Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Preciso de adquirir os vidros que vão ser colocados numas janelas de minha casa, as quais estou a recuperar. São janelas muito antigas em madeira, com uma caixa dos vidros com uma profundidade de 11 mm. Como as janelas estão viradas para Sudoeste e apanham muito sol, para além do barulho, o isolamento é algo muito importante.

    O que aconselham?

    Para revestimento dos vidros qual o melhor, silicone para vidro ou massa de vidraceiro?

    Obrigado
  2.  # 2

    Ninguém opina?
  3.  # 3

    Como só tem 11mm de caixa, penso que terá pouco a fazer, além de colocar um vidro simples. Pode colocar um laminado de 3+3 ou 4+4, mas duplo, parece-me muito difícil, são sempre precisos mais alguns milímetros.

    Numa janela antiga recuperada, use massa de vidraceiro. Os silicones, são muito bonitos, mas depressa perdem propriedades, se não forem bons, além de ficar algo esquisitos numa caixilharia recuperada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  4.  # 4

    Colocado por: PauloCorreiaComo só tem 11mm de caixa, penso que terá pouco a fazer, além de colocar um vidro simples. Pode colocar um laminado de 3+3 ou 4+4, mas duplo, parece-me muito difícil, são sempre precisos mais alguns milímetros.

    Numa janela antiga recuperada, use massa de vidraceiro. Os silicones, são muito bonitos, mas depressa perdem propriedades, se não forem bons, além de ficar algo esquisitos numa caixilharia recuperada
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pauloms


    Obrigado pela sua resposta.

    A minha dúvida quanto à massa de vidraceiro é que esta também fissura por não ser nada dúctil (acho). O silicone tinha a grande vantagem da facilidade em se repor, quando necessário. Depois também há a questão do peso da massa, que pelo aquilo que observei (as janelas que estou a recuperar tinham dessa massa) é bastante significativo.

    Em principio, as janelas vão levar um óleo protector, ficando o veio à vista.

    Acha que perante isto a massa de vidraceiro é mesmo a melhor escolha (caseira ou comprada já feita?) ou um bom silicone para vidro (transparente ou de tom acastanhado) serviria melhor o propósito?
  5.  # 5

    optaria por massa, se são janelas bastantes antigas todo o material que for aplicado deve ser o mais neutro e escondido possivel, mesmo o vidro optaria por vidro simples completamente transparente, a minha opinião.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  6.  # 6

    Colocado por: paulomsAcha que perante isto a massa de vidraceiro é mesmo a melhor escolha (caseira ou comprada já feita?) ou um bom silicone para vidro (transparente ou de tom acastanhado) serviria melhor o propósito?

    Tecnicamente qualquer um deles, resolve o problema, mas por principio não gosto de meter materiais novos em elementos antigos. Se se gastou dinheiro a reabilitar algo ou a restaurar algo, então, vamos manter-nos fieis às origens. Uma linda janela de madeira com silicone, é esquisito

    Caso escolha um silicone, compre um em condições. A sika tem alguns bastante bons e vendem-se nos Akis, custam é 6€ por tubo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  7.  # 7

    Também me falaram da possibilidade de introduzir elementos em madeira, e que seriam colados, para fixar os vidros. A ideia pareceu-me interessante por estes não fissurarem com toda a certeza... É, no entanto, uma ideia que daria mais trabalho e que ficaria mais cara. Não sei se vale a pena.

    Já agora, as janelas têm os vidros às quadriculas, 8 vidros por folha. Estava a pensar em manter os elementos decorativos em madeira que "dividem" os vidros e retirar os suportes, colocando simplesmente 2 vidros por folha. Não sei se a ideia é boa, mas pouparia em mão-de-obra na colocação dos vidros e simplificaria a coisa.
  8.  # 8

    eu mantinha o reticulado eu sei que dá muito mais trabalho, mas vale a pena, é muito diferente ter 8 nichos do que dois numa folha, é uma grande diferença de 8 para 2, uma das maiores caracteristicas de essas janelas ou mesmo a maior, é essa a divisão da folha em várias quadriculas, é um aspecto que enobrece e que embeleza a janela, a fixação fazia-a com massa mesmo.
    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  9.  # 9

    Não querendo ser fundamentalista, mas se optar por recuperar as janelas, mantenha-se o mais possivel dentro dos materiais e técnicas originais ou então, recupere as paredes isole bem e opte por um caixilho de madeira ( ou mesmo misto) mas com um perfil actual e sem quadricula. É apenas mais uma opinião.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  10.  # 10

    Colocado por: Fernando Gabrieleu mantinha o reticulado eu sei que dá muito mais trabalho, mas vale a pena, é muito diferente ter 8 nichos do que dois numa folha, é uma grande diferença de 8 para 2, uma das maiores caracteristicas de essas janelas ou mesmo a maior, é essa a divisão da folha em várias quadriculas, é um aspecto que enobrece e que embeleza a janela, a fixação fazia-a com massa mesmo.
    cumprimentos


    Não sei se me expliquei bem. O quadriculo quero manter, mas ao invés de ter 8 vidros queria ter apenas dois. Ou seja, as divisórias das janelas são constituídas por travessas horizontais e verticais, as quais suportam cada uma um elemento que serve de moldura para os vidros. Eu pretendia remover esse elemento mantendo a restante estrutura. Em todo o caso, não sei se é boa ideia.

    Relativamente à massa de vidraceiro, recomendam a caseira ou comprar alguma já feita? Vi que existem algumas em que dizem os fabricantes que são elásticas o que me faz depreender que não fissuram tal facilmente. Também não sei se um óleo para madeira como aquele que pretendo aplicar nas janelas vai ser absorvido pela massa de vidraceiro ou se servirá de protecção eficaz para esta?
  11.  # 11

    não estou é a ver o pormenor disso, (retira só os engates e o vidro passa pelas travessas deve ser isso, tipo sandwich) se conseguir fazer sem problemas para a estrutura da madeira e for bem disfarçado tudo bem, em termos de resistencia e montagem seria melhor e mais rapido.
    essa ideia em janelas antigas nunca me tinha passado não, obrigado por partilhar, se depois executar diga como foi o resultado.
    em relação à massa talvez fosse para as de compra será em principio uma receita mais segura.
  12.  # 12

    Afinal parece que não vou poder colocar só dois vidro. Quanto muito, posso eventualmente colocar só 4 vidros.
    VOu tirar umas fotos para postar aqui.
  13.  # 13

    se puder colocar aqui, agradeço, têm de ver se não ficam muito soltas as travessas com dois, se a estrutura ficar frágil é tentar quatro.
 
0.0143 seg. NEW