Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Tenho acompanhado este forum há algum tempo já e tem-me servido de bastante ajuda em inúmeras ocasiões.
    Estou em fase de projecto da minha casa e estou na parte de escolher o sistema de climatização. Já li não sei quantos posts aqui no fórum e noutros sobre o assunto, e sinceramente existem tantas soluções e variantes de solução que após tanta leitura confesso estar mais perdido que filho de prostituta em dia do pai.

    De tudo o que li e reli sobre climatização, aquilo que me parece consensual é que cada casa/caso é uma casa/caso. E é sobretudo por esse motivo que estou a iniciar uma nova discussão sobre este tema já sobejamente debatido aqui, em vez de simplesmente colocar o meu caso num qualquer outro tópico já aberto sobre o tema… porque a solução que procuro é para a minha casa, com as características que a minha casa tem, com o tipo de isolamento de paredes que escolhi, com as caixilharias/vidros que pretendo, com a exposição solar que tem, na localização que é e para a minha vivência que terei na casa… e não para a do vizinho do lado.

    Vou então passar aos “detalhes técnicos” o melhor que sei e consigo:

    • A localização da casa é em Palmela, Volta da Pedra.
    • A casa terá cave, r/c e 1º andar.
    • Na cave não necessito de climatização e é onde terei a lavandaria / zona técnica, no entanto terei outra zona técnica no exterior no final da rampa de acesso á garagem.
    • No r/c terei sala de estar e jantar (cerca de 56m2) em open-space com a cozinha (cerca de 25m2) e depois um escritório (cerca de 17m2) e um WC.
    • Na sala, a metade que corresponde à sala de jantar terá um duplo pé direito, e uma lareira / recuperador de calor que fica numa parede a sul a meio entre a sala de jantar e a sala de estar.
    • No 1º andar terei 2 suites “gémeas” viradas a nascente (cerca de 18m2 cada), e 1 outra suite (cerca de 20m2) com closet virada a poente.
    • O isolamento das paredes da casa será por ETICS à cor cinza.
    • Os caixilhos serão em PVC com corte térmico, provavelmente Rehau ou Schuco, e os vidros ainda não sei detalhes mas seguramente serão algo que faça sentido para garantir um bom isolamento térmico também.
    • A sala e o quarto master imediatamente por cima têm vãos envidraçados de 6m de largo por 2,35m de altura, a poente.
    • A cobertura da casa será plana, não sei ainda detalhes do seu isolamento
    • O piso da casa será laminado em todo, excepto WCs e cozinha. O laminado à partida será QuickStep Perspective Wide 1541 de 9,5mm ou Baltério 917 de 8mm.
    • Em termos de vivência da casa, levanto-me por volta das 7h, tomo o meu duche e sigo para o trabalho. Regresso por volta das 19h. Deito-me raramente antes da meia-noite. A patroa está em casa o dia todo.

    Exposto isto, deixo aqui um desenho da planta do r/c que é aí sobretudo onde reside o meu maior dilema para a climatização… aquele duplo pé direito, e a escassez de parede interior livre.



    O que procuro é a melhor solução de climatização (para aquecimento e arrefecimento) para a minha casa em concreto. Quando digo melhor solução é sobretudo do ponto de vista de conforto térmico em casa, sendo que claro está, no final do dia os euros terão a sua palavra a dizer na escolha final da solução.
    Além da climatização, tenho igualmente necessidade de aquecer as águas sanitárias e se possível e fizer sentido aquecer a piscina também. Por isso estou aberto a sugestões de solução integrada para tudo isto, se com isso tiver benefícios ou de consumo energético ou de uma solução mais económica, face a ter uma solução independente para climatização outra para AQS e outra para a piscina.


    Feita esta longa exposição… venham as soluções.
  2.  # 2

    Sim quero arrefecimento também, embora as reais necessidades da casa quer de aquecimento quer de arrefecimento não as sei... esse é mesmo o meu dilema.
  3.  # 3

    questões importantes:
    localização do imovél,
    qual a espessura do ETCIS
    qual o isolamento da cobertura e espessura,
    qual a espessura do isolamento do piso
    qual a exposição solar
  4.  # 4

    Colocado por: jorgealvesquestões importantes:
    localização do imovél,
    qual a espessura do ETCIS
    qual o isolamento da cobertura e espessura,
    qual a espessura do isolamento do piso
    qual a exposição solar


    A localização foi falha minha, tanto texto e esqueci-me desse pormenor :) ...o terreno está localizado em Palmela, Volta da Pedra.
    A espessura do ETICS julgo ser de 6 ou 8.
    Sobre o isolamento da cobertura, sei apenas que à partida será "sandwich", mas não lhe sei dizer de que tipo, marca ou espessura... assumo que será o que mais sentido fizer!! (seja lá o que isso quer dizer)
    O piso será laminado em toda a casa, excepto WCs e cozinha que será cerâmico. O laminado à partida será o QS Perspective Wide 1541 de 9,5mm ou o Baltério 917 de 8mm.

    A exposição solar é da forma como descrevi no desenho em cima. (ou não é essa a pergunta?)
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesqual a espessura do isolamento do piso
  6.  # 6

    Ai de certeza que vai precisar de arrefecer, nao há isolamento que consiga vencer os ganhos termcos do imovel, excepto se o não habitar.
  7.  # 7

    A melhor solução do ponto de vista conforto e consumo é sem margem para dúvidas o prh complementado por paredes radiantes sendo uma solução altamente eficiente.

    Ps: complementarmente pode ter a piscina aquecida a custo 0 de energia.
  8.  # 8

    ...o prh complementado por paredes radiantes sendo uma solução altamente eficiente.

    não sei o que são paredes radiantes... refere-se aqueles radiadores de parede?

    Ps: complementarmente pode ter a piscina aquecida a custo 0 de energia.

    ...como?
  9.  # 9

    Colocado por: jorgealves
    Ps: complementarmente pode ter a piscina aquecida a custo 0 de energia.


    Jorge, como posso ter a piscina aquecida a custo 0 de energia?
  10.  # 10

    Atraves do sol
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvesAtraves do sol


    Jorge, pode ser um pouco mais específico?
    Assumo que seja mais do que o calor do sol a incidir na água e ponto final...
  12.  # 12

    56m2 da sala mais 25m2 da cozinha em open space, em que parte da sala tem pé direito duplo, não vai haver lareira com recuperador que consiga ter esse espaço quente no inferno, eu iria para o PRH, pelo projecto parece-me que não terá problemas financeiros para esta solução.

    quanto à piscina, só fará sentido aquecer a piscina se esta for coberta, o que não me parecer ser o caso.
  13.  # 13

    Colocado por: pauloagsantos...eu iria para o PRH, pelo projecto parece-me que não terá problemas financeiros para esta solução.

    Porque acha isso Paulo?

    Colocado por: pauloagsantosquanto à piscina, só fará sentido aquecer a piscina se esta for coberta, o que não me parecer ser o caso.

    A piscina será exterior e a "céu aberto" por assim dizer, mas por razões de segurânça (tenho dois filhos pequenos), irei sondar os fornecedores de piscinas para aferir que soluções existem no mercado para cobrir/proteger a piscina. Mas independentemente disso, julgava ser possível aquecer a piscina no verão, com recurso ou a alguma solução integrada onde os paineis solares tivessem um papel preponderante, ou com recurso a algum sistema dedicado ao efeito desde que isso não prejudicasse em demasia as contas do mês lá de casa.
  14.  # 14

    No verão é perfeitamente possível aumentar consideravelmente a temperatura da água com recurso aos painéis solares. Tenho um familiar que colocou uns quantos metros de tubo espalhados pelo telhado com uma bomba a fazer a circulação de água e até este método rudimentar resulta.
    Conheço outra pessoa que colocou tipo uma serpentina de tubos por baixo de um painel de vidro.
  15.  # 15

    Colocado por: sergio_pintasNo verão é perfeitamente possível aumentar consideravelmente a temperatura da água com recurso aos painéis solares. Tenho um familiar que colocou uns quantos metros de tubo espalhados pelo telhado com uma bomba a fazer a circulação de água e até este método rudimentar resulta.
    Conheço outra pessoa que colocou tipo uma serpentina de tubos por baixo de um painel de vidro.

    ...boa! Eu não queria assim tão rudimentar mas prova o que eu achava e que era que seria perfeitamente possível aquecer uma piscina no verão com paineis solares ou algo mais. Não estou a dizer que pretendo ter a água a 28º...
  16.  # 16

    Colocado por: sepviripretendo ter a água a 28º...
    em Alto do Guerra montei uma instalação de aquecimento e arrefecimento, o aquecimento da piscina e feito pelos painéis solares e no inverno os paineis dao apoio no aquecimento ambiente,

    A agua da piscina no princípio de Novembro estava a 26°C, com consumo quase zero de electricidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  17.  # 17

    Boas Jorge,

    essa era um pouco a minha ideia inicial, ou seja, ter na casa um sistema integrado com um acumulador de 300 ou 400 litros que teria como fontes de calor um recuperador de calor hidraulico a aquecer os ditos radiadores de parede, e ajudado (quando possivel) por 3 ou 4 paineis solares. Deste sistema tiraria também o calor para AQS, e piscina.

    Poderá ser curto tendo como fontes de produção de calor praticamente só o recuperador a lenha no inverno, pois os paineis poderão não ajudar muito se for um inverno com pouco sol. Mas do que percebi destes sistemas, poderei sempre adicionar uma outra fonte se achar necessário, como um BC ou uma caldeira, ou até mesmo uma resistência eléctrica.

    Falta-me é ainda saber valores para este tipo de solução. No entanto dizem-me não ser das mais caras... não sei.

    E com isto evitava o PRH, que além de provavelmente ser mais caro, não me "limitava" no facto de eu querer meter pavimento flutuante, pois todos me dizem que PRH é sempre melhor com piso cerâmico em vez de laminados.
  18.  # 18

    Colocado por: Anonimo06082021
    e continua o tabu...

    Carissimo James, considero-me um absoluto leigo nesta matéria. Não leve a mal a minha afirmação no post anterior, mas segundo as especificações que li quer da Baltério 917, quer do QS 1541, têm uma resistência maior em relação a um cerâmico. Que para mim, leigo repito, significa que terei ou de despender mais energia para ter a mesma temperatura na casa, ou de esperar mais tempo até ter essa temperatura em casa.

    Mas se não é nada disto, diga-me por favor, estou aqui precisamente para perceber melhor quais as alternativas para a minha casa, e assim possa tomar uma decisão fundamentada.
  19.  # 19

    -
  20.  # 20

    -
 
0.0239 seg. NEW