Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Como alguns de vocês sabem, tinha um terreno "feio" para construção, na qual falei com vizinho se queria trocar e ajustar os dois terrenos da melhor maneira para os dois, na qual não foi possível pois o vizinho só queria vender(e pedia um preço na minha opinião nada ajustável ao terreno em questão), fiz proposta na qual recusou pois de certeza que pensava que eu estava aflito para ficar com o terreno dele e eu pagaria o que me tinha pedido..nada disso ele que fique com o terreno pois também não consegue fazer nada lá assim.

    Bem, encontra-mos uma casa, na qual está na fase de construção, neste momento já está levantada com pilares e telhado, e assim dá para escolher os acabamentos todos, desde materiais, cores, ect..
    A casa será vendida acabada, pronta a habitar. Pelo que entendi(nesta fase) teremos de fazer uma proposta se for aceite, iremos assinar o CPCV, na qual iremos dar um sinal, e ao longa de algumas fases de construção iremos dar mais dinheiro(pois temos algumas poupanças que nos permite fazer isso) e só no fim da casa estar construída pagaremos o restante da casa cerca de 70% do valor total da casa(na qual também iremos pedir o empréstimo).

    Quais os cuidados que devo ter atenção? Sei que na escolha dos materiais teremos um limite monetário. O que deve estar mais especifico no CPCV??

    Mais alguma dúvidas me iram surgir, mas neste momento só tenho estas, e de certeza com a vossa ajuda me iram aparecer mais ainda.

    Obrigado
  2.  # 2

    1º Perceber se aquilo que já está construído corresponde ás suas espectativas ao nível da qualidade.
    2º Definir muito bem aquilo que vai e de que forma vai ser construído.
    3º Arranjar forma de fiscalizar aquilo que vai ser construído
    4º Definir pagamentos que sejam adaptáveis à sua realidade e que o defendam de algum imprevisto
  3.  # 3

    A escritura vai ser no final da construção certo? Veja e contabilize também quanto irá pagar de impostos.
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilva
    4º Definir pagamentos que sejam adaptáveis à sua realidade e que o defendam de algum imprevisto


    O que pretende dizer em concreto com "algum imprevisto"? Suponho que tudo o que irei pagar será passado a escrito e assinado por ambas as partes...

    Obrigado
  5.  # 5

    Colocado por: Hugo S.A escritura vai ser no final da construção certo? Veja e contabilize também quanto irá pagar de impostos.


    Sim, a comprar apenas ficará definitiva nessa altura. Ainda não contabilizei os encargos, mas provavelmente terei um custo de 4/5 mil, será que estou errado?

    Obrigado
  6.  # 6

    Tem que se informar bem sobre a saúde financeira do proprietário/construtor, e conhecer bem o histórico da empresa.
  7.  # 7

    Colocado por: PicaretaTem que se informar bem sobre a saúde financeira do proprietário/construtor, e conhecer bem o histórico da empresa.


    A casa é mesmo da imobiliária(pelo menos foi o que me deu a entender, mas posso confirmar isso)!
    Mas devo colocar alguma observação no CPCV, como vou pagar cerca de 30% ao longo da construção e só no final irei tratar do empréstimo para pagar o restante da casa(isto tudo se começar agora, a casa ficará pronta para final do ano).
    Outra coisa neste momento estamos o dois empregados, mas imaginem que daqui a 9 meses, quando for pedir empréstimo a nossa situação mudou, um ficar desempregado, apesar de já estar-mos os dois efectivos(tudo pode acontecer), qual a melhor maneira de me proteger se não conseguir empréstimo?
    Outra coisa, já li aqui no forum, um senhor também falou da avaliação da casa, que deveria de ser pelo menos K, por causa do empréstimo, e colocou isso no CPCV.

    Obrigado
  8.  # 8

    Colocado por: RcrdPrnt

    Sim, a comprar apenas ficará definitiva nessa altura. Ainda não contabilizei os encargos, mas provavelmente terei um custo de 4/5 mil, será que estou errado?

    Obrigado


    Quanto vai pagar pela casa, ou melhor por quanto a vai escriturar? Para pagar 5k€, a casa terá de ter um valor de 180k€ total a escriturar.
    Pode simular aqui:
    http://apemip.info/info/imt.cfm
  9.  # 9

    Colocado por: RcrdPrnt
    A casa é mesmo da imobiliária

    Primeiro que tudo tem que solicitar toda a documentação do imóvel, caderneta predial, certidão permanente, e projecto aprovado. Depois verifica quem é o proprietário e faz o que sugeri no meu post anterior.
  10.  # 10

    Colocado por: RcrdPrntOutra coisa neste momento estamos o dois empregados, mas imaginem que daqui a 9 meses, quando for pedir empréstimo a nossa situação mudou, um ficar desempregado, apesar de já estar-mos os dois efectivos(tudo pode acontecer), qual a melhor maneira de me proteger se não conseguir empréstimo?

    Normalmente pode-se colocar uma cláusula no cpcv a prever a não aprovação do empréstimo, e devolução do sinal, neste caso como vai ser você a escolher os acabamentos, o vendedor provavelmente não vai aceitar
  11.  # 11

    Colocado por: Picareta
    Primeiro que tudo tem que solicitar toda a documentação do imóvel, caderneta predial, certidão permanente, e projecto aprovado. Depois verifica quem é o proprietário e faz o que sugeri no meu post anterior.


    A imobiliária, terá de fornecer esses documentos todos de livre vontade, mesmo que a casa esteja a ser construída no momento? Também é importante pedir o certificado energético, já é possível o ter antes de acabar a obra??
  12.  # 12

    Colocado por: RcrdPrntA imobiliária, terá de fornecer esses documentos todos de livre vontade, mesmo que a casa esteja a ser construída no momento?

    Claro, se não entregar não compre....A caderneta predial e a certidão permanente são necessárias para fazer a escritura, que vê-los apenas na data da escritura? o projecto aprovado é fundamental para verificar se o que está executado está legal.

    Colocado por: RcrdPrntTambém é importante pedir o certificado energético, já é possível o ter antes de acabar a obra??

    Já pode e deve pedir o pré certificado energético.
  13.  # 13

    Não entendi bem, está a dizer que irei vê-los só na data da escritura? Ou posso ter em posse antes de assinar o CPCV e devo??
  14.  # 14

    Colocado por: RcrdPrntNão entendi bem, está a dizer que irei vê-los só na data da escritura?

    São documentos obrigatórios para fazer a escritura, se não os pedir agora, só os vai ver na data da escritura....só quando estiver sentado para assinar a escritura é que vai ficar a saber se existem ónus sobre o imóvel, quem é o proprietário do imóvel, etc !!!!
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  15.  # 15

    Surgiu-me mais dúvidas.

    Qual o modo mais correto e defensivo para mim, neste caso?
    Por exemplo:

    A casa(em construção) está á venda por 155 mil, faço oferta por 140 mil, aceitam e depois???

    Como devo fazer, dar sinal de 5% no CPCV, e esperar que façam a casa toda, é só no fim dela pronta, pedir o empréstimo e pagar o resto??

    Dar o sinal de 5%, e ao longo da construção dar mais cerca de 20% do meu bolso, e só no fim da casa pronta é que pedir empréstimo á banca??(imaginem que dou cerca de 15% no total e a empresa abre falência antes de acabar a casa, posso perder tudo?)

    Dar o sinal na mesma de 5%, e imaginem que querem que eu vá dando mais algum ao longo da construção, mas no qual não quero dar das minhas poupanças, neste caso posso pedir empréstimo ao banco? Para construção, o banco irá ceder o crédito apesar de eu não ter nada em meu nome?

    Mais algum exemplo??

    *nos casos todos com uma clausula de se o crédito não for aprovado, será devolvido o sinal ou valor todo pago até á data)

    Obrigado
  16.  # 16

    Alguém???

    Basta ter o CPCV, para que o banco disponibilize o crédito??

    Obrigado
  17.  # 17

    Bom dia,

    Já mandei fazer uma simulação á minha gestora, para ver se á viabilidade de fazer o credito com as condições actuais neste momento.

    Alguém com alguma opinião sobre os 2 últimos post?? O meu medo, apesar de estar-mos os dois efectivos, é se no fim da construção, e ter dado algum sinal de entrada e mais algum ao longo da construção do meu bolso, se um de nós fica desempregado, na qual será muito difícil a viabilidade de crédito nessas condições.

    Já mandei mail á imobiliária, já sei quem é o proprietário, e sobre o assunto da clausula diz que tenho de ter a certeza de que o banco me empresta o dinheiro, pode se condicionar no sinal, mas depois tenho de ter garantias que não é reprovado, como posso ter essas certezas, sei lá como estou daqui a 7/9 meses, se estou a trabalhar ou não??

    Por estas palavras será que está a dizer que não quer incluir essa clausula, de devolver o dinheiro se o crédito não for aprovado??

    Obrigado
  18.  # 18

    Bom dia
    Deve fazer dar um sinal (para dar tempo ao banco) e deve fazer um empréstimo para a construção e nesse momento fazer logo a escritura para ficar em seu nome. Penso que será a situação mais segura para si.
    Se o banco não aprovar para a construção, que faça um crédito habitação normal.
  19.  # 19

    Colocado por: construircasaBom dia
    Deve fazer dar um sinal (para dar tempo ao banco) e deve fazer um empréstimo para a construção e nesse momento fazer logo a escritura para ficar em seu nome. Penso que será a situação mais segura para si.
    Se o banco não aprovar para a construção, que faça um crédito habitação normal.


    Ao fazer a escritura logo, depois ai já sou eu que sou responsável pela obra?? Que terei de pagar a electricidade/água da construção, e serei eu que tenho andar a controlar a construção e terei que pagar directamente ao construtor?? Para que depois vá á câmara pedir a licença de habitação.

    Obrigado
  20.  # 20

    Colocado por: construircasaDeve fazer dar um sinal (para dar tempo ao banco) e deve fazer um empréstimo para a construção e nesse momento fazer logo a escritura para ficar em seu nome.

    Compra apenas o terreno, por um valor que inclua o valor da construção existente e paga 6.5% de IMT !!

    Colocado por: construircasaSe o banco não aprovar para a construção, que faça um crédito habitação normal.

    Crédito habitação é para habitações (obras concluídas), e não para construções.
 
0.0265 seg. NEW