Iniciar sessão ou registar-se
    • DiogoF
    • 1 março 2017 editado

     # 1

    Boa noite, agradecia a vossa ajuda para um possível problema num terreno que estou a pensar adquirir. A meio do terreno e em todo o seu comprimento, passa uns cabos de alta tensão. A moradia será térrea, não haverá problema na altura.
    A minha questão é, que problemas isto poderá dar a todos os níveis, incluindo na nossa saúde?

    Obrigado
      IMG_0019.JPG
  1.  # 2

    Boa noite, DiogoF
    Média tensão, esta linha é média tensão.
    O maior problema que vejo nestas linhas é estético, o maior benefício é que o para-raios já está garantido.
    Concordam com este comentário: DiogoF, Pedro Barradas
  2.  # 3

    Vivi 30 anos com uma linha de alta tensão por cima da casa. Em termos de saude a nível de estudos ainda são controversos mas antes não ter linha do que ter . Em termos de ruído saliento nalguns dias de inverno que se ouvia um ruído do poste . Mas atenção era de alta tensão. O poste era enorme comparado com esse . Um dos pés ( tinha 4) do poste ficava a 10 metros da casa.
    Concordam com este comentário: DiogoF, jfsmoreira
  3.  # 4

    Colocado por: escaleiraBoa noite, DiogoF
    Média tensão, esta linha é média tensão.
    O maior problema que vejo nestas linhas é estético, o maior benefício é que o para-raios já está garantido.
    Concordam com este comentário:DiogoF


    É mesmo média tensão ? O cabo ao longo do terreno? Não são os cabos mais pretos dos postes de luz...
  4.  # 5

    Sim é média tensão, deverá ser 15kV ou 30kV, isso depende da zona do país.
    Estas linhas deverão alimentar postos de transformação (PT) locais.
  5.  # 6

    O poste na casa dos meus pais era assim . Entretanto desactivaram a linha e desmontaram o poste .
      7193795.jpg
  6.  # 7

    Colocado por: enf.magalhaesO poste na casa dos meus pais era assim . Entretanto desactivaram a linha e desmontaram o poste .
      7193795.jpg


    Estes fazem zzdzzzz em dias de nevoeiro...
  7.  # 8

    Não só em dias de nevoeiro. No inverno com mau tempo era frequente. E se punha a mão nos ferros sentia-se as vibrações.
  8.  # 9

    Atenção que creio haver legislação que proíbe a construção a curta distância de linhas de alta tensão.
  9.  # 10

    Não fui ver o conteúdo dos links, mas poderá ser leitura útil:

    https://forumdacasa.com/discussion/7698/linhas-de-alta-tensao/#Comment_87658
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DiogoF
    • zeto
    • 2 março 2017

     # 11

    Colocado por: escaleira

    Estes fazem zzdzzzz em dias de nevoeiro...

    Por isso a REN está a mudar em muitos postes
    mais antigos, os" isoladores"são estes os que provocam o tal zzdzzzz, os novos traços que a REN estam a fazer já é colocado outro matetial mais sufisticado, como isoladores de vidro e mesmo os próprios condutores (cabos) já teêm outro isolamento contra poeira e humidade, portanto os novos traços praticamente não fazem zumbido nenhum ou muito minimal que nem se houve....👍👍👍👍👍
  10.  # 12

    Colocado por: mhpintoAtenção que creio haver legislação que proíbe a construção a curta distância de linhas de alta tensão.


    Colocado por: mhpintoAtenção que creio haver legislação que proíbe a construção a curta distância de linhas de alta tensão.


    Como poderei informar-me acerca disso?
  11.  # 13

    Colocado por: DiogoFComo poderei informar-me acerca disso?

    Não sou a melhor pessoa para o informar, mas creio que passará por "partir alguma pedra", lendo tudo o que for legislação, e consultar a câmara municipal.
    "Googlando" a coisa, dei por exemplo com este plano de urbanização da Póvoa do Varzim que parece ter lá tudo o que é preciso verificar, é provável que as outras câmaras também tenham.
  12.  # 14

    DiogoF,

    Volto a lembrar que está linha é média tensão.
    Linhas em muito alta tensão da REN, é outra coisa.
  13.  # 15

    Colocado por: DiogoFBoa noite, agradecia a vossa ajuda para um possível problema num terreno que estou a pensar adquirir. A meio do terreno e em todo o seu comprimento, passa uns cabos de alta tensão. A moradia será térrea, não haverá problema na altura.
    A minha questão é, que problemas isto poderá dar a todos os níveis, incluindo na nossa saúde?

    Obrigado


    Submeta um pedido de informação prévia na Câmara para aferir a possibilidade de construção. Com o parecer positivo na Câmara faça um pedido de informação de viabilidade de modificacao traçado da linha na EDP.

    Penso que será a opção mais segura
  14.  # 16

    Esse terreno está onerado com a passagem da linha, que teve de ser autorizada pelos proprietarios.
    Tal onús faz com que tenha um valor inferior aos demais terrenos no local, sem qualquer linha.
    Acredito que até lhe possam mudar a linha para a estrema, mas duvido que a retirem do local.

    Também estive para comprar um terreno que tinha o mesmo problema.
    Até fiz cpcv com pagamento de sinal!
    Apresentei um PIP e veio aprovado, sendo que estava onerado com a servidão da passagem da linha.
    Independentemente de não se saber ao certo se os campos eletromagneticos fazem mal à saude, optei por não ficar com o terreno e perder o sinal.
    Esta história tem 12 anos, e até hoje o terreno não foi vendido nem tem qualquer construção.
    E até é muito bom, tem 20 metros de frente e mais de 100 de comprimento.
    Concordam com este comentário: r_m_f_f
  15.  # 17

    Olá, estou a dias de comprar um terreno também ele mt bem localizado mas agora é que reparei que tem os cabos de media tensão que passam bem por cima de onde irá ser a construção, já fiquei desanimado por lá passarem os cabos, mas devo ficar com o terreno na mesma, e gostaria de saber o que é o PIP ao certo, penso que seja um pedido, mas não sei bem ao certo
    Obrigado
  16.  # 18

    Algumas questões: distancia à linha? Altura da casa? Por causa da flecha.
    Há algumas distâncias a cumprir, mas normalmente consegue-se.

    Pode haver preocupações com motivos relacionados com a saúde - uns estudos contradizem-se.
  17.  # 19

    Para o efeito é melhor se fizer um Direito á Informação.

    No Pedido de Informação Prévia tem que ja ter o projecto desenvolvido.
  18.  # 20

    Colocado por: Andre25Olá, estou a dias de comprar um terreno também ele mt bem localizado mas agora é que reparei que tem os cabos de media tensão que passam bem por cima de onde irá ser a construção, já fiquei desanimado por lá passarem os cabos, mas devo ficar com o terreno na mesma, e gostaria de saber o que é o PIP ao certo, penso que seja um pedido, mas não sei bem ao certo
    Obrigado

    Eu tinha média tensão a passar mesmo por cima casa, com um poste mesmo na implantação da mesma.
    Foi fazer o pedido a EDP e eles deslocaram a linha para as extremas do terreno e colocaram dois novos postes. Sem QQ custo.
    Demora...
    Concordam com este comentário: r_m_f_f
 
0.0244 seg. NEW