Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    sou um leitor do fórum e estou a equacionar a hipótese de construção de uma moradia.

    Preferia adquirir já construída pois não tenho conhecimento nem tempo para gerir uma construção e tratar de todas as dificuldades que esta inevitavelmente trará. Infelizmente não encontro nenhuma moradia na minha zona que cumpra os meus requisitos, e acreditem que já estamos a procurar há diversos anos. (Os requisitos não são nada de "especial", mas ainda assim esta busca tem se revelado infrutífera).

    Assim sendo começámos a equacionar a hipótese de construção e encontrámos um loteamento bastante próximo do que pretendíamos já com um projeto praticamente pronto.
    Falta no entanto renovar a licença de construção, preparar as especialidades e tudo o demais que desconheço.

    Para perceber como podia avançar pedi orçamentos de construção com base na informação que já dispunha (plantas e mapa de acabamentos).
    Recebi um primeiro orçamento com valores elevadíssimos que nunca poderia lá chegar e agora recebi um segundo também bastante acima do que previa (é preciso considerar o IVA sobre o valor aqui exposto e o valor de aquisição do terreno, que também não é baixo).
    Como não tenho experiência é-me difícil avaliar se estes valores estão dentro da norma ou não.

    O terreno tem pouco mais de 400m2; a vivenda teria 3 pisos sendo um deles a garagem com 115m2 e os pisos 0+1 teriam 210m2 de construção.

    - Alguém com conhecimento seria capaz de dar uma leitura na diagonal e me indicar se alguma coisa salta à vista neste orçamento/materiais/trabalho?
    - É um bom orçamento?

    A questão seguinte, assumindo que se consegue chegar a um acordo quanto ao valor, é perceber como se consegue levar para a frente este processo minimizando o risco. Preferia que o construtor tratasse também dos licenciamentos, projetos, ... uma vez que estará certamente muito mais à vontade nesse meio que eu.