Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Estou numa situação um tanto ou quanto complicada. Sou arrendatária de um quarto, apenas quarto, num T2 transformado em T3. Somos 3 raparigas a viver na casa, todas arrendaram o seu quarto e pagam a renda e contas sem qualquer contrato.
    Os problemas são os seguintes:
    - O senhorio argumenta que só faz contrato se pagar mais 50€ de renda. Sendo que a mesma já está em 200€ fora as contas da casa.
    - O senhorio entra quando quer na casa, não avisa, e quando vai toca à campainha e entra logo de seguida, não dá tempo sequer de abrir a porta, abre as portas dos quartos sempre justificando que vai verificar qualquer coisa.
    - Como o senhorio reside noutra cidade, contratou um sr. responsável pelo arrendamento e manutenção do apartamento, sendo que este também entra quando quer e abre portas dos quartos.
    - O senhorio já foi por várias vezes alertado sobre isto e continua a fazer o mesmo, desvia o assunto e fala em € que gasta em reparaçoes do apartamento (torneiras, autoclismo) que paga e nem devia pagar.
    - O senhorio nunca arranjou a maquina de lavar roupa que desde sempre se pediu para arranjar.

    Posto isto, estou a pensar fazer queixa deste na Inspeção Geral das Finanças.

    Digam da vossa justiça.
  2.  # 2

    Se isso está ilegal, você é conivente porque aceito ir para aí sem contrato e sem recibo.

    E procurar outra casa? Simples e rápido, o senhorio nem sequer poderá ir atrás de si para honrar um contrato que não existe...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta87
  3.  # 3

    Tenho conhecimento de que é ilegal, no entanto não tenho condições para pagar 250€ mais contas por um quarto.
    A minha culpa ao aceitar este contrato ainda que sob coação moral, não desvincula o senhorio do seu dever de declarar o arrendamento.
    Procurar outro quarto é o que vou fazer, mas quero denunciar na mesma.
    Concordam com este comentário: Nuno S Silva
  4.  # 4

    Como pagou ao senhorio até hoje? Dinheiro vivo? Ou transferência bancária?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta87
  5.  # 5

    Até que ponto pode o senhorio colocar o anuncio de arrendamento num valor e exigir um tanto para o contrato? O contrato é obrigatório por isso não tem sentido que para ter acesso a este tenha de pagar mais. Isso levaria à estipulação de um valor altíssimo até que só fiquem pessoas no apartamento sem contrato.
  6.  # 6

    Marta, que isso é ilegal é óbvio. Coloca-se a questão de como comprovar a ilegalidade perante as finanças, daí a pergunta que lhe fiz.

    Por curiosidade, em que cidade fica o quarto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta87
    • size
    • 17 março 2017

     # 7

    Colocado por: Marta87
    Tenho conhecimento de que é ilegal, no entanto não tenho condições para pagar 250€ mais contas por um quarto.


    É muito possivel que o seu actual senhorio lhe tenha concedido um valor da renda mais económico na consideração de não se colectar com o imposto, o que é, obviamente, ilegal.

    Por isso, o melhor que tem que fazer é procurarem outros quartos, com contrato escrito e recibos .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta87
  7.  # 8

    Tenho forma de comprovar, pago por transferência bancária para a conta do próprio. Então a sua opinião é que não devia denunciar a situação visto que estou cooperante com ela? Ainda que o mesmo tenha quebrado vários pontos do "contrato verbal" (tais como os referidos no inicio da discussão, por exemplo: a privacidade e arranjos de coisas na casa).

    É no Porto.
  8.  # 9

    se paga por transferência declare isso no seu IRS, precisa é de saber o numero de contribuinte dele.
  9.  # 10

    Colocado por: Marta87Tenho forma de comprovar, pago por transferência bancária para a conta do próprio. Então a sua opinião é que não devia denunciar a situação visto que estou cooperante com ela? Ainda que o mesmo tenha quebrado vários pontos do "contrato verbal" (tais como os referidos no inicio da discussão, por exemplo: a privacidade e arranjos de coisas na casa).

    É no Porto.


    Não disse isso. A partir do momento que tem todos os comprovativos bancários pode e deve declarar a renda no seu IRS. Se for chamada pelas finanças tem como documentar que de facto havia uma transferência de dinheiro regular todos os meses para o senhorio. Logo por aqui ele vai entalar-se.

    Por curiosidade: em que zona do Porto está para se sujeitar a isso por 200€/mês + despesas? A menos que a casa esteja estupidamente bem localizada ou seja algo "upmarket"...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta87
  10.  # 11

    A minha dúvida e receio prende-se com a possibilidade de ser sancionada ao apresentar tais despesas, pois como disse fui cooperante neste contrato verbal, poderia ter procurado outro quarto.

    Estou na zona de Cedofeita, bem perto do metro Carolina Michaelis. Mas o apartamento é muito pequeno visto que é um t2 transformado em t3, não tem sala. Tem 1a pequena cozinha, 1 wc e 1a pequena marquise. No entanto o quarto é espaçoso e tem cama de casal.
  11.  # 12

    Colocado por: Marta87sancionada ao apresentar tais despesas


    Nunca será sancionada.
    No seu IRS apresente os valores pagos pelas rendas com indicação do NIF do senhorio. N caso, muito remoto, de ser fiscalizada apenas tem de dizer que o senhorio nunca lhe deu contrato assinado nem recibos mas tem os comprovativos de pagamentos. As finanças nunca a vão penalizar em nada e só ganha no seu IRS por vai pagar menos.
    É o seu dever e a sua obrigação como cidadã em não pactuar com fugas aos impostos.
    • FFAD
    • 20 março 2017

     # 13

    se não está satisfeita mude-se.

    se aceitou 200€ sem recibo em vez de 250€ com recibo está a cooperar com a situação.

    por não ter contrato, também tem liberdade de ir à sua vida sem ninguém se chatear.
  12.  # 14

    Colocado por: Marta87A minha dúvida e receio prende-se com a possibilidade de ser sancionada ao apresentar tais despesas, pois como disse fui cooperante neste contrato verbal, poderia ter procurado outro quarto.

    Estou na zona de Cedofeita, bem perto do metro Carolina Michaelis. Mas o apartamento é muito pequeno visto que é um t2 transformado em t3, não tem sala. Tem 1a pequena cozinha, 1 wc e 1a pequena marquise. No entanto o quarto é espaçoso e tem cama de casal.


    Linha amarela do metro, serve-lhe? Onde estuda/trabalha?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta87
  13.  # 15

    Trabalho perto da residência, não necessito do uso do metro para esse fim. Razão pela qual me mantive, por mais tempo, nesta situação.
    • RCF
    • 24 março 2017

     # 16

    Colocado por: LuisPereiraNo seu IRS apresente os valores pagos pelas rendas com indicação do NIF do senhorio. N caso, muito remoto, de ser fiscalizada apenas tem de dizer que o senhorio nunca lhe deu contrato assinado nem recibos mas tem os comprovativos de pagamentos. As finanças nunca a vão penalizar em nada e só ganha no seu IRS por vai pagar menos.


    Pode fazê-lo (declarar no IRS) mas, se o fizer, recomendo que deixe o quarto e procure outro, antes de o senhorio a obrigar a sair (no mínimo). Pois, naturalmente, ele não ficará nada satisfeito...
 
0.0149 seg. NEW