Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

    Colocado por: *ccAcho que vai começar a doer este ano e para ao ano ainda mais


    Vai começar a doer porquê se desceu de novo?
    • *cc
    • 8 janeiro 2019

     # 402

    A taxa tem vindo a subir.
      Capturar.JPG
  2.  # 403

    Colocado por: *ccAcho que vai começar a doer este ano e para ao ano ainda mais


    Apesar de ter mais que um CH, espero que suba ligeiramente para abanar o mercado.
  3.  # 404

    Colocado por: Apostador

    Apesar de ter mais que um CH, espero que suba ligeiramente para abanar o mercado.


    não sei se o ligeiramente será suficiente para abanar... agora se for mais que ligeiro.
    • *cc
    • 9 janeiro 2019

     # 405

    não tenho bola de cristal mas acredito que vai voltar a disparar. Não para os 5% mas 2/3% acredito bem nisso. Espero que as pessoas estejam preparadas como eu.
  4.  # 406

    Sim, acredito numa subida. Mas só se prevê que chegue a 0% em 2020/2021, o que já não falta assim tanto tempo.
  5.  # 407

    Colocado por: *ccnão tenho bola de cristal mas acredito que vai voltar a disparar. Não para os 5% mas 2/3% acredito bem nisso. Espero que as pessoas estejam preparadas como eu.


    Nem pense nisso, isso iria originar uma nova crise..

    Espero que suba, mas se bater nos 2/3% irá haver boas oportunidades, pois muitos que compraram inflacionado vão entregar as casa..
    • *cc
    • 9 janeiro 2019

     # 408

    Colocado por: Apostador

    Nem pense nisso, isso iria originar uma nova crise..

    Espero que suba, mas se bater nos 2/3% irá haver boas oportunidades, pois muitos que compraram inflacionado vão entregar as casa..

    As taxas negativa ou zero são para acelerar a economia, quando decidirem abrandar não será preciso muito para chegar aos 2%. Minha modesta opinião
  6.  # 409

    • nmex2
    • 21 junho 2019 editado

     # 410

    Euribor ontem (vamos ver hoje) atingiu o valor histórico mais baixo, no diário

    Euribor 12M : -0,211

    a nível mensal (o que conta para o crédito habitação) poderá ainda não atingir o nível mínimo histórico de Fev-18 com -0,1913

    para quem renova (ou inicia contrato) para o mês quem vem, vai ter mais um ano de taxa baixa...já os da taxa fixa, será mais um ano perdido.
    • smart
    • 30 junho 2019 editado

     # 411

    para os que têm taxa fixa, será mais um ano perdido, ou...
    um ano com um excelente contrato com vista ao ganho certo no futuro...
    Tenho 2.80 de taxa fixa já com spread na UCI a 30 anos e na próxima semana vou escriturar com o bankinter a 2.10% (taxa fixa a 30 anos já com spread...)
    tudo com seguros fora e sem mxxxxx
    se fosse com seguros lá até era 1.75% (spread + taxa fixa 30 anos)
    e vocês...que contrataram desde 2012
    pagam 1.10 de spread mais ...por...por taxa variável?
  7.  # 412

    Colocado por: smartcom vista ao ganho certo no futuro...


    Mentir é feio!!
    Eu tenho tanta ou mais convicção que você (contrária) de que as taxas fixas são uma asneira/"roubo" enorme, mas daí a dizer que é certo que você esteja errado vai uma diferença colossal!!!
    Se é certo faça o favor de o provar!!
    Por exemplo: https://eco.sapo.pt/2019/06/19/draghi-atira-euribor-para-minimos-historicos/
    Neste artigo diz que os futuros (algo efectivamente com algum valor, mas longe de ser certo) da Euribor a 3 meses só passará o zero daqui a mais de 4 anos. Assumindo que a Euribor a 12 meses andará lá perto, são 4 anos.
    Com empréstimo de 100.000€, independentemente do prazo, se em vez de 1,1% de tx variável passar a 2,1% de fixa, paga, grosso modo, 8400€ de juros em 4 anos em vez de 4.000€(ou menos, dependendo da "negatividade" da Euribor), ou seja ainda a procissão vai no adro e você tem informação relativamente credível que já vai perder quase 5.000€ nos primeiros 4 anos e mesmo assim...
    ele há coisas que eu não percebo!
    Concordam com este comentário: Jpires76, jukz, Apostador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricat
  8.  # 413

    Colocado por: smartpara os que têm taxa fixa, será mais um ano perdido, ou...
    um ano com um excelente contrato com vista ao ganho certo no futuro...
    Tenho 2.80 de taxa fixa já com spread na UCI a 30 anos e na próxima semana vou escriturar com o bankinter a 2.10% (taxa fixa a 30 anos já com spread...)
    tudo com seguros fora e sem mxxxxx
    se fosse com seguros lá até era 1.75% (spread + taxa fixa 30 anos)
    e vocês...que contrataram desde 2012
    pagam 1.10 de spread mais ...por...por taxa variável?


    Smart
    não duvido que seja um bom negócio para si, se assim o considera.
    Pretende pagar esse empréstimo até à sua maturidade? ou como alguém dizia noutro tópico (já não me recordo se era o smart) que gere um crédito habitação de um particular, como se de uma e,presa se tratasse?

    (para ser mais informativo) esses valores que apresenta são para “mass market” ou será mais para algum clientes “selecionados”?

    quem contratou em 2012, certamente que se sujeitou ao mercado da altura... sabe dizer a quanto estava o taxa fixa nessa altura?

    podemos ficar a discutir se o copo está meio cheio ou meio vazio” mas a água do copo não vai mudar ;)

    depois depende do que cada um pretende fazer com o crédito que contratou.
  9.  # 414

    Colocado por: luisDS

    Mentir é feio!!
    Eu tenho tanta ou mais convicção que você (contrária) de que as taxas fixas são uma asneira/"roubo" enorme, mas daí a dizer que é certo que você esteja errado vai uma diferença colossal!!!
    Se é certo faça o favor de o provar!!
    Por exemplo:https://eco.sapo.pt/2019/06/19/draghi-atira-euribor-para-minimos-historicos/
    Neste artigo diz que os futuros (algo efectivamente com algum valor, mas longe de ser certo) da Euribor a 3 meses só passará o zero daqui a mais de 4 anos. Assumindo que a Euribor a 12 meses andará lá perto, são 4 anos.
    Com empréstimo de 100.000€, independentemente do prazo, se em vez de 1,1% de tx variável passar a 2,1% de fixa, paga, grosso modo, 8400€ de juros em 4 anos em vez de 4.000€(ou menos, dependendo da "negatividade" da Euribor), ou seja ainda a procissão vai no adro e você tem informação relativamente credível que já vai perder quase 5.000€ nos primeiros 4 anos e mesmo assim...
    ele há coisas que eu não percebo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ricat


    Há sempre um factor que não compreendo, que é a comparação da taxa fixa vs. variável, euro por euro, como se fossem produtos equivalentes.

    Por uma diferença de 5 €/mês, sendo certo que a taxa fixa seria sempre mais cara, quantos não pagariam mais 5 €/mês pelo descanso de espírito? Muitos, noutro tempo, trocaram uma renda certa por um empréstimo incerto... quando as taxas subiram muita gente viu-se e desejou-se para suportar as prestações exorbitantes e alguns não conseguiram mesmo.

    A taxa fixa é uma segurança e, portanto, é normal que seja mais cara. Fala-se num cenário de 4 anos onde se perde dinheiro certo contra um empréstimo muitas vezes de 30 ou 40 anos onde é tudo absolutamente incerto, até os primeiros 4 anos, quanto mais o resto.

    PS: os seus valores estão mais ajustados à realidade que os do @smart. Bankinter é 1.1% de spread com todas as bonificações (e atenção aos seguros absurdos que não compensam as bonificações!) e mais +/-1% de swap, por isso não estou a ver de onde vem o 1.75% com tudo e sem bonificações... só se alguém se esqueceu de acrescentar a taxa swap e o 1.7% é somente o spread do crédito.
  10.  # 415

    Skinkx

    concordo consigo, mas por exemplo o que defendo é que cada um, na medida do possível (capacidade financeira, apetência ao risco, etc..) faça o seu próprio taxa fixa consigo próprio enquanto faz o taxa variável com o banco, aproveitando está fase de descida das eurobores (na prática desde 2012) para acenar o processo de pagamento do mesmo, e gerar poupança para sim próprio.

    claro que quem não tem folga orçamental para o fazer, ou usa essa folga, para o “consumo”, certamente fica mais protegido (como o smart refere e bem) com um taxa fixa (pagando mais, em teoria). Mas que, está nessa situação, ou não tem os conhecimentos para tal, ou então vai à procura do mais barato, e por esta altura, p taxa variável será mais barato, pelas baixas euribor.

    daí casa um deva pensar e estudar o que mais o beneficia... ou então perguntar qual o spread do vizinho e pedir um igual para ele.
    Concordam com este comentário: jukz
  11.  # 416

    SKinkx,

    Percebo que a comparação em € possa ser abusiva e claro que depois dos 4 anos ainda faltam 26. Mas já o disse e volto a dizer...que falsa segurança é essa que faz as pessoas dormir melhor quando a grande ameaça ao incumprimento está no desemprego e não na subida da taxa de juro???
    Se vir bem, as regras do banco de Portugal actuais têm em conta que as pessoas não entrarão em default com uma Euribor de 3%!!! Uma subida de 3,19%, portanto.
    Já pensou que se ficar no desemprego o raio da taxa fixa vai provavelmente ser maior que a variável e asfixiar as pessoas mais rápido??
    A taxa fixa só "assegura/segura" uma variável, que para mim e para os bancos não é a principal!!
    Para além de que acredito que os 4 anos se vão prolongar bem mais...veja-se os discursos de Mario Draghi e as palminhas do actual e provavelmente futuro presidente dos EUA durante os próximos 7 anos, creio.
    Se a Euribor subir, claro que vai provocar dificuldades a muitas famílias, mas o mais importante é...e se a taxa de desemprego volta aos 2 dígitos????

    Relativamente ao nmex2, completamente de acordo. Taxa variável com amortizações semestrais ou anuais da diferença que pagaria para a taxa fixa, com poupança evidente e imediata em juros e no seguro de vida! Basicamente o nmex2 defende que em vez de pagar juros é melhor pegar no dinheiro e pagar capital!! o que para mim faz todo o sentido!
  12.  # 417

    andava para aí uma demonstração com cálculos (reais) de que quem tenha feito um crédito na época do pico da euribor, e tenha conseguido manter esse valor mensal do seu orçamento familiar, hoje, com a descida das euribor como progrediram (em mínimos históricos), faltariam pouco mais de meia dúzia de anos para ter o crédito pago - com a premissa do crédito ter sido contatado a 40 anos.
  13.  # 418

    Colocado por: luisDSSKinkx,

    Percebo que a comparação em € possa ser abusiva e claro que depois dos 4 anos ainda faltam 26. Mas já o disse e volto a dizer...que falsa segurança é essa que faz as pessoas dormir melhor quando a grande ameaça ao incumprimento está no desemprego e não na subida da taxa de juro???
    Se vir bem, as regras do banco de Portugal actuais têm em conta que as pessoas não entrarão em default com uma Euribor de 3%!!! Uma subida de 3,19%, portanto.
    Já pensou que se ficar no desemprego o raio da taxa fixa vai provavelmente ser maior que a variável e asfixiar as pessoas mais rápido??
    A taxa fixa só "assegura/segura" uma variável, que para mim e para os bancos não é a principal!!
    Para além de que acredito que os 4 anos se vão prolongar bem mais...veja-se os discursos de Mario Draghi e as palminhas do actual e provavelmente futuro presidente dos EUA durante os próximos 7 anos, creio.
    Se a Euribor subir, claro que vai provocar dificuldades a muitas famílias, mas o mais importante é...e se a taxa de desemprego volta aos 2 dígitos????

    Relativamente ao nmex2, completamente de acordo. Taxa variável com amortizações semestrais ou anuais da diferença que pagaria para a taxa fixa, com poupança evidente e imediata em juros e no seguro de vida! Basicamente o nmex2 defende que em vez de pagar juros é melhor pegar no dinheiro e pagar capital!! o que para mim faz todo o sentido!


    O mundo é um conjunto de variáveis. A taxa é uma, o emprego outra, a vida outra. Há "seguros" para todas, há coisas que têm, que ser vistas pela perspectiva do seguro e não o euro pelo euro... não fosse assim, não ter seguro de vida é sempre mais barato, metem-se 30 euros de lado por mês para uma eventualidade e logo se vê.

    O meu ponto não é questionar a vossa matemática, é algo mais filosófico.
    • smart
    • 2 julho 2019 editado

     # 419

    humm...
    tanto ruído
    não estou para aqui a fazer comparações, nem a receitar créditos.
    também não sou mentiroso...e percebo que o intuito da expressão não é a ofensa.
    ja tinha dito que na minha perspectiva o credito habitação é para suportar ao longo da vida, sem efectuar amortizações, dado que Existe mais vida para além do credito...
    Para amortizar e liquidar o mais rapidamente possível, afirmo que o melhor na minha opinião, será optar pela taxa variável.
    O bankinter, pratica spread minimo de 1%, e não verifico requisitos muito relevantes para usufruir do mesmo.
    Em relação a taxas, independentemente do cliente, a cotação é igual para todos os clientes...euribor a 12 meses a 0,19% e taxa fixa a 30 anos a 0.73%....
    Em ambas soma-se o spread.
    simples.
    O restante cross selling que tenha impacto numa proposta variavel, tem a mesma resposta na taxa fixa.
    Assim sendo, para um credito de 150 mil euros a 30 anos, temos o seguinte resultado na variante taxa variavel e na variante taxa fixa:


    Indexante - Taxa Swap a 30 Anos (Base 360) 0,731%
    Spread: 1,000%
    Taxa Anual Nominal: 1,731%
    Prestação (a) : Taxa Fixa: 534,47€/Mês

    VS

    Indexante: Euribor a 12 Meses (Base 360)
    Valor do Indexante:-0,190%
    Spread: 1,000%
    Taxa Anual Nominal: 0,810%
    Prestação (a) : Taxa variável 469,48€/Mês
    .
    Agora, apresenta-se a duvida...
    Preferir pagar 469,48 euros mensais pela subscrição da taxa variavel e ficar sujeito ás flutuações do mercado durante 30 anos ou pagar 534,47 €, portanto mais 64,99 euros por mês, com a garantia que não terei alterações no valor da prestação.
    Para mim, não tenho duvidas na escolha da taxa fixa.
    Para quem decidir amortizar os 64,99, que dão cerca de 780 euros ano, se acham que resulta num impacto relevante de descida da prestação, devem-no fazer.
    Eu estou com a perspectiva a 30 anos e com a experiência adquirida dos dramas a que assisti pela perda de casas quando a taxa passou os 5%, não quero que tal me aconteça, pelo que prefiro pagar mais 64,99 mês (se não houver alterações no valor da taxa variável).
    Lembrem-se que a partir do momento que a taxa variável passe os 0.73%, quem subscreveu a fixa, deixa de estar a perder, faltando deduzir a poupança obtida pela opção variavel enquanto esta esteve abaixa desses 0,73% oferecidos actualmente pela fixa a 30 anos (mais spread igual em cada uma das opções)
    Assim, façam as vossas opções...
    Na verdade o meu objectivo do post anterior, foi dar a conhecer os valores da taxa fixa a 30 anos, que já se conseguem por 0.73 mais spread de 1%, enquanto que alguns bancos praticam-nas por 30 anos em torno de 3% ou mais.confirmem ...
    Já tinha descrito num outro post anterior a evolução descendente no ultimo mês das taxas fixas...
    Não tenho interesse nem exerço qualquer função bancária ou com qualquer vantagem, mas tão só a partilha com os senhores.
    Até acho que as taxas variaveis vão-se manter baixas por muito mais tempo que os 4 anos..
    Posts do jornal observador e outros que vão comprar as noticias à agência LUSA ...valem o que vale..
    Recuperação...qual recuperação...até pagam aos bancos para se financiarem e injectarem dinheiro na economia...
    Previsões do BCE...da UE..até hoje, foram só desastres...
    Lideres na UE...quem são eles..com a Itália a fazer pressões que pretende implementar nova moeda...
    Os british que se vão embora...
    O estrangulamento Americano ou a invasão económica chinesa...(leiam acerca da rota da seda)
    melhores dias...não virão..
    O que vejo á minha volta é...credito...+ credito ..
    Aqui a questão é a inflação...
    E esta pode surgir, independentemente do estado da economia.
    Se os americas respondessem ao abate do drone pelo Irão e estes deixasse de fornecer petroleo, virando-se para a rússia e chinas e boicotassem a navegalidade no local, iriamos assistir ao aumento do crude, ganhariam todos aqueles países produtores e disparava a inflação na UE, porque estamos dependentissimos de tal energia...
    basta vêr como se calcula o cabaz de produtos que determina o valor de inflação...
    ou seja uma simples brincadeira que pode ter impacto mundial e em ultimo caso na capacidade de eu pagar a casa...
    por isso façam as vossas opções
    São filosofias de vida....
  14.  # 420

    Colocado por: nmex2

    Smart
    não duvido que seja um bom negócio para si, se assim o considera.
    Pretende pagar esse empréstimo até à sua maturidade? ou como alguém dizia noutro tópico (já não me recordo se era o smart) que gere um crédito habitação de um particular, como se de uma e,presa se tratasse?

    (para ser mais informativo) esses valores que apresenta são para “mass market” ou será mais para algum clientes “selecionados”?

    quem contratou em 2012, certamente que se sujeitou ao mercado da altura... sabe dizer a quanto estava o taxa fixa nessa altura?

    podemos ficar a discutir se o copo está meio cheio ou meio vazio” mas a água do copo não vai mudar ;)

    depois depende do que cada um pretende fazer com o crédito que contratou.


    humm
    O que eu pretendi com a afirmação, foi deixar a pensar a quem contratou em 2012, que ponderasse entre pagar 2% de TAN ou mais actualmente (contratado em 2012) e subscrever uma taxa fixa na presente data através de transferência de credito com Taxa de 30 anos + spread , no total de 1.73% ....não obstante a comissão de liquidação dos 0,5%...
 
0.0799 seg. NEW