Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: riscoso projeto de arquitetura para licenciamento...

    Pois, mas depois de um licenciamento entrega as especialidades ..... perde mais tempo com o licenciamento, mas o processo é mais célere.
  2.  # 22

    Colocado por: Picareta
    Pois, isso desconheço, e pode ser um factor decisivo.


    Sei que sim porque fomos nós Riscos que fizemos os projetos de infraestruturas do mesmo.

    Agora não percebo muito bem ainda as duvidas do Cferre, mas espero que as consiga resolver :)
  3.  # 23

    Colocado por: PicaretaPois, mas depois de um licenciamento entrega as especialidades ..... perde mais tempo com o licenciamento, mas o processo é mais célere.


    Em 4 a 5 meses tem tudo pronto e aprovado...essa informação já foi dada ao Cferre.
  4.  # 24

    Agora sim fico por aqui, não quero perder o cliente ;) eheheeh
  5.  # 25

    Conclusão: tem vários caminhos a seguir, e um deles poderá ser mais rápido do que os outros.....não se preocupe com isso, preocupe-se em escolher o melhor projectista.
    Concordam com este comentário: riscos
  6.  # 26

    Sim, pode ir por vários caminhos. Depende muito de cada Câmara Municipal e dos procedimentos internos. O melhor é consultar o técnico da zona e colocar essa questão.
    Concordam com este comentário: riscos
  7.  # 27

    Obrigado pelos esclarecimentos e pelo debate. Aprende-se sempre :-)
  8.  # 28

    eu sou do forum e não fui contatado:))
    por isso não me pronuncio
    estou a brincar, mas para mim qual PIP qual carapuça, é licenciamento ( arquitetura primeiro e depois as especialidades) com uma pré-apresentação informal na camara antes de submeter para aprovação.
    não recomendo nada comunicação prévia
    são poucos os loteamentos bem feitos ao nível de regulamento que o permitem fazer sem espinhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cferre02
  9.  # 29

    Colocado por: marco1eu sou do forum e não fui contatado:))
    por isso não me pronuncio
    estou a brincar, mas para mim qual PIP qual carapuça, é licenciamento ( arquitetura primeiro e depois as especialidades) com uma pré-apresentação informal na camara antes de submeter para aprovação.
    não recomendo nada comunicação prévia
    são poucos os loteamentos bem feitos ao nível de regulamento que o permitem fazer sem espinhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cferre02


    E comunicação previa num loteamento que já teve projecto aprovado mas que o novo projecto é diferente e passa de arquitectura tradicional (telhados e telhadinhos) para contemporanea (caixotes e quadrados) ? :-)

    Cumps
  10.  # 30

    depende dos técnicos, da forma como souberem "ler" essas circunstancias
  11.  # 31

    O resultado de um PIP não é vinculativo?
    Pergunto, porque quando tratei da remodelação/ampliação, o arquitecto da câmara é que sugeriu primeiro o PIP e, depois, com base no resultado desse, caso fosse positivo, entregar a Comunicação Prévia. Que, também segundo este, depois não haveria problema nenhum, porque o resultado do PIP é vinculativo, tem o mesmo valor que um projecto. Senão, não existia a figura do PIP.
  12.  # 32

    Ribeiro

    mas chegou a concluir o processo?? meteu o PIP e depois a comunicação prévia?

    claro que o PIP é vinculativo, agora convem é ver o que dá mais jeito, se é isso ou meter primeiro um projeto de arquitetura que vai dar quase ao mesmo.
  13.  # 33

    Entreguei Comunicação prévia e estamos a concluir a obra.

    Não coloquei o PIP, porque antes pedi uma reunião com o arquitecto da zona onde levámos já tudo da arquitectura (com o projecto de arquitectura como pretendíamos que a obra ficasse). Durante a reunião o arquitecto falou dessa situação, do PIP, e que se não íamos mudar nada do que lhe apresentámos, não havia motivo para o tal PIP e sugeriu, para que fosse mais rápido, a entrega de Comunicação prévia. Esta pressupõe que todos os envolvidos assinem um termo de responsabilidade onde referem que tudo o que foi entregue está legal e segundo os regulamentos, incluindo a arquitectura.

    Pelo que percebi também, o processo todo do PIP acho que demorava na altura 1 mês (incluindo a reunião), já a aprovação do projecto demorava creio que uns 4/5 meses pelo menos.
 
0.0175 seg. NEW