. A casa tem 30 anos e paredes duplas sem qualquer tipo de isolamento e é muito fria no Inverno e quente no Verão. Já me propuseram capoto de 4, 5 e 6cm e preços entre os €29 e €39. Qual será o mais adequado? A área de paredes é cerca de 189m2.
    Obrigado


    Boa tarde caro Francisco Varao,

    Você até se encontra numa zona considerada amena pelo RCCTE (Regulamento do Comportamento das Características Térmicas dos Edifícios).
    O concelho de Loulé está nas Zonas Climáticas de Inverno como send I1, e Verão como sendo V2.

    Sendo que esta escala é:
    I1 / I2 / I3
    V1 / V2 / V3

    Isto significa que no mínimo dos minímos seria 5cm de espessura para se enquadrar dentro do Regulamento.
    Contudo, e uma vez que estaria a fazer essa intervenção, não é o custo de 1cm de espessura no painel isolante que será uma condicionante tão impeditiva.

    Estas espessuras que estamos a falar referem-se a EPS, o vulgar esferovite.

    Perante tal situação nós aconselharíamos uma espessura maior, entre os 6 e os 8cm tal como já foi referido.
    Ou então a solução, relativamente ao painel isolante, ser EPS Grafite, isto é, trata-se de esferovite na mesma mas com particular de grafite que lhe dá uma tonalidade acinzentada.
    Este material possui uma melhor resistência térmica face ao esferovite normal.
    Por exemplo 6cm do EPS Grafite, confere o mesmo valor que 7,5cm de EPS Normal. Portanto conseguimos manter a espessura nos 6cm mas com prestações bem melhores.

    Não conhecendo as condicionantes da obra em si, esses valores que referiu podem estar certos ou errados, pois não sabemos muito sobre a mesma.
    Esses valores já incluem IVA?
    Concordam com este comentário: riscos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Francisco Varao, mhpinto, jpcunha
  6.  # 6

    A proposta com EPS de 6cm, com todos os produtos da marca Fassa Bortolo e preço €39/m2 + IVA, inclui:

    1. Lavagem das paredes e desmontagem de todos os apliques ( luminárias , chaminé da lareira, entre outros ) e posterior remontagem.

    2.Aplicação propriamente :
    .Colagem das placas de esferovite ( 60mm) e fixação por pinos próprios
    .Aplicação de massa com rede em P.V.C.
    .Aplicação de primário proprio do sistema
    .Acabamento final em branco

    Quando disse ao aplicador que tinha 2 propostas mais baratas, mandou-me outra proposta de €25/m2, sem a aplicação do primário e do acabamento acrílico final, mas com a necessidade de pintura posterior.

    É possível existir uma diferença de €14/m2 para o primário acrílico e a argamassa acrílica de côr branca com acabamento de aspecto areado?

    Quais são as desvantagens de prescindir deste acabamento e optar por uma pintura normal?
  7.  # 7

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Não opte por essa solução. Entra no campo das invenções.
    O acabamento final deve ser sempre em pasta à cor desejada precedido de primário.
    Não se esqueça que ao estar a eliminar a camada de revestimento em pasta estará a prescindir de 1,5mm de espessura nos materiais que revestem as placas de isolamento ficando assim, com uma solução menos resistente aos danos mecânicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Francisco Varao



    Mas €14/m2 para o acabamento final precedido de primário, não é exagerado?
  8.  # 8

    Tal como o ETICS lhe disse,
    Não coloque nada que a própria marca não aconselha.

    Quanto ao acabamento, existem acabamento que podem ser pintados, contudo há sempre o acabamento.

    Os sistemas ETICS regem-se por:
    - Argamassa de colagem
    - Painel Isolante
    - Argamassa de barramento incorporando Rede de Fibra de Vidro
    - Primário
    - Revestimento
    - Pintura (opcional)

    A pintura dependerá do tipo de revestimento de colocar.
    Agora aquilo que o aplicador lhe disse foi saltar a parte do primário e revestimento e fazer uma pintura logo a seguir ao barramento armado. Isso é um erro.
  9.  # 9

    Descartando a proposta de EPS de 4cm (conforme recomendação da ATLAS), resta-me a da FIUZZA com EPS de 5cm da marca MAJSTERPOOL, por €31/m2, que aparentemente inclui tudo (está até mais detalhada):
    1-Montagem de andaime
    2-Lavagem das paredes com máquina de pressão de água
    3-Aplicação de placas EPS 50mm com argamassa semi fibrada
    4-Aplicação de buchas PVC
    5-Aplicação de perfil de canto com rede em todas as arestas e vãos
    6-Aplicação de rede de malha de 160 gramas com colagem através de argamassa semi fibrada
    7-Aplicação de barramento de reguralização através de argamassa semi fibrada
    8-Aplicação de primário acrílico
    9-Aplicação de argamassa acrílica de cõr branca com acabamento final areado fino

    Mas a pergunta que persiste, é se €8/m2 justificam a diferença de 1cm na espessura do EPS (de 50mm para 40mm), quando a proposta com EPS 4cm só tem €2/m2 de diferença da proposta de EPS de 5cm. Tudo o resto parece ser equivalente.

    Será a questão das marcas e qualidade dos materiais?

    Alguém me sabe dizer algo sobre a qualidade dos produtos Fassa Bortolo (6cm) versus os da MAJSTERPOOL (5cm)?
  10.  # 10

    São marcas que tem garantias.

    Contudo continuo a achar a tal situação de 5cm ser curto, e uma vez que vai fazer essa intervenção, se calhar por pouco mais ou até pelo mesmo valor, colocaria 6cm.
    Concordam com este comentário: riscos
  11.  # 11

    Colocado por: Atlas PortugalSão marcas que tem garantias.

    Contudo continuo a achar a tal situação de 5cm ser curto, e uma vez que vai fazer essa intervenção, se calhar por pouco mais ou até pelo mesmo valor, colocaria 6cm.



    São quase mais 26% por 1cm de esferovite.

    O que eu estava a tentar perceber era se a proposta com produtos MAJSTERPOOL (5cm) está baixa ou se a dos produtos Fassa Bortolo (6cm) está alta.

    Ou se estão ambas a preços aceitáveis e a diferença está em políticas comerciais das respectivas marcas.

    Obrigado
  12.  # 12

    e porque não pede cotação ao ATLAS?
  13.  # 13

    O preço de 39€/m2 até pode estar bom, e o de 31€/m2 estar baixo.

    É como tudo, depende sempre daquilo que está cotado.
    Depende de condicionantes existentes. Se são necessários muitos ou poucos andaimes.
    Por exemplo:
    Como vai fazer relativamente aos peitoris existentes, se é que existem?

    Existem muitas questões quando estamos perante uma renovação.
    Concordam com este comentário: a loja do isolamento
  14.  # 14

    Colocado por: riscose porque não pede cotação ao ATLAS?


    Colocado por: riscose porque não pede cotação ao ATLAS?


    Ninguém me colocou a questão dos peitoris e eu sinceramente nem me tinha lembrado disso. Vai ser uma obra mais complicada do que previa.

    Enviei email para a Atlas com fotos e pedido de contacto para efeitos de orçamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Atlas Eurobuild
  15.  # 15

    Se enviou, ainda não chegou à caixa de correio.
    Mal chegue eu entro em contacto.
  16.  # 16

    Respondido.
    • fpc
    • 28 fevereiro 2017

     # 17

    Colocado por: Francisco Varao
    Ninguém me colocou a questão dos peitoris e eu sinceramente nem me tinha lembrado disso.


    Peitoris, portadas, tubos de descarga de água, etc.


    Também gostaria de saber como se resolve este problema, ou se tem solução.
  17.  # 18

    Existe sempre solução.

    Dependendo daquilo que o pretende ou da intervenção que é para ser feita.

    Por exemplo, poderá ser uma solução fazer a substituição integral dos peitoris caso também esteja no horizonte do cliente mudar caixilharias.
    Quantos aos tubos de queda, dependendo das soluções, pode ser apenas necessárias umas fixações adequadas para a situação.

    As portadas também é outra questão que irá depender do tipo de "projecto" que haja para a renovação da fachada.
  18.  # 19

    Boa noite, estou a contruir casa, e ando preocupado com o tal capoto...
    Um amigo meu também está a contruir e está na fase de colocação do capoto, hoje estive na obra com ele e aproveitei tirei umas fotos dos materiais... As marcas eu não conheço por isso gostaria de saber se algum já trabalhou ou aplicou estas marcas.
    Obrigado.
      image9.jpg
  19.  # 20

    ....
      image10.jpg
      image11.jpg
 
0.0229 seg. NEW